Porto Velho (RO) quarta-feira, 30 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Parlamentares levam boas notícias para moradores da Flona Bom Futuro


O deputado Eduardo Valverde (PT/RO), o prefeito Roberto Sobrinho, a Senadora Fátima Cleide (PT) visitaram ontem, quinta-feira (3) os moradores das comunidades de Rio Pardo e Marco Azul, localizada dentro da Floresta Nacional.

Conversando com a comunidade local, Valverde informou que na próxima semana o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionará a MP 472 que desafeta a Flona.

Essa sanção reforçou o parlamentar, significa na prática o fim de anos de conflitos a área e a possibilidade de centenas de famílias serem oficialmente e legalmente donas de suas propriedades.

“Começamos a resolver um problema de mais de quinze anos. Não fazendo discursos demagógicos e nem incentivando conflitos armados. Estamos dando a inúmeras famílias a oportunidade de viverem com dignidade e na legalidade”, ressaltou.

A Floresta Nacional do Bom Futuro foi palco de enorme conflito fundiário por mais de quinze anos. Isto porque inúmeros posseiros foram entrando na Flona, de propriedade da União e considerada Unidade de Conservação e fazendo o desmatamento da região. Porém, muitas famílias se estabeleceram na região e a retirada delas seria muito complicada.

Então para amenizar o problema, explicou o deputado, foi feito um acordo entre a União e o governo estadual visando uma troca de áreas. Pelo acordo, os 272 mil hectares (2.720 km²) da Floresta Nacional dariam origem a três reservas distintas: uma área de proteção ambiental de 70 mil hectares e uma floresta estadual de 70 mil hectares, a serem administradas por Rondônia, e uma unidade de conservação federal de 132 mil hectares, de responsabilidade do Instituto Chico Mendes (ICMBio).

Em troca, o estado de Rondônia cederia para a União 180 mil hectares para a criação de uma unidade de conservação de proteção integral. A nova área federal seria formada por quatro unidades: as florestas estaduais Rio Vermelho A e B, e as estações ecológicas Serra dos Três Irmãos e Mujica Nava. Além da permuta ficou estabelecido que o governo do estado providenciasse a retirada dos criadores de gado e a transferência das famílias para outra área.

A visita dos parlamentares com o prefeito, Roberto Sobrinho, teve o intuito de informarem a ampliação dos serviços da prefeitura em favor da comunidade. Serão serviços na área da saúde, educação, além iniciar o programa Luz para Todos, através da Ceron.

As autoridades foram recebidas por centenas de moradores, felizes com a nova fase que se inicia na região. Além da melhoria na infraestrutura, a prefeitura informou também o início da regularização dos lotes, e o reassentamento daqueles que ainda não foram conduzidos a novas áreas.

Não só Rio Pardo ganhará com a regularização da Flona, mas os municípios vizinhos, como é o caso de Buritis. Valverde disse que como pré-candidato ao governo do estado está em seu plano de governo, o asfaltamento da estação que ligará o município até Porto Velho passando por Rio Pardo.

Participaram também da visita à comunidade da Flona Bom Futuro os vereadores, Epifânia Barbosa, Bengala, o Prefeito Romeu de Alto Paraíso, o ex-vice prefeito de Ariquemes, Aumari Guedes, Secretario de Obras de Porto Velho, Marcelo Fernandes, Secretário de Agricultura de Porto Velho, Jose Wildes, entre outros.

Fonte: Leila Denise
 

Mais Sobre Municípios

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), coordenadora do Comitê Municipal de Segurança Viária, realizou na última sexta-feira (25) o encerramento d

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç