Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

PATRONATO PENITENCIÁRIO - Inaugurado em Porto Velho o escritório social de atenção à pessoa egressa


PATRONATO PENITENCIÁRIO - Inaugurado em Porto Velho o escritório social de atenção à pessoa egressa - Gente de Opinião

Resultado de parceria entre a Prefeitura Municipal de Porto Velho, Governo do Estado, Tribunal de Justiça e a Associação Cultural e do Desenvolvimento do Apenado e Egresso (Acuda), a sede do Patronato Penitenciário - Escritório Social de Atenção à Pessoa Egressa foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (6/12). O escritório fica localizado na esquina da Av. Farquar com Carlos Gomes, 1575, na região central da capital.

 

O projeto do Patronato Penitenciário atende o egresso e o livrado de condicional, tendo como objetivo a redução da massa carcerária, em especial a reincidência criminal.

 

A solenidade de inauguração do escritório contou com presença de autoridades, gestores públicos e servidores, além de apresentação do coral feminino do Centro de Ressocialização Sueli Maria Mendonça, formado por reeducandas que concluíram o curso de Técnica Vocal, que faz parte do projeto ‘Capacitar para Ressocializar’.

 

O Patronato Penitenciário é gerenciado pelo método Acuda, que será aplicado de maneira progressiva, considerando a fragilidade da rede de atenção pública existente, ou seja, tão importante quanto atender ao egresso é o desafio de mobilizar os equipamentos públicos, previstos nas políticas nacionais e locais, para interferir positivamente no processo de quebra de estigmas sociais e de garantia de direitos individuais de cidadãos.

 

O prefeito Hildon Chaves, em seu pronunciamento, disse que o Patronato é a finalização do processo de ressocialização do apenado. “Sem Patronado, no dia da sua libertação, o apenado não tem nenhum apoio e isso aumenta muito a possibilidade de reincidência, então, esse acolhimento, no momento do reingresso na sociedade, faz toda diferença no apoio para sua ressocialização”, disse o prefeito.

 

Hildon Chaves lembrou que a implantação do Patronato é um sonho antigo do Tribunal de Justiça, que hoje torna-se realidade, resultado de parcerias da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas do Tribunal de Justiça de Rondônia (Vepema) e a Associação Cultural e do Desenvolvimento do Apenado e Egresso (Acuda).

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nova sala de ballet é inaugurada na praça CEU em Porto Velho

Nova sala de ballet é inaugurada na praça CEU em Porto Velho

Em um evento emocionante e cheio de sorrisos, a população de Porto Velho conferiu de perto a transformação da sala de ballet da Praça CEU, durante a a

Crescimento de Porto Velho favorece investimentos na área da construção civil

Crescimento de Porto Velho favorece investimentos na área da construção civil

A construção das usinas hidrelétricas do rio Madeira foi propulsora para o início de um ciclo de desenvolvimento em Porto Velho. O “boom” gerado pelas

Moradores de Porto Velho têm opções para adquirir peixe fresco para a Sexta-feira Santa

Moradores de Porto Velho têm opções para adquirir peixe fresco para a Sexta-feira Santa

Com a chegada do feriado Santo, os moradores de Porto Velho têm diversas opções para adquirir peixe fresco e garantir a refeição, mantendo a tradiçã

Governo do Estado presta assistência às famílias vítimas das chuvas intensas em Cacoal

Governo do Estado presta assistência às famílias vítimas das chuvas intensas em Cacoal

Diante da situação de calamidade pública e emergência decretada pela Prefeitura de Cacoal, após o transbordamento dos rios Tamarupa e Pirara, o Gove

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)