Segunda-feira, 29 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Parque Natural de Porto Velho é reaberto após obra de revitalização


Parque Natural de Porto Velho é reaberto após obra de revitalização - Gente de Opinião

Na manhã de sábado (15/12), o prefeito Hildon Chaves oficializou a reabertura do Parque Natural de Porto Velho. As obras de reformas, que duraram 150 dias, devem garantir mais segurança, conforto e tranquilidade aos visitantes. A coordenação dos trabalhos foi feita pela Subsecretária Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema).

Hildon Chaves lembrou que, apenas no ano passado, mais de 147 mil pessoas passaram pelo Parque Natural, que tem uma área de conservação de 340 hectares. "Ele estava esquecido, não só pelas autoridades, mas também pela população que parou de freqüentar o local. Hoje, o parque voltou a ser um ponto turístico e também de encontro das famílias", destacou.

O prefeito afirmou ainda que o Parque Natural é um patrimônio do povo. "Não é a maior área de conservação do Estado, mas é uma área nobre inteiramente dedicada às famílias, e isso é importante", reconheceu.

As benfeitorias

O subsecretário da Sema, Robson Damasceno, destacou que, entre as benfeitorias feitas na área, está a reforma da pista de madeira, com ampliação do percurso de passeio na floresta, a construção de uma calçada com mais de 600 metros, a reforma do viveiro e trabalhos de jardinagem. Também foi instalada uma academia ao ar livre, além de poste de ‘espiribol’, quadra de basquete de três, reforma quadra de vôlei de areia e construção de uma cobertura de 225 metros quadrados no playground.

"Mais uma entrega da gestão e com qualidade. Agora, esperamos dobrar o número de visitação nesse próximo ano. Esperamos que as pessoas possam usufruir da natureza, alinhando o desenvolvimento sustentável, o ambiental, o social e econômico num só lugar", disse Damasceno.

Parcerias

Para os trabalhos, houve a parceria com empresas privadas e uso da mão de obra dos servidores da Sema e de 16 reeducandos do sistema prisional de Porto Velho. A madeira usada na construção da trilha é proveniente de apreensões do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), e foram trazidas de Extrema (RO) e Machadinho D’Oeste (RO).

Atividades

Para as crianças, que prestigiaram a solenidade de reinauguração do parque, foram ofertados suco, pipoca, picolé e refrigerante, além de brincadeiras, rapel, tirolesa, passeios, competições e visitas ao museu e ao viveiro.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 29 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho inicia recuperação de mais de 280 maquinários parados há anos

Prefeitura de Porto Velho inicia recuperação de mais de 280 maquinários parados há anos

Mais de 280 veículos e máquinas da Prefeitura de Porto Velho, que permaneceram parados por mais de dois anos, estão sendo recuperados pela atual ges

Porto Velho segue exemplo de outras capitais e decreta ponto facultativo para jogo da Seleção

Porto Velho segue exemplo de outras capitais e decreta ponto facultativo para jogo da Seleção

A Prefeitura de Porto Velho decretou ponto facultativo na próxima segunda-feira (29), em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Direta

LDO de Léo Moraes é aprovada e garante concursos e aumento da receita

LDO de Léo Moraes é aprovada e garante concursos e aumento da receita

A Câmara Municipal de Porto Velho aprovou, durante sessão realizada nesta terça-feira (23), o Projeto de Lei nº 21/2026, de autoria do prefeito Léo

Imóvel com estrutura comprometida é demolido após avaliação técnica da Defesa Civil de Porto Velho

Imóvel com estrutura comprometida é demolido após avaliação técnica da Defesa Civil de Porto Velho

Uma estrutura que há anos preocupava moradores, comerciantes e visitantes da região central de Porto Velho começou a ser removida nesta semana. A de

Gente de Opinião Segunda-feira, 29 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)