Porto Velho (RO) domingo, 15 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Municípios

Pit Stop chama atenção da população sobre a prevenção ao suicídio


Pit Stop chama atenção da população sobre a prevenção ao suicídio - Gente de Opinião

Alertar a população sobre a prevenção ao suicídio foi o principal objetivo do Pit Stop realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), na manhã desta segunda-feira (9) em Ji-Paraná.

Participaram da ação agentes comunitários de saúde e profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (Caps). Foram distribuídos mais de mil panfletos com orientações sobre o Setembro Amarelo, mês dedicado a prevenção do suicídio.

A coordenadora dos Programas Estratégicos da Semusa, Tatiana Mendes, disse que a ideia é que as pessoas possam ter interesse em olhar para quem está por perto e prestar atenção.

“Estamos tentando chamar a atenção da sociedade sobre a questão da prevenção ao suicídio. Muitas vezes as pessoas fazem isso e quem está por perto nem percebe os sinais. Estamos muito ligados às redes sociais e estamos esquecendo o contato olho no olho. Um apoio num momento difícil pode fazer toda a diferença”, explicou.

Para a diretora do Caps, Gigliane Chagas, a informação é muito importante para que as pessoas percebam como podem ajudar nesta campanha. “As pessoas podem ajudar conversando e oferecendo apoio para quem está dentro de casa, a família e os amigos. Nós temos muitos casos em Ji-Paraná de tentativas e suicídio entre os adolescentes. Eles são os que mais atendemos no Caps neste sentido. Oferecemos atendimento prioritário para este público”, ressaltou.

Quem passou pelo local do pit stop aprovou a ideia. “Eu achei essa ideia muito importante. Eu conheço pessoas que já comentaram que tinham vontade de cometer esse tipo de coisa e pessoas que perderam uma filha jovem, na flor da idade. Todos podem colaborar ajudando quem possa ter a intenção de cometer suicídio”, disse o corretor de imóveis, Welington Rodrigues.

A programação voltada ao setembro amarelo continua em Ji-Paraná. Nesta terça-feira (10) a Semusa oferecerá palestra para os profissionais da educação, na Coordenadoria Estadual de Ensino (CRE), a partir das 8 horas. Na quarta-feira (11), a palestra será oferecida para enfermeiros e agentes comunitários de saúde. As duas atividades serão ministradas pelo médico Wendell Jânio de Oliveira sobre o tema prevenção ao suicídio.

A semana seguirá com ações envolvendo as secretarias municipais de Educação e Assistência social. Serão oferecidas palestras pelo psicólogo do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Guilherme Sansaloni. Ele visitará o Senac, Câmara de Dirigentes Lojistas, São Lucas e Escola Estadual José Francisco.  A ação terá o apoio do Movimento Social Pela Vida.

Pit Stop chama atenção da população sobre a prevenção ao suicídio - Gente de Opinião

Mais Sobre Municípios

Jogos indígenas de Cacoal será realizado neste fim de semana

Jogos indígenas de Cacoal será realizado neste fim de semana

A edição de 2019 dos Jogos Indígenas, realizada pela Prefeitura de Cacoal, por meio da Autarquia Municipal de Esportes de Cacoal (Amec), com o apoio

 Professora e alunas da escola Jandinei Cella, de Ji-Paraná, recebem homenagem em Brasília pelo desempenho na educação

Professora e alunas da escola Jandinei Cella, de Ji-Paraná, recebem homenagem em Brasília pelo desempenho na educação

Enquanto Ji-Paraná comemorava, em momentos cívicos nas escolas, a Semana da Pátria, quatro ilustres cidadãs embarcavam rumo à Brasília/DF para repre

Porto Velho - Prefeito faz lançamento do Fórum Amazônia + 21

Porto Velho - Prefeito faz lançamento do Fórum Amazônia + 21

O prefeito Hildon Chaves lançou na manhã desta (10) o Fórum Amazônia + 21, no Memorial Marechal Rondon, durante o evento aconteceu apresentação da Cia

Rolim de Moura - Desfile Cívico de 7 setembro encanta público e arranca elogios

Rolim de Moura - Desfile Cívico de 7 setembro encanta público e arranca elogios

Após resgatar o desfile alusivo ao Dia da Independência, 7 de setembro, no ano de 2017, a Prefeitura de Rolim de Moura (RO), por meio da Secretaria