Quinta-feira, 18 de julho de 2019 - 13h31

O Centro de Estudos Budistas e Bodsativa de Porto Velho, pela primeira vez está trazendo à capital para um ciclo de atividades o historiador Fernando Leão, que num tom descontraído conversará com os participantes sobre a filosofia budista e sua história.
Para facilitar a compreensão, a palestra está dividida em dois painéis, o primeiro a ser realizado no dia 31, é denominada História do Budismo 1 e é uma apresentação do budismo a partir da vida de seu precursor, o príncipe Siddhartha Gautama e sua morte 80 anos depois, construindo um diálogo entre os textos canônicos e a contribuição da história na arqueologia.
O segundo painel História do Budismo 2, agendado para o dia 01º de agosto, tratará da expansão do pensamento budista para o Oriente e sua chegada ao Tibete, 1300 anos após a morte de Buda. As condições políticas e religiosas e sua estruturação na sociedade.
Para a comunidade budista de Porto Velho esse é um momento ímpar e é com alegria que eles abrem as portas do Centro de Estudo Budistas e Bodisatvas de Porto Velho para todos aqueles, que mesmo não budistas, têm interesse ou conexão com a filosofia budista e a cultura de paz. Um vez que o Budismo dialóga com várias tradições e prega uma cultura de paz e harmonia universal.
Sobre o palestrante
Fernando Leão é historiador e vem atuando na educação nos últimos 30 anos. É vice-presidente do Instituto Caminho do Meio, entidade social que é gestora das escolas Caminho do Meio em Viamão (RS) e Vila Verde em Alto Paraíso de Goiás, tendo sido diretor pedagógico desta última até o ano de 2018. A Escola Vila Verde (EVV) ganhou, em 2015, o prêmio Ashoka de Inovação. Sua sustentação pedagógica se dá a partir de um tripé: a Pedagogia de Projetos desenvolvida pelo filósofo Jonh Dewey; a preocupação com o meio ambiente a partir das observações de Fritjof Capra; e o olhar para o mundo interno inspirado no ensinamento budista.
Também faz parte da Comunidade Ativadora do Programa Escolas Transformadoras desde 2015 e é coautor de dois livros: O ser e o agir transformador - Para mudar a conversa sobre educação. E Criatividade: Mudar a educação e transformar o mundo. Também é aluno do Lama Padma Samten há 15 anos e tutor do programa de facilitadores do CEBB - Centro de Estudos Budistas Bodisatva.

Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil
Quem vive às margens do rio Madeira aprende cedo que a vida muda com as águas. Elizete Mota, moradora da comunidade Bom Será, lembra que a seca não é

Na noite desta terça-feira (09), o prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), participou da Sessão Extraordinária que marcou o encerramento das at

Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal
A manhã desta quarta-feira (10) marcou um momento simbólico para as políticas públicas de Porto Velho: a posse das novas 24 mulheres, entre titulares

Alunos de escolas municipais realizam sonho de patinar na pista de gelo no Parque da Cidade
As tardes estão sendo de muita expectativa, euforia e realização de sonhos para as crianças que estudam nas escolas municipais. Ao participarem da pri
Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)