Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Parlamentares levam boas notícias para moradores da Flona Bom Futuro


O deputado Eduardo Valverde (PT/RO), o prefeito Roberto Sobrinho, a Senadora Fátima Cleide (PT) visitaram ontem, quinta-feira (3) os moradores das comunidades de Rio Pardo e Marco Azul, localizada dentro da Floresta Nacional.

Conversando com a comunidade local, Valverde informou que na próxima semana o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionará a MP 472 que desafeta a Flona.

Essa sanção reforçou o parlamentar, significa na prática o fim de anos de conflitos a área e a possibilidade de centenas de famílias serem oficialmente e legalmente donas de suas propriedades.

“Começamos a resolver um problema de mais de quinze anos. Não fazendo discursos demagógicos e nem incentivando conflitos armados. Estamos dando a inúmeras famílias a oportunidade de viverem com dignidade e na legalidade”, ressaltou.

A Floresta Nacional do Bom Futuro foi palco de enorme conflito fundiário por mais de quinze anos. Isto porque inúmeros posseiros foram entrando na Flona, de propriedade da União e considerada Unidade de Conservação e fazendo o desmatamento da região. Porém, muitas famílias se estabeleceram na região e a retirada delas seria muito complicada.

Então para amenizar o problema, explicou o deputado, foi feito um acordo entre a União e o governo estadual visando uma troca de áreas. Pelo acordo, os 272 mil hectares (2.720 km²) da Floresta Nacional dariam origem a três reservas distintas: uma área de proteção ambiental de 70 mil hectares e uma floresta estadual de 70 mil hectares, a serem administradas por Rondônia, e uma unidade de conservação federal de 132 mil hectares, de responsabilidade do Instituto Chico Mendes (ICMBio).

Em troca, o estado de Rondônia cederia para a União 180 mil hectares para a criação de uma unidade de conservação de proteção integral. A nova área federal seria formada por quatro unidades: as florestas estaduais Rio Vermelho A e B, e as estações ecológicas Serra dos Três Irmãos e Mujica Nava. Além da permuta ficou estabelecido que o governo do estado providenciasse a retirada dos criadores de gado e a transferência das famílias para outra área.

A visita dos parlamentares com o prefeito, Roberto Sobrinho, teve o intuito de informarem a ampliação dos serviços da prefeitura em favor da comunidade. Serão serviços na área da saúde, educação, além iniciar o programa Luz para Todos, através da Ceron.

As autoridades foram recebidas por centenas de moradores, felizes com a nova fase que se inicia na região. Além da melhoria na infraestrutura, a prefeitura informou também o início da regularização dos lotes, e o reassentamento daqueles que ainda não foram conduzidos a novas áreas.

Não só Rio Pardo ganhará com a regularização da Flona, mas os municípios vizinhos, como é o caso de Buritis. Valverde disse que como pré-candidato ao governo do estado está em seu plano de governo, o asfaltamento da estação que ligará o município até Porto Velho passando por Rio Pardo.

Participaram também da visita à comunidade da Flona Bom Futuro os vereadores, Epifânia Barbosa, Bengala, o Prefeito Romeu de Alto Paraíso, o ex-vice prefeito de Ariquemes, Aumari Guedes, Secretario de Obras de Porto Velho, Marcelo Fernandes, Secretário de Agricultura de Porto Velho, Jose Wildes, entre outros.

Fonte: Leila Denise
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito

Símbolo de memória, lazer e pertencimento para a população de Porto Velho, o Parque Circuito é um dos espaços públicos mais tradicionais da capital. L

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho

Viver em comunidade exige, acima de tudo, respeito aos direitos de cada cidadão, além do cuidado individual e coletivo com as regras de convivência e

Transporte inclusivo em Porto Velho ganha reforço e amplia atendimento às pessoas com TEA

Transporte inclusivo em Porto Velho ganha reforço e amplia atendimento às pessoas com TEA

Há quase um ano, Porto Velho deu um passo importante nas políticas de inclusão com a entrega do primeiro ônibus inclusivo voltado ao atendimento de pe

Prefeitura de Porto Velho adia início do Refis para garantir segurança e qualidade no atendimento

Prefeitura de Porto Velho adia início do Refis para garantir segurança e qualidade no atendimento

A Prefeitura de Porto Velho informa que o início do Programa de Estímulo à Regularização Fiscal (Refis 2026) foi transferido para 12 de janeiro. A m

Gente de Opinião Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)