Domingo, 8 de julho de 2007 - 20h27
Os peixes foram doados como contrapartida à distribuição de alevinos e à escavação de tanques feitas pela Secretaria de Estado da Agricultura, Produção e do Desenvolvimento Econômico e Social (Seapes), através dos projetos Água Viva e ProMec. Cada produtor recebe 1.000 alevinos, os quais podem produzir até 2 000 kg de peixe, e a contrapartida de cada um, de forma espontânea, é de apenas 20 kg, na primeira despesca.
Cadastradas e acompanhadas pelo serviço de assistência social do escritório local da Emater, dirigido pela extensionista social Rosângela Lopes, as famílias irão receber o benefício a cada 60 dias, como forma de estimular o hábito do consumo de peixes bem como suprir carências nutricionais: "Além do peixe, estamos trabalhando para incluir o arroz, o feijão e o fubá na mesa dessas famílias, que estão entre as mais carentes da cidade", explicou Rose Lopes, que ressaltou o trabalho da líder comunitária Noêmia Albuquerque para o êxito da iniciativa. Até dezembro, deverão ser distribuídos mais de 1.200 kg de peixe às famílias do bairro Planalto.
Representando o Governo do Estado, e o secretário de Estado da Agricultura, Marco Antonio Petisco, o chefe de gabinete da Seapes, Evaldo Lima, salientou que a distribuição de peixes adultos a famílias carentes, que hoje beneficia mais de 500 famílias na Zona da Mata, entre Pimenta Bueno, Primavera de Rondônia e São Felipe do Oeste, é um exemplo eloqüente das ações de assistência social levadas a cabo pela Emater, em parceria com a secretaria. "Não estamos voltados apenas para os 38 produtores comerciais e industriais aqui de Rolim, mas é determinação do Executivo estadual que também seja dada a devida assistência às populações menos favorecidas. Hoje, por exemplo, está sendo concluído mais um curso de capacitação para mães de família da zona rural. Na Linha 172, Norte, um grupo delas recebe o certificado do curso de pintura em tecido e, na semana que vem, outro grupo conclui a capacitação para produzir, em escala semi-industrial, doces e compotas de fruta típicas da região", afirmou ele.
Além de Evaldo Lima, o vereador José Antonio, presidente da Câmara Municipal de Rolim de Moura esteve presente, aplaudindo o trabalho da Emater Rolim de moura e a Seapes, além dos chefes dos escritórios regionais da Emater em Rolim de Moura, Lhano Nishio, e Ji-Paraná, Sidney Antonio.
Fonte: Decom - SEAPES
Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH
A Prefeitura de Porto Velho decidiu criar a primeira edição do “Carnaparedão”, evento que passa a integrar o calendário oficial do carnaval da cidade.

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho
Quem depende diariamente dos serviços públicos em Porto Velho será diretamente impactado pelo reforço técnico que a Agência Reguladora dos Serviços Pú

Porto Velho terá estações de recarga rápida para veículos elétricos
A Prefeitura de Porto Velho avança na modernização da mobilidade urbana e na política de energia limpa com a preparação do Edital de Chamamento Públ

Rotas do transporte coletivo serão alteradas durante o Carnaval Béra folia
O Carnaval 2026 contará com alterações nas linhas de ônibus que circulam pelas ruas de Porto Velho. De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança,
Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)