Sábado, 17 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Parlamentares buscam Farmácia Popular para Ji-Paraná



Os deputados Federal Mauro Nazif e estadual Jesualdo Pires, ambos do PSB, estão buscando junto ao Ministério da Saúde a liberação de uma unidade da Farmácia Popular para Ji-Paraná. A solicitação já foi protocolada no Ministério para que Ji-Paraná seja incluída entre as cidades que serão beneficiadas pelo programa que prevê a instalação de novas unidades neste segundo semestre. 

O Programa do Governo Federal Farmácia Popular, disponibilizam por meio de suas unidades farmacêuticas, medicamentos a preço de custo. São centenas de remédios considerados essenciais para tratamentos de doenças comuns no País. Com a implantação da Farmácia Popular serão fornecidos a preços mais baratos analgésicos, anticoncepcionais, anti-hipertensivos, medicamentos para diabetes, colesterol, gastrite e outros.
 
A Farmácia Popular é implantada por meio de parceria entre o Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Prefeitura Municipal, e tem como objetivo facilitar o acesso dos pacientes aos medicamentos e reduzir gastos do Sistema Único de Saúde (SUS). 

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), órgão do Ministério da Saúde e executora do programa, adquire os medicamentos de laboratórios farmacêuticos oficiais públicos ou do setor privado, quando necessário. Os medicamentos são adquiridos em pregões realizados pela fundação e repassados para as unidades para serem comercializados a preços menores que os de mercado. 

Conforme o deputado Jesualdo Pires, desde a implantação do programa pelo Governo Federal, surgiu o interesse em se conquistar o beneficio para a cidade de Ji-Paraná e agora com a ampliação da rede de farmácias pelo Governo Federal, a cidade poderá ser contemplada. “Para isso estamos tendo o apoio irrestrito do deputado Dr. Mauro Nazif que está lutando junto ao Ministério da Saúde para liberar uma unidade para Ji-Paraná”. 

Nazif ressaltou que o programa é bastante eficaz, sobretudo, para facilitar a vida de milhares de pessoas que por necessidade, acabam interrompendo o tratamento de doenças por não conseguirem arcar com os preços dos remédios. “O programa é uma excelente saída para melhorar um dos grandes problemas da população que é o alto preço da medicação”, frisou Mauro Nazif. 

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSábado, 17 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Auditoria da prefeitura de Porto Velho deu início à investigação policial no Ipam

Auditoria da prefeitura de Porto Velho deu início à investigação policial no Ipam

Iniciada nos primeiros meses de 2025, uma auditoria interna promovida pela Prefeitura de Porto Velho culminou na deflagração da operação denominada “S

Ipam identifica irregularidades e aciona a Polícia Civil, que dá origem à Operação Sutura

Ipam identifica irregularidades e aciona a Polícia Civil, que dá origem à Operação Sutura

O Instituto de Previdência e Assistência Médica dos Servidores do Município de Porto Velho (Ipam) informa que a Operação Sutura, deflagrada pela Políc

ARDPV determina limpeza ininterrupta nos banheiros da Rodoviária de Porto Velho

ARDPV determina limpeza ininterrupta nos banheiros da Rodoviária de Porto Velho

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados e de Desenvolvimento do Município de Porto Velho (ARDPV) determinou, nesta quarta-feira (15), o r

Prefeitura inicia reforma geral do Parque Circuito, símbolo histórico de Porto Velho

Prefeitura inicia reforma geral do Parque Circuito, símbolo histórico de Porto Velho

Na manhã desta quarta-feira (14), foi assinada a ordem de serviço que autoriza o início das obras de revitalização do Parque Circuito Dr. José Adelino

Gente de Opinião Sábado, 17 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)