Porto Velho (RO) sábado, 19 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Parceria com ONG melhora saúde da população em Vilhena



O Programa de Agentes Comunitário de Saúde - PACS, considerado hoje como instrumento para transição do programa sobre a Saúde da Família, tem sido mais uma estratégia da Prefeitura de Vilhena para melhorar a saúde no município.

O PACS, e as ações dos Agentes Comunitários de Saúde - ACS são coordenados e acompanhados por uma enfermeira que possui suas especialidades em saúde da família que engloba adulto crianças mulheres, hipertensos e diabéticos , fazendo ações inerentes aos Programas acima citados. Principalmente na parte de Promoção de saúde e prevenção de doenças, principalmente para as grávidas, crianças, diabéticos e hipertensos e prevenção de câncer de colo de útero.

No setor 17, 19 e 20, os Agentes Comunitários de Sáude-ACS, trabalham em parceria com a ONG o Caminho, que disponibiliza o local para o atendimento dos moradores todas as segundas-feiras. De acordo com a enfermeira Neide Ikino, coordenadora dos ACS nesses bairros, “oferecemos a essa população atenção básica de saúde, como palestra educativas sobre prevenção de doenças, alimentação saudável e adequada, prevenção e acompanhamento do pé diabético, além de acompanharmos passo a passo o tratamento dos hipertensos, proporcionando qualidade de vida melhor para essas pessoas dando-lhes um atendimento pessoal”, enfatizou a enfermeira Neide.

O prefeito Zé Rover, tem apoiado e incentivado 100% o trabalho oferecido pelo Pacs através dos Agentes Comunitários de Saúde, “essa estratégia do atendimento no próprio bairro, mostra que oferecer às famílias serviços de saúde preventiva e curativa em suas próprias comunidades resulta em melhorias consideráveis na saúde da população, considerando que alivia o movimento nas Unidades de Saúde e no próprio Hospital Regional.

A enfermeira, explica que os atendimentos acontecem da seguinte forma: na primeira segunda do mês, os atendimentos são para as mulheres, com palestras, e atividades referentes a elas, na segunda feira do mês e a vez de atender os hipertensos e diabéticos, na terceira segunda e a vez das gestantes e crianças serem atendidos, além da realização de reuniões entre os ACS e a enfermeira, para planejamento do trabalho em cada setor e entrega de medicamentos verificação de pressão e visitas domiciliares.

Para dona Expedita Paula, de 66 anos, esse tipo de atendimento oferecido pela Prefeitura de Vilhena e muito bom, “Esse serviço é nota dez, porque o postinho mais próximo do setor 17 e do bairro Cristo Rei e já estou de idade para andar tanto para receber atendimento, sofro de hipertensão, e aqui com o atendimento do ACS, fica mais perto da minha casa”, ressaltou Expedita.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce