Porto Velho (RO) sábado, 22 de fevereiro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Pit Stop chama atenção da população sobre a prevenção ao suicídio


Pit Stop chama atenção da população sobre a prevenção ao suicídio - Gente de Opinião

Alertar a população sobre a prevenção ao suicídio foi o principal objetivo do Pit Stop realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), na manhã desta segunda-feira (9) em Ji-Paraná.

Participaram da ação agentes comunitários de saúde e profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (Caps). Foram distribuídos mais de mil panfletos com orientações sobre o Setembro Amarelo, mês dedicado a prevenção do suicídio.

A coordenadora dos Programas Estratégicos da Semusa, Tatiana Mendes, disse que a ideia é que as pessoas possam ter interesse em olhar para quem está por perto e prestar atenção.

“Estamos tentando chamar a atenção da sociedade sobre a questão da prevenção ao suicídio. Muitas vezes as pessoas fazem isso e quem está por perto nem percebe os sinais. Estamos muito ligados às redes sociais e estamos esquecendo o contato olho no olho. Um apoio num momento difícil pode fazer toda a diferença”, explicou.

Para a diretora do Caps, Gigliane Chagas, a informação é muito importante para que as pessoas percebam como podem ajudar nesta campanha. “As pessoas podem ajudar conversando e oferecendo apoio para quem está dentro de casa, a família e os amigos. Nós temos muitos casos em Ji-Paraná de tentativas e suicídio entre os adolescentes. Eles são os que mais atendemos no Caps neste sentido. Oferecemos atendimento prioritário para este público”, ressaltou.

Quem passou pelo local do pit stop aprovou a ideia. “Eu achei essa ideia muito importante. Eu conheço pessoas que já comentaram que tinham vontade de cometer esse tipo de coisa e pessoas que perderam uma filha jovem, na flor da idade. Todos podem colaborar ajudando quem possa ter a intenção de cometer suicídio”, disse o corretor de imóveis, Welington Rodrigues.

A programação voltada ao setembro amarelo continua em Ji-Paraná. Nesta terça-feira (10) a Semusa oferecerá palestra para os profissionais da educação, na Coordenadoria Estadual de Ensino (CRE), a partir das 8 horas. Na quarta-feira (11), a palestra será oferecida para enfermeiros e agentes comunitários de saúde. As duas atividades serão ministradas pelo médico Wendell Jânio de Oliveira sobre o tema prevenção ao suicídio.

A semana seguirá com ações envolvendo as secretarias municipais de Educação e Assistência social. Serão oferecidas palestras pelo psicólogo do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Guilherme Sansaloni. Ele visitará o Senac, Câmara de Dirigentes Lojistas, São Lucas e Escola Estadual José Francisco.  A ação terá o apoio do Movimento Social Pela Vida.

Pit Stop chama atenção da população sobre a prevenção ao suicídio - Gente de Opinião

Mais Sobre Municípios

Centro de Convivência realiza carnaval para mais de 300 idosos em Porto Velho

Centro de Convivência realiza carnaval para mais de 300 idosos em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho promoveu festa de carnaval no Centro de Convivência do Idoso, nessa sexta-feira (21), por meio da Secretaria Municipal de

Parceria entre Semas e Igreja Metodista Wesleyana garantirá atividades esportivas para jovens do Beira Rio em Rolim de Moura

Parceria entre Semas e Igreja Metodista Wesleyana garantirá atividades esportivas para jovens do Beira Rio em Rolim de Moura

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), juntamente com o Departamento de Esporte e Lazer da Igreja Metodista Wesleyana Central, do Bai

Prefeitura de Porto velho faz chamamento público para artistas que comporão calendário cultural

Prefeitura de Porto velho faz chamamento público para artistas que comporão calendário cultural

A Prefeitura de Porto Velho, através da Fundação Cultural (Funcultural), divulgou edital de Chamamento Público para seleção de grupos, bandas e artist