Segunda-feira, 23 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Pit Stop chama atenção da população sobre a prevenção ao suicídio


Pit Stop chama atenção da população sobre a prevenção ao suicídio - Gente de Opinião

Alertar a população sobre a prevenção ao suicídio foi o principal objetivo do Pit Stop realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), na manhã desta segunda-feira (9) em Ji-Paraná.

Participaram da ação agentes comunitários de saúde e profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (Caps). Foram distribuídos mais de mil panfletos com orientações sobre o Setembro Amarelo, mês dedicado a prevenção do suicídio.

A coordenadora dos Programas Estratégicos da Semusa, Tatiana Mendes, disse que a ideia é que as pessoas possam ter interesse em olhar para quem está por perto e prestar atenção.

“Estamos tentando chamar a atenção da sociedade sobre a questão da prevenção ao suicídio. Muitas vezes as pessoas fazem isso e quem está por perto nem percebe os sinais. Estamos muito ligados às redes sociais e estamos esquecendo o contato olho no olho. Um apoio num momento difícil pode fazer toda a diferença”, explicou.

Para a diretora do Caps, Gigliane Chagas, a informação é muito importante para que as pessoas percebam como podem ajudar nesta campanha. “As pessoas podem ajudar conversando e oferecendo apoio para quem está dentro de casa, a família e os amigos. Nós temos muitos casos em Ji-Paraná de tentativas e suicídio entre os adolescentes. Eles são os que mais atendemos no Caps neste sentido. Oferecemos atendimento prioritário para este público”, ressaltou.

Quem passou pelo local do pit stop aprovou a ideia. “Eu achei essa ideia muito importante. Eu conheço pessoas que já comentaram que tinham vontade de cometer esse tipo de coisa e pessoas que perderam uma filha jovem, na flor da idade. Todos podem colaborar ajudando quem possa ter a intenção de cometer suicídio”, disse o corretor de imóveis, Welington Rodrigues.

A programação voltada ao setembro amarelo continua em Ji-Paraná. Nesta terça-feira (10) a Semusa oferecerá palestra para os profissionais da educação, na Coordenadoria Estadual de Ensino (CRE), a partir das 8 horas. Na quarta-feira (11), a palestra será oferecida para enfermeiros e agentes comunitários de saúde. As duas atividades serão ministradas pelo médico Wendell Jânio de Oliveira sobre o tema prevenção ao suicídio.

A semana seguirá com ações envolvendo as secretarias municipais de Educação e Assistência social. Serão oferecidas palestras pelo psicólogo do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Guilherme Sansaloni. Ele visitará o Senac, Câmara de Dirigentes Lojistas, São Lucas e Escola Estadual José Francisco.  A ação terá o apoio do Movimento Social Pela Vida.

Pit Stop chama atenção da população sobre a prevenção ao suicídio - Gente de Opinião

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 23 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Parque da Cidade renovado conquista aprovação do público de Porto Velho

Parque da Cidade renovado conquista aprovação do público de Porto Velho

O sorriso da menina Heloisa Baioco dos Reis diz muito sobre o sentimento dos frequentadores do Parque da Cidade após a revitalização. A pequena aprove

Prefeitura de Ji-Paraná define logística para primeiro mutirão de combate à dengue no dia 21

Prefeitura de Ji-Paraná define logística para primeiro mutirão de combate à dengue no dia 21

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou reunião de alinhamento com as secretarias envolvidas para or

Nota de Esclarecimento sobre o falecimento de um adolescente

Nota de Esclarecimento sobre o falecimento de um adolescente

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias), informa o falecimento de uma adolescente ocor

Prefeito Léo Moraes marca presença e 1º Carnaparedão reúne 5 mil pessoas com segurança e organização

Prefeito Léo Moraes marca presença e 1º Carnaparedão reúne 5 mil pessoas com segurança e organização

Com planejamento e responsabilidade, o prefeito Léo Moraes realizou o Carnaparedão na avenida Lauro Sodré, em frente ao Parque Circuito. O evento re

Gente de Opinião Segunda-feira, 23 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)