Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Período natalino começa a movimentar lojas em Ji-Paraná


Faltam menos de 30 dias para o Natal. Neste tempo, as vendas a prazo no varejo em todo ao país deve crescer cerca de 5% acima da marca do último ano. Esta previsão foi divulgada após pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Caso este número se concretize, deverá ser o melhor natal dos últimos dois anos.

O comércio local começa a se movimentar em virtude da época natalina, segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Ji-Paraná (CDL), José Aparecido Gonçalves, o comércio ainda está tímido. “Ainda há tempo para esperarmos bons resultados, afinal, será injetado na economia brasileira R$ 143 bilhões em função do tão esperado 13° salário com um crescimento de 9,8% em relação ao ano de 2012, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e, Ji-Paraná, será contemplada com parte deste valor”, lembrou. Os dados dos anos anteriores comprovam que houve expansão em vendas, sendo de 2,37% (2012), de 2,33% (2011) e de 10,89% (2010).

Estatísticas mensais do SPC Brasil e CNDL demonstram que tem confirmado que o consumidor tem estado mais preocupado com seu orçamento e com isso as compras parceladas tem ocorrido de forma reduzida. “As compras a vista tem sido mais recorrente, mas não tem perdido de forma generalizada para as compras no crediário, porém, os prazos para essas contas devem ocorrer em prazos menores”, falou.
 

PERÍODO FORTALECE VÁRIOS SEGUIMENTOS

José Aparecido lembrou que, o período natalino é conhecido por beneficiar diversos segmentos da economia. “No Natal, muitos aproveitam e quitam dívidas antigas para começar o ano no azul, outros aproveitam e compram presentes diversos para confraternizações em famílias ou para o popular “Amigo Secreto”. Além é claro, de fazer o planejamento anual para investir em reforma de casa ou viagens. O comércio comemora estas vontades”, reforçou o presidente da CDL.

“Este ano comprarei mais presentes. Minhas filhas receberão lembranças, pois o orçamento deve estar sob controle e assim, até o meu esposo, poderá ser beneficiado, pois ano passado ele ficou sem. Irei comprar os mais em conta à vista e aqueles mais caros parcelarei”, contou a recepcionista Adriana Orneles.
 

O PRESENTE

Seis em cada dez brasileiros (67%) vão presentear alguém neste Natal. Os presentes mais procurados pelos brasileiros serão as roupas (73%), os calçados (38%), os perfumes/cosméticos (33%) e os jogos/brinquedos em geral (33%). No entanto, o estudo também procurou identificar quais são os produtos mais desejados pelo consumidor e decidiu perguntar qual presente ele gostaria de ganhar. Computadores/notebooks/tablets aparecem em primeiro lugar (51%), seguidos das roupas (36%), calçados (30%) e dos smartphones (28%).
 

PESQUISA

O estudo de Intenção de Compras para o Natal 2013 feita pelo SPC Brasil e CNDL ouviu consumidores de todas as 27 capitais brasileiras, entre os dias 23 e 27 de outubro. A margem de erro do estudo é de 3,8 pontos percentuais.

Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoSábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Novo espaço fortalece a parceria entre Sebrae e CDL e aproxima soluções, capacitações e orientação dos pequenos negócios da região

Novo espaço fortalece a parceria entre Sebrae e CDL e aproxima soluções, capacitações e orientação dos pequenos negócios da região

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cacoal inaugurou, no dia 9 de dezembro, a Sala Parceiro Sebrae, um novo ponto de atendimento voltado ao for

Natal do Parque da Cidade já recebeu quase meio milhão de visitantes

Natal do Parque da Cidade já recebeu quase meio milhão de visitantes

Com os portões abertos desde o último dia 21 de novembro, o Natal de Luz do Parque da Cidade já recebeu quase meio milhão de visitantes. O número expr

Crianças do Cosme e Damião vivem momento de acolhimento no Parque da Cidade

Crianças do Cosme e Damião vivem momento de acolhimento no Parque da Cidade

A biomédica Josiele Costa carrega no olhar a mistura de força e esperança que acompanha sua rotina nos últimos anos. Mãe de Miguel Samuel, de 3 anos,

Ponto facultativo é decretado a partir do meio-dia desta quarta-feira (17)

Ponto facultativo é decretado a partir do meio-dia desta quarta-feira (17)

Em Porto Velho será ponto facultativo para os servidores municipais a partir das 12h desta quarta-feira (17), em razão da final do Mundial de Clubes,

Gente de Opinião Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)