Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Ponte sobre o rio Pimenta será inaugurada neste sábado


A plataforma construída sobre o rio Pimenta, na RO-391, em Chupinguaia, tem 145 metros de extensão, com 8.80 metros de largura, com pista de mão dupla. No empreendimento o governo investiu recursos próprios de aproximadamente R$ 3,5 milhões.

Lúcio Mosquini frisa que a ponte era a principal reivindicação de fazendeiros e grandes produtores das regiões do Cone Sul e da Zona da Mata, importantes pólos agropecuários no Estado. “Logo que o governador Confúcio assumiu, recebemos a reivindicação. No mês de março o governador visitou o local, sensibilizou-se com a situação dos produtores e autorizou a obra”, explica Mosquini.

O diretor ressalta que na reunião Confúcio firmou compromisso com os produtores, garantindo que construiria a ponte de concreto. “Dois meses depois o governador assinou a ordem de serviço autorizando a empreiteira a começar a obra”.

Daniel Ramos Garcia, 50 anos, da Franco e Ramos Agroindústria, diz que a ponte fica num ponto estratégico para o escoamento da produção agropecuária da região, uma porta aberta para o progresso. “Agora temos a garantia que toda a produção chegará ao mercado consumidor”, diz Daniel Garcia, lembrando que a agroindústria produz cerca de 500 mil sacas de grãos por ano e tudo passa pela ponte.

O engenheiro agrônomo Haystem Ramos Franco, da mesma agroindústria, afirma que as carretas passavam pela ponte velha de madeira porque não havia opção. “Todos os anos era necessário consertar a ponte velha de madeira. Era preciso coragem para atravessar com caminhão carregado”, acrescenta ele.

Lúcio Mosquini destaca que os maiores criadores de gado e produtores de grãos de Rondônia precisam da ponte para o escoamento de seus produtos. Citou como exemplo a Fazenda Juliana, onde há o maior confinamento de gado do Estado.

“A RO-391 dá acesso à Estrada do Progresso, o elo entre a Zona da Mata e o Cone Sul sem o uso da BR-364. As regiões ajudam a fomentar a economia rondoniense e o governador Confúcio está devolvendo a arrecadação de impostos em forma de obra”, acrescenta o diretor do DER.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Transporte inclusivo em Porto Velho ganha reforço e amplia atendimento às pessoas com TEA

Transporte inclusivo em Porto Velho ganha reforço e amplia atendimento às pessoas com TEA

Há quase um ano, Porto Velho deu um passo importante nas políticas de inclusão com a entrega do primeiro ônibus inclusivo voltado ao atendimento de pe

Prefeitura de Porto Velho adia início do Refis para garantir segurança e qualidade no atendimento

Prefeitura de Porto Velho adia início do Refis para garantir segurança e qualidade no atendimento

A Prefeitura de Porto Velho informa que o início do Programa de Estímulo à Regularização Fiscal (Refis 2026) foi transferido para 12 de janeiro. A m

Creche Noturna transforma a rotina de mães trabalhadoras e estudantes em Porto Velho

Creche Noturna transforma a rotina de mães trabalhadoras e estudantes em Porto Velho

A Creche Noturna, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, tem promovido mudanças significativas na rotina de mães que trabalham ou estudam no período

Casa do Papai Noel encantou famílias no Natal Porto Velho Luz

Casa do Papai Noel encantou famílias no Natal Porto Velho Luz

O brilho nos olhos das crianças, os sorrisos e os abraços marcaram a passagem de milhares de famílias pela Casa do Papai Noel durante o Natal Porto Ve

Gente de Opinião Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)