Porto Velho (RO) sexta-feira, 25 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

PM em Itapuã do Oeste lança projeto Mamãe Feliz


Com a finalidade de aproximar ainda mais a Policia Militar da comunidade, tirando o conceito  de que policia é somente repressão e demonstrar que através de políticas sociais se  pode evitar o aumento da criminalidade, “pois esta proximidade com a população, facilita muito mais a relação entre as partes” o  2º GP/PO – Grupamento de Policia Ostensiva pertencente ao 5 Batalhão de Polícia Militar, sediado em Itapuã do Oeste, promove festividades no segundo domingo de maio para homenagear as mães da comunidade.   

 De acordo com os idealizadores o  objetivo de mostrar a importância de tomarmos novas medidas para um pensamento mais atuante sobre as mães, através de palavras, presentes, atos de afeto e de todas as maneiras possíveis para homenageá-las.

 A finalidade do projeto é aproximar a Policia Militar da comunidade, demonstrando que Policia e sociedade juntas promovem uma segurança mais eficaz.

Se busca reconhecer a importância da figura da mãe no desenvolvimento do caráter humano, reconhecer a importância da mãe na família, resgatar os valores que as famílias estão perdendo, valorizar a pessoa humana, valorizar o trabalho da mãe e conhecer direitos e deveres dos membros da família, em especial das mães.

Atividades

 No dia serão distribuídos brindes aos participantes e uma vasta programação com musicas, danças, paletras,  apresentação de musical da Igreja Católica, homenagem as mães pelas Igrejas Evangélicas, já está programada.

Brindes

Serão sorteadas duas máquinas de lavar tanquinho, dois Liquidificadores, três ventiladores, três perfumes do O Boticário e duas  panelas de pressão.

Dia das Mães

A celebração do Dia das Mães é uma das mais antigas. A história revela que antigamente na Grécia, durante a primavera, os gregos celebravam-no em honra de Rhea, mãe dos deuses. Séculos depois, na Inglaterra, em meado de 1600, encontrou-se a celebração intitulada Mothering Day, honrra as mães da Inglaterra.

Em 1872, nos Estados Unidos, falou-se pela primeira vez, em Dia das Mães, que seria dedicado à paz, sugerido por Julia Ward Howe. No entanto, somente em 1907 foi iniciada uma campanha para a criação de um dia das mães nacional. Essa idéia surgiu na pequena cidade de West Virginia, Estados Unidos da América.

A jovem Ana Jarvis, órfã materna, sugeriu celebrar a data no segundo aniversario da morte de sua mãe, que seria no segundo domingo do mês de maio. Assim, nesse dia de 1907 iniciou-se o costume de reverenciar as mães em cerimônia religiosa. No ano de 1914, o presidente americano Woordrow Wilson decretou oficialmente o dia das mães com feriado nacional, fixado no segundo domingo de maio de cada ano.

Na America do Sul, a primeira comemoração foi realizada pela Associação Cristã de Moços, em Porto Alegre-RS, a 12 de maio de 1918. Em 05 de maio de 1932, no Rio de Janeiro o Chefe do Governo Provisório da República dos Estados Unidos do Brasil, Getúlio Vargas, através do Decreto nº 21.366, declarou que o segundo domingo de maio é consagrado às mães. 

Fonte: Lenilson Guedes

 

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam