Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Palestras orientam estudantes sobre abuso sexual contra crianças e adolescentes


Estadual Sandoval Meira será a próxima a receber o projeto.

Levar informações à comunidade escolar por meio de palestras e apresentações teatrais sobre a violência sexual infantil para promover uma atuação adequada, eficaz e responsável, no âmbito escolar, diante das situações de evidências ou constatações de violências sofridas pelos educandos. Este é o objetivo do projeto "Abuso Sexual Infantil: Conhecer para Combater", desenvolvido pelo Juizado da Infância e da Juventude da Comarca de Pimenta Bueno (RO).

As ações sobre essa temática tiveram finalidade preventiva, com propósito de oportunizar à comunidade escolar a sensibilização e compreensão sobre o prejuízo da violência sexual para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, bem como assegurar adequado encaminhamento e fluxo, de modo a garantir sigilo da identidade do educador e da escola e preservar a privacidade da vítima.

De acordo com a juíza Emy Karla Yamamoto Roque, responsável pelo Juizado da Infância e da Juventude da Comarca de Pimenta Bueno, o projeto leva informações sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes a alunos e professores do ensino fundamental das escolas Frei Silvestre, Bom Sucesso e Sandoval Meira. Para a juíza, o conhecimento é uma das principais armas contra esse tipo de abuso. "As crianças precisam saber identificar a agressão e ter consciência das formas de denúncia, por isso, o Juizado utiliza as palestras de orientação, que já foram assistidas por 657 estudantes, que têm agora as ferramentas necessárias para denunciar e prevenir-se", afirmou a juíza.

A próxima escola estadual que receberá a visita do Juizado da Infância será a Sandoval Meira, nos dias 18 e 19 de novembro. O trabalho conta também com o apoio de professores do Sesi, os quais encenam peça teatral sobre o tema violência sexual e com a participação de convidados de membros do Ministério Público, Delegacia Civil, Conselho Tutelar, Serviço de Enfrentamento à Violência Sexual, Comissariado e SEDUC. 

Fonte: Ascom TJRO
 

Gente de OpiniãoSábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Quem vive às margens do rio Madeira aprende cedo que a vida muda com as águas. Elizete Mota, moradora da comunidade Bom Será, lembra que a seca não é

Prefeito Affonso Cândido apresenta balanço do 1º ano de mandato durante encerramento dos trabalhos do Legislativo

Prefeito Affonso Cândido apresenta balanço do 1º ano de mandato durante encerramento dos trabalhos do Legislativo

Na noite desta terça-feira (09), o prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), participou da Sessão Extraordinária que marcou o encerramento das at

Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal

Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal

A manhã desta quarta-feira (10) marcou um momento simbólico para as políticas públicas de Porto Velho: a posse das novas 24 mulheres, entre titulares

Alunos de escolas municipais realizam sonho de patinar na pista de gelo no Parque da Cidade

Alunos de escolas municipais realizam sonho de patinar na pista de gelo no Parque da Cidade

As tardes estão sendo de muita expectativa, euforia e realização de sonhos para as crianças que estudam nas escolas municipais. Ao participarem da pri

Gente de Opinião Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)