Quinta-feira, 3 de março de 2011 - 16h11
O Programa de Agentes Comunitário de Saúde - PACS, considerado hoje como instrumento para transição do programa sobre a Saúde da Família, tem sido mais uma estratégia da Prefeitura de Vilhena para melhorar a saúde no município.
O PACS, e as ações dos Agentes Comunitários de Saúde - ACS são coordenados e acompanhados por uma enfermeira que possui suas especialidades em saúde da família que engloba adulto crianças mulheres, hipertensos e diabéticos , fazendo ações inerentes aos Programas acima citados. Principalmente na parte de Promoção de saúde e prevenção de doenças, principalmente para as grávidas, crianças, diabéticos e hipertensos e prevenção de câncer de colo de útero.
No setor 17, 19 e 20, os Agentes Comunitários de Sáude-ACS, trabalham em parceria com a ONG o Caminho, que disponibiliza o local para o atendimento dos moradores todas as segundas-feiras. De acordo com a enfermeira Neide Ikino, coordenadora dos ACS nesses bairros, “oferecemos a essa população atenção básica de saúde, como palestra educativas sobre prevenção de doenças, alimentação saudável e adequada, prevenção e acompanhamento do pé diabético, além de acompanharmos passo a passo o tratamento dos hipertensos, proporcionando qualidade de vida melhor para essas pessoas dando-lhes um atendimento pessoal”, enfatizou a enfermeira Neide.
O prefeito Zé Rover, tem apoiado e incentivado 100% o trabalho oferecido pelo Pacs através dos Agentes Comunitários de Saúde, “essa estratégia do atendimento no próprio bairro, mostra que oferecer às famílias serviços de saúde preventiva e curativa em suas próprias comunidades resulta em melhorias consideráveis na saúde da população, considerando que alivia o movimento nas Unidades de Saúde e no próprio Hospital Regional.
A enfermeira, explica que os atendimentos acontecem da seguinte forma: na primeira segunda do mês, os atendimentos são para as mulheres, com palestras, e atividades referentes a elas, na segunda feira do mês e a vez de atender os hipertensos e diabéticos, na terceira segunda e a vez das gestantes e crianças serem atendidos, além da realização de reuniões entre os ACS e a enfermeira, para planejamento do trabalho em cada setor e entrega de medicamentos verificação de pressão e visitas domiciliares.
Para dona Expedita Paula, de 66 anos, esse tipo de atendimento oferecido pela Prefeitura de Vilhena e muito bom, “Esse serviço é nota dez, porque o postinho mais próximo do setor 17 e do bairro Cristo Rei e já estou de idade para andar tanto para receber atendimento, sofro de hipertensão, e aqui com o atendimento do ACS, fica mais perto da minha casa”, ressaltou Expedita.
Fonte: Ascom
Quinta-feira, 13 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) vem atuando de forma firme e contínua na fiscalização dos serviços de coleta de lixo executados p

Com menor custo, Natal 2025 será o mais grandioso já realizado em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho vai realizar o Natal 2025 com menor investimento, ampliando a decoração natalina para todos os distritos e reforçando o

Quem aí gosta de fastfood com os famosos sanduiches da rede mundial de restaurantes "MC Donald's"? Muita gente gosta dessa e de outras marcas como B

Prefeitura apresenta medidas para garantir eficiência na coleta de lixo
A Prefeitura de Porto Velho realizou, na tarde desta segunda-feira (10), uma coletiva de imprensa para apresentar as ações na gestão dos resíduos sóli
Quinta-feira, 13 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)