Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Péssimas condições de atendimento na CAIXA de Ouro Preto são debatidas no MP



Em reunião realizada na Promotoria de Justiça de Ouro Preto do Oeste, no dia 17/12, foram debatidas as causas e possíveis alternativas para melhorar as péssimas condições de atendimento oferecidas pela Caixa Econômica Federal (CEF) no Posto de Atendimento Bancário (PAB), naquela localidade. 

Presidida pelo Promotor Aluildo de Oliveira Leite, a reunião contou com a participação do prefeito Alex Textoni; presidente da Associação Comercial, Antonio Zenildo Lopes; representantes da CEF, Graciano Ugolini, gerente regional e José Carlos Oliveira, gerente do PAB; presidente da Câmara Municipal, Gilvani Fernandes da Silva e representantes do Sindicato dos Bancários (SEEB), Sidnei Celso, Irineu Almeida e Itamar Ferreira. 

Durante a reunião foi constatado que as condições de atendimento, que já eram precárias, pioraram com a sobrecarga de serviços, resultante da transferência da folha de pagamento e das contas da Prefeitura para a CAIXA. Entretanto, o prefeito ressaltou que houve ganhos para os servidores, isenção de tarifas por um ano, e para a municipalidade, investimentos e contrapartidas. 

Os representantes da CAIXA alegaram que a situação seria temporária, e que o processo de construção de um novo prédio, no qual um investidor construirá as novas instalações e as alugará para Caixa, já estaria em andamento e teriam ocorrido atrasos em função de que não tinha aparecido nenhum interessado nas duas primeiras publicações de edital. 

Os gerentes da Caixa alegaram, ainda, que oferecem uma rede diversificada de pontos de atendimentos, além do PAB, composta por duas Lotéricas, com oito máquinas; terminais de Caixa Aqui na Prefeitura, na Farmácia do Povo e na Eletroraio; existindo, ainda, a possibilidade de compartilhamento com o Banco do Brasil, do Terminal de Auto Atendimento localizado na Prefeitura e que o PAB será transformado em agência, aumentando o número de funcionários. 

O presidente da Câmara e os representantes do SEEB questionaram o fato das instalações atuais não serem suficientes e não existir divulgação dos canais alternativos, tendo apresentado diversas propostas, como: empenho na busca de antecipar todo o processo que visa a melhoria de atendimento, com espaço que possa comportar a demanda da população local; melhor divulgação dos canais alternativos de atendimento; e instalação de um ponto de atendimento com funcionários da Caixa, na Prefeitura. O promotor cobrou dos representantes da CAIXA que fossem estabelecidos prazos para as providências propostas na reunião. 

Ao final foi lavrada uma Ata, assinada por todos os presentes, sobre o que foi debatido e deliberado, nos seguintes termos: 1) todos reconhecem a necessidade de melhorias no atendimento; 2) o gerente regional informou que a inauguração do novo prédio está previsto para até o final de 2010; em razão da precariedade está buscando junto ao BACEN autorização para transformação do PAB em agência até o final de fevereiro de 2010; com a transformação, a CAIXA aumentará o número de funcionários de seis para doze, fará melhorias nas condições físicas de atendimento e instalará um Posto de Atendimento Temporário na Prefeitura; e 4) a CAIXA irá divulgar e dar melhor visibilidade a rede de canais de atendimento. 

O SEEB acompanhará os prazos solicitados pela CAIXA para cumprimento das propostas apresentadas e atuará junto ao Ministério Público sobre o andamento das providências a serem tomadas.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Viradão do Béra em Porto Vellho reúne multidão e redefine organização de eventos públicos em Porto Velho

Viradão do Béra em Porto Vellho reúne multidão e redefine organização de eventos públicos em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho realizou no centro da capital o Viradão do Béra, em frente ao Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, para receber o

Transporte coletivo gratuito em Porto Velho será oferecido a partir das 18h do último dia de dezembro

Transporte coletivo gratuito em Porto Velho será oferecido a partir das 18h do último dia de dezembro

A Prefeitura de Porto Velho disponibilizará no dia 31 de dezembro, a partir das 18h, linhas de ônibus sem a cobrança de passagem, com rotas normais. P

Porto Velho reforça fiscalização sobre uso de fogos de artifício e orienta população nas festas de fim de ano

Porto Velho reforça fiscalização sobre uso de fogos de artifício e orienta população nas festas de fim de ano

Com a chegada das festas de fim de ano, a Prefeitura de Porto Velho reforça a orientação sobre o uso responsável de fogos de artifício. Nesse período,

Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas

Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas

A virada para 2026 em Porto Velho será marcada por um evento de grande porte. O Viradão do Béra promete transformar o réveillon em um marco cultural,

Gente de Opinião Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)