Quarta-feira, 20 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Parceria público-privada fortalece ações para instalação de aviário em Espigão do Oeste



A equipe da Emater-RO de Espigão do Oeste acompanhou de perto a instalação do primeiro alojamento de pintinhos de corte na propriedade do agricultor familiar Jober Ril. Animado com o projeto, que considera audacioso, Ril afirma que o investimento trará novos horizontes para ele e sua família. O investimento foi viabilizado com recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e contribuiu para a criação de novas oportunidades de trabalho.

Gente de Opinião

Oportunidades de trabalho e boa lucratividade para o sustento da família.

A implantação do aviário na propriedade da família Ril foi o único financiado com recursos do Pronaf no estado de Rondônia pelo Banco da Amazônia em integração com grupo Globoaves, em Espigão do Oeste.  “Foi um grande desafio para as partes envolvidas desde a elaboração do projeto, em 2015, adequação do projeto no orçamento previsto e assistência técnica constante da empresa que acompanhou a implantação até a aprovação final da construção agora em 2017”, explica o extensionista da Emater-RO, Samuel Borges.

A propriedade da família Ril é uma propriedade com pouca aptidão para pecuária e a inclusão produtiva através da implantação de um aviário veio ao encontro de seus anseios produtivos. A avicultura comercial criou novas oportunidades de trabalho, como por exemplo, para o jovem rural, filho do casal, Rian Ril, recém formado em técnicas agrícolas, que agora pode aplicar seu aprendizado na propriedade da família.

A parceria público-privada, que integra indústria e avicultores, tem apresentado excelentes resultados em Espigão do Oeste, onde o grupo Globoaves está instalado. Na integração, os avicultores oferecem a infraestrutura (o espaço na propriedade com água e energia elétrica) e a mão de obra e o grupo subsidia os insumos (ração, vacinas e medicamentos) necessários ao bem estar animal. O ciclo de produção começa a partir do alojamento dos pintinhos e dura cerca de 40 dias até o abate.

Para o extensionista da Emater-RO, a parceria público-privada foi um sucesso para execução de projetos dessa natureza, pois “é inovador e traz produção tecnificada e profissionalizada” aos agricultores familiares. O acompanhamento técnico especializado da empresa integradora, somado à assistência técnica oferecida pelo governo estadual através da Emater-RO proporciona um manejo adequado dos frangos do confinamento, em larga escala e bom desenvolvimento, resultando em grande produção de proteína animal. “Esse é um fator determinante na remuneração do produtor e lhe trará boa lucratividade para o sustento da família”.

Leia mais sobre a Emater Rondônia
 


Fonte
Texto: Wania Ressutti
Fotos: Emater-RO
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 20 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Avenida Guaporé recebe obra histórica da Prefeitura de Porto Velho

Avenida Guaporé recebe obra histórica da Prefeitura de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), concluiu uma obra histórica de iluminação pública ao longo de do

Maior concurso público da história de Porto Velho desperta esperança e mobiliza estudantes

Maior concurso público da história de Porto Velho desperta esperança e mobiliza estudantes

A Prefeitura de Porto Velho anunciou o planejamento do maior concurso público da história da capital. Com salários que podem chegar a R$ 22 mil, o cer

Lanche Extra proporciona nova realidade para alunos da rede municipal de ensino em Porto Velho

Lanche Extra proporciona nova realidade para alunos da rede municipal de ensino em Porto Velho

A estudante Elke de Souza, moradora do bairro Rio Madeira em Porto Velho, é mãe de duas crianças: Luís Henrique Vieira, 8 anos, e da Helena Vieira, 7

Prefeitura de Porto Velho lança campanha “Carinho não é Segredo” contra violência infantil

Prefeitura de Porto Velho lança campanha “Carinho não é Segredo” contra violência infantil

A luta por um mundo mais seguro para as crianças é o foco da campanha “Carinho não é Segredo”, promovida pela Prefeitura de Porto Velho, sob a articul

Gente de Opinião Quarta-feira, 20 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)