Quarta-feira, 8 de setembro de 2010 - 20h31
A região conhecida como Ponta do Abunã, no extremo oeste do estado de Rondônia, na divisa com o vizinho estado do Acre, recebeu nesta terça-feira de feriado de 7 de setembro a “Caravana da Vitória” do futuro senador Ivo Cassol, do governador João Cahulla e dos candidatos a deputado.
Vista Alegre, Nova Califórnia e Extrema receberam Ivo Cassol, o governador João Cahulla e diversos candidatos a deputado que apresentaram suas propostas para o desenvolvimento da região, que a partir do próximo ano se transformará no corredor de exportação dos produtos brasileiros para a Ásia, com a inauguração da Rodovia do Pacífico, que vai atravessar a cordilheira dos Andes e chegar até os portos de Ilo e Matarani, no Peru.
Além disso, município. Cassol destacou que no Senado lutará pela criação da Lei Complementar que permitirá de fato a emancipação do distrito de Extrema. “Todos os passos foram dados, só se esqueceram que precisa de uma Lei no Congresso para que o distrito vire município. Podem ter certeza que comigo no Senado Extrema será o mais um município de Rondônia”, disse em seu discurso na terça à noite e também nas reuniões.
Abunã ouve as propostas de Cassol
Na manhã desta quarta-feira (8) Cassol, Cahulla e os candidatos Melki Donadon (senado) e Garçon (deputado federal) reuniram-se com os moradores de Abunã, distrito de Porto Velho a cerca de 200 quilômetros da capital, onde apresentaram suas propostas para o desenvolvimento da região.
Em Abunã está em construção um grande frigorífico, que vai empregar cerca de 300 trabalhadores locais e será um marco transformador no distrito, uma vez que o local sequer dispõe de tanta mão de obra para o empreendimento, embora exista um grande rebanho na região.
O frigorífico recebeu incentivos fiscais do Governo do Estado para se instalar e poder competir com os demais em funcionamento, e devido à sua localização poderá alcançar mais facilmente os mercados acreano e peruano, além da capital do estado, abatendo gado de toda Ponta do Abunã e da região de Guajará-Mirim.
Mas a principal solicitação da população local é a construção de uma ponte sobre o rio Guaporé, para facilitar o trânsito entre os estados de Rondônia e o Acre, o que atualmente é feito de balsa. Cassol garantiu que será uma de suas prioridades a construção da referida ponte, além da regularização fundiária para os distritos da região e a emancipação de Extrema.
Após a reunião Cassol, Cahulla e os candidatos seguiram para a comunidade de Araras, Nova Dimensão, Nova Mamoré e encerrariam o dia com um grande comício em Guajará-Mirim.
Fonte: Ascom
Sexta-feira, 28 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Prefeitura de Porto Velho mantém equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) em operação contínua desde a madrugada de quarta-feira

Defesa Civil interdita acesso ao bairro Triângulo
A forte chuva que se abateu sobre a cidade de Porto Velho durante a madrugada desta quarta-feira (26) levou à interdição da rua que dá acesso ao bairr

Mais de 103 mil pessoas passaram pelo Parque da Cidade desde a abertura do Natal
O espírito do Natal tomou conta de Porto Velho no sábado (22), quando uma multidão esteve no Parque da Cidade para acompanhar a abertura oficial das f

Prefeitura de Porto Velho mobiliza força-tarefa para atender população
A madrugada desta quarta-feira foi marcada por forte temporal em Porto Velho, com acúmulo superior a 100 milímetros de chuva, segundo dados meteorol
Sexta-feira, 28 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)