Segunda-feira, 19 de abril de 2010 - 14h08
O encontro foi uma iniciativa do mandato do deputado Anselmo de Jesus ao atender a solicitação de vários servidores que buscavam informações esclarecimentos.
Os parlamentares federais do Partido dos Trabalhadores de Rondônia, senadora Fátima Cleide e deputados Anselmo de Jesus e Eduardo Valverde, estiveram reunidos ontem (19) com servidores públicos de Ji-Paraná para dialogarem sobre a tramitação da Emenda Constitucional (EC) 60 e da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 446.
Os parlamentares tiveram a oportunidade de levar aos servidores informações oficiais dos avanços conquistados para a transposição dos servidores do Estado de Rondônia para o quadro da União.
A minuta de projeto de lei que regulamenta a Emenda 60 esteve entre os principais questionamentos apontados pelos servidores, que entendem, assim como os parlamentares, que esta não atende a todos os interesses. O deputado Eduardo Valverde, líder da bancada federal, informou a todos os pontos que se inserem no texto original da minuta apresentada pelo Ministério do Planejamento, e ressaltou que toda a bancada federal trabalha unida em novas negociações junto ao Ministério para que se obtenha correções justas na mesma.
Entre os pontos de alteração na minuta está a inclusão dos professores e policiais no PGPE, a inclusão dos servidores de economia mista e subsidiária como beneficiários da transposição, entre outros. Valverde observou que a Emenda 60 está em fase de regulamentação e de negociação com o Ministério do Planejamento.
O deputado Anselmo de Jesus destacou que o trabalho para a regulamentação da Emenda 60, visando dar agilidade à votação da matéria, tem sido feito de forma muito responsável pela bancada em conjunto com sindicatos e associações de servidores públicos. “Há complexidade nesse processo e por isso trabalhamos de forma coletiva e consensuada. Temos respeitado os servidores conduzindo esse processo com seriedade”, disse Anselmo.
A senadora Fátima Cleide, autora da proposta de transposição dos servidores, reafirmou a necessidade de correções na minuta para que se faça justiça aos servidores vinculados ao período de 1981 a 1991, contemplando-os. Fátima Cleide reforçou o compromisso dos parlamentares federais, assegurando aos trabalhadores a união da bancada no processo. “Estamos trabalhando de forma articulada com todos os relacionados a Transposição, pois sabemos que dessa forma alcançaremos sucesso”, falou a senadora que também pediu confiança aos servidores no trabalho da bancada.
Os parlamentares informaram que há possibilidade de incluir a emenda 60 no texto da Medida Provisória 472, relatada e sugerida pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR). Sendo remetida como Medida Provisória, a Emenda ganharia celeridade.
Outro tema debatido pela bancada petista foi sobre a PEC 446, na qual foi aglutinada a PEC 300. A Proposta remete a definição de um piso remuneratório para os policiais civis e militares e bombeiros dos estados.
Os parlamentares alertaram que é necessário um debate mais aprofundado junto a categoria e o Congresso Nacional para ajustes de itens na Proposta que possam trazer agilidade na aprovação da mesma, tendo em vista que há divergências na responsabilidade da complementação do piso remuneratório.
A senadora e os deputados se colocaram a disposição para continuarem as discussões na busca de entendimentos com as categorias e, dessa forma, serem subsidiados para a defesa da Proposta no Congresso.
A reunião aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores, que teve seu Plenário lotado com a participação dos servidores públicos.
Fonte: Luciane Machado
Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Transporte inclusivo em Porto Velho ganha reforço e amplia atendimento às pessoas com TEA
Há quase um ano, Porto Velho deu um passo importante nas políticas de inclusão com a entrega do primeiro ônibus inclusivo voltado ao atendimento de pe

Prefeitura de Porto Velho adia início do Refis para garantir segurança e qualidade no atendimento
A Prefeitura de Porto Velho informa que o início do Programa de Estímulo à Regularização Fiscal (Refis 2026) foi transferido para 12 de janeiro. A m

Creche Noturna transforma a rotina de mães trabalhadoras e estudantes em Porto Velho
A Creche Noturna, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, tem promovido mudanças significativas na rotina de mães que trabalham ou estudam no período

Casa do Papai Noel encantou famílias no Natal Porto Velho Luz
O brilho nos olhos das crianças, os sorrisos e os abraços marcaram a passagem de milhares de famílias pela Casa do Papai Noel durante o Natal Porto Ve
Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)