Sábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Parlamentares petistas reúnem-se com servidores públicos de Ji-Paraná


 
O encontro foi uma iniciativa do mandato do deputado Anselmo de Jesus ao atender a solicitação de vários servidores que buscavam informações esclarecimentos.

Os parlamentares federais do Partido dos Trabalhadores de Rondônia, senadora Fátima Cleide e deputados Anselmo de Jesus e Eduardo Valverde, estiveram reunidos ontem (19) com servidores públicos de Ji-Paraná para dialogarem sobre a tramitação da Emenda Constitucional (EC) 60 e da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 446.

Os parlamentares tiveram a oportunidade de levar aos servidores informações oficiais dos avanços conquistados para a transposição dos servidores do Estado de Rondônia para o quadro da União.

A minuta de projeto de lei que regulamenta a Emenda 60 esteve entre os principais questionamentos apontados pelos servidores, que entendem, assim como os parlamentares, que esta não atende a todos os interesses. O deputado Eduardo Valverde, líder da bancada federal, informou a todos os pontos que se inserem no texto original da minuta apresentada pelo Ministério do Planejamento, e ressaltou que toda a bancada federal trabalha unida em novas negociações junto ao Ministério para que se obtenha correções justas na mesma.

Entre os pontos de alteração na minuta está a inclusão dos professores e policiais no PGPE, a inclusão dos servidores de economia mista e subsidiária como beneficiários da transposição, entre outros. Valverde observou que a Emenda 60 está em fase de regulamentação e de negociação com o Ministério do Planejamento.

O deputado Anselmo de Jesus destacou que o trabalho para a regulamentação da Emenda 60, visando dar agilidade à votação da matéria, tem sido feito de forma muito responsável pela bancada em conjunto com sindicatos e associações de servidores públicos. “Há complexidade nesse processo e por isso trabalhamos de forma coletiva e consensuada. Temos respeitado os servidores conduzindo esse processo com seriedade”, disse Anselmo.

A senadora Fátima Cleide, autora da proposta de transposição dos servidores, reafirmou a necessidade de correções na minuta para que se faça justiça aos servidores vinculados ao período de 1981 a 1991, contemplando-os. Fátima Cleide reforçou o compromisso dos parlamentares federais, assegurando aos trabalhadores a união da bancada no processo. “Estamos trabalhando de forma articulada com todos os relacionados a Transposição, pois sabemos que dessa forma alcançaremos sucesso”, falou a senadora que também pediu confiança aos servidores no trabalho da bancada.

Os parlamentares informaram que há possibilidade de incluir a emenda 60 no texto da Medida Provisória 472, relatada e sugerida pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR). Sendo remetida como Medida Provisória, a Emenda ganharia celeridade.

Outro tema debatido pela bancada petista foi sobre a PEC 446, na qual foi aglutinada a PEC 300. A Proposta remete a definição de um piso remuneratório para os policiais civis e militares e bombeiros dos estados.

Os parlamentares alertaram que é necessário um debate mais aprofundado junto a categoria e o Congresso Nacional para ajustes de itens na Proposta que possam trazer agilidade na aprovação da mesma, tendo em vista que há divergências na responsabilidade da complementação do piso remuneratório.

A senadora e os deputados se colocaram a disposição para continuarem as discussões na busca de entendimentos com as categorias e, dessa forma, serem subsidiados para a defesa da Proposta no Congresso.

A reunião aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores, que teve seu Plenário lotado com a participação dos servidores públicos.

Fonte: Luciane Machado

Gente de OpiniãoSábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cavalgada da Expojipa é neste sábado, 5

Cavalgada da Expojipa é neste sábado, 5

Faltando um dia para a tradicional Cavalgada de abertura da Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Ji-Paraná (Expojipa) 2025, a Paredão A

Reforma administrativa enxuga a máquina, traz economia e agilidade para serviços públicos

Reforma administrativa enxuga a máquina, traz economia e agilidade para serviços públicos

Com uma nova estrutura administrativa a partir da próxima segunda-feira (7), a Prefeitura de Porto Velho passa a operar com o tamanho da máquina púb

Nova estrutura organizacional da Prefeitura de Porto Velho entra em vigor a partir de 7 de julho

Nova estrutura organizacional da Prefeitura de Porto Velho entra em vigor a partir de 7 de julho

A Prefeitura de Porto Velho passa a operar, a partir da próxima segunda-feira (7), com uma nova estrutura administrativa. A mudança está regulamenta

Prefeitura de Porto Velho e governo estadual garantem avanço nas obras da Estrada da Penal

Prefeitura de Porto Velho e governo estadual garantem avanço nas obras da Estrada da Penal

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), segue avançando nas ações de infraestrutura viária. Nes

Gente de Opinião Sábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)