Sexta-feira, 12 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Ponte sobre o rio Pimenta será inaugurada neste sábado


A plataforma construída sobre o rio Pimenta, na RO-391, em Chupinguaia, tem 145 metros de extensão, com 8.80 metros de largura, com pista de mão dupla. No empreendimento o governo investiu recursos próprios de aproximadamente R$ 3,5 milhões.

Lúcio Mosquini frisa que a ponte era a principal reivindicação de fazendeiros e grandes produtores das regiões do Cone Sul e da Zona da Mata, importantes pólos agropecuários no Estado. “Logo que o governador Confúcio assumiu, recebemos a reivindicação. No mês de março o governador visitou o local, sensibilizou-se com a situação dos produtores e autorizou a obra”, explica Mosquini.

O diretor ressalta que na reunião Confúcio firmou compromisso com os produtores, garantindo que construiria a ponte de concreto. “Dois meses depois o governador assinou a ordem de serviço autorizando a empreiteira a começar a obra”.

Daniel Ramos Garcia, 50 anos, da Franco e Ramos Agroindústria, diz que a ponte fica num ponto estratégico para o escoamento da produção agropecuária da região, uma porta aberta para o progresso. “Agora temos a garantia que toda a produção chegará ao mercado consumidor”, diz Daniel Garcia, lembrando que a agroindústria produz cerca de 500 mil sacas de grãos por ano e tudo passa pela ponte.

O engenheiro agrônomo Haystem Ramos Franco, da mesma agroindústria, afirma que as carretas passavam pela ponte velha de madeira porque não havia opção. “Todos os anos era necessário consertar a ponte velha de madeira. Era preciso coragem para atravessar com caminhão carregado”, acrescenta ele.

Lúcio Mosquini destaca que os maiores criadores de gado e produtores de grãos de Rondônia precisam da ponte para o escoamento de seus produtos. Citou como exemplo a Fazenda Juliana, onde há o maior confinamento de gado do Estado.

“A RO-391 dá acesso à Estrada do Progresso, o elo entre a Zona da Mata e o Cone Sul sem o uso da BR-364. As regiões ajudam a fomentar a economia rondoniense e o governador Confúcio está devolvendo a arrecadação de impostos em forma de obra”, acrescenta o diretor do DER.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 12 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Quem vive às margens do rio Madeira aprende cedo que a vida muda com as águas. Elizete Mota, moradora da comunidade Bom Será, lembra que a seca não é

Prefeito Affonso Cândido apresenta balanço do 1º ano de mandato durante encerramento dos trabalhos do Legislativo

Prefeito Affonso Cândido apresenta balanço do 1º ano de mandato durante encerramento dos trabalhos do Legislativo

Na noite desta terça-feira (09), o prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), participou da Sessão Extraordinária que marcou o encerramento das at

Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal

Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal

A manhã desta quarta-feira (10) marcou um momento simbólico para as políticas públicas de Porto Velho: a posse das novas 24 mulheres, entre titulares

Alunos de escolas municipais realizam sonho de patinar na pista de gelo no Parque da Cidade

Alunos de escolas municipais realizam sonho de patinar na pista de gelo no Parque da Cidade

As tardes estão sendo de muita expectativa, euforia e realização de sonhos para as crianças que estudam nas escolas municipais. Ao participarem da pri

Gente de Opinião Sexta-feira, 12 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)