Porto Velho (RO) terça-feira, 15 de junho de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

PF prende falso médico contratado pela prefeitura de Primavera



Uma ação rápida do Conselho Regional de Medicina (Cremero) e da Polícia Federal prendeu, na segunda-feira, 17, um falso médico que prestava serviço ao município de Primavera de Rondônia. Trata-se de Francisco Rosado Filho, que foi contratado pela Prefeitura do Município como enfermeiro, mas que estava atuando como clínico geral. Ele foi preso pelos agentes da Polícia Federal que acompanhavam a fiscalização do Cremero e recolhido à delegacia da PF em Pimenta Bueno.

Apesar de ser contratado como enfermeiro, Francisco atendia a população toda segunda-feira como se médico fosse. "Ele atendida no Posto de Saúde do município como se fosse médico e até receitava remédios para a população, numa atitude criminosa  que atenta contra a saúde pública", disse o médico Manuel Lopes Lamego, conselheiro federal do Cremero que atuou na fiscalização em Primavera de Rondônia.

No ato da prisão de Francisco, os policiais federais apreenderam fichas médicas com histórico e prescrição de medicamentos e a relação de pacientes atendidos por ele.
 
A presidente do Cremero, médica Inês Motta, disse, nesta segunda-feira, antes de viajar para cumprir agenda de trabalho em Brasília, que os gestores públicos devem estar atentos na hora de contratar profissionais da saúde. "Casos como esse colocam em risco a saúde da população e isso é inconcebível", afirmou a presidente, acentuando que agora cabe à Polícia Federal, a partir do inquérito, definir a responsabilidade do gestor público que contratou o falso médico, assim como o enquadramento do enfermeiro de acordo com a Lei.

Inês Motta acrescenta ainda que o Cremero vem intensificando as ações de fiscalização da Saúde para evitar esse tipo de ocorrência.

Fonte: Ascom - Cremero


Mais Sobre Municípios

Equipes de obras realizam serviços em 11 bairros de Porto Velho

Equipes de obras realizam serviços em 11 bairros de Porto Velho

Equipes de obras da Prefeitura de Porto Velho seguem em ritmo acelerado nesta segunda-feira (14), com serviços estruturantes em 11 bairros. Elas reali

Presidente Alex Redano comemora o início das obras de asfalto do Tchau Poeira em Ariquemes

Presidente Alex Redano comemora o início das obras de asfalto do Tchau Poeira em Ariquemes

Em pleno domingo (13), foram iniciadas as obras de asfaltamento do programa Tchau Poeira, do Governo do Estado, em Ariquemes. O início dos trabalhos