Porto Velho (RO) quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Palestra sobre a história do Budismo movimenta o CEBB-RO no final de julho


Palestra sobre a história do Budismo movimenta o CEBB-RO no final de julho - Gente de Opinião

O Centro de Estudos Budistas e Bodsativa de Porto Velho, pela primeira vez está trazendo à capital para um ciclo de atividades o historiador Fernando Leão, que num tom descontraído conversará com os participantes sobre a filosofia budista e sua história.

Para facilitar a compreensão, a palestra está dividida em dois painéis, o primeiro a ser realizado no dia 31, é denominada História do Budismo 1 e é uma apresentação do budismo a partir da vida de seu precursor, o príncipe Siddhartha Gautama e sua morte 80 anos depois, construindo um diálogo entre os textos canônicos e a contribuição da história na arqueologia. 

O segundo painel História do Budismo 2, agendado para o dia 01º de agosto, tratará da expansão do pensamento budista para o Oriente e sua chegada ao Tibete, 1300 anos após a morte de Buda. As condições políticas e religiosas e sua estruturação na sociedade. 

Para a comunidade budista de Porto Velho esse é um momento ímpar e é com alegria que eles abrem as portas do Centro de Estudo Budistas e Bodisatvas de Porto Velho para todos aqueles, que mesmo não budistas, têm interesse ou conexão com a filosofia budista e a cultura de paz. Um vez que o Budismo dialóga com várias tradições e prega uma cultura de paz e harmonia universal. 
 
Sobre o palestrante

Fernando Leão é historiador e vem atuando na educação nos últimos 30 anos. É vice-presidente do Instituto Caminho do Meio, entidade social que é gestora das escolas Caminho do Meio em Viamão (RS) e Vila Verde em Alto Paraíso de Goiás, tendo sido diretor pedagógico desta última até o ano de 2018. A Escola Vila Verde (EVV) ganhou, em 2015, o prêmio Ashoka de Inovação. Sua sustentação pedagógica se dá a partir de um tripé: a Pedagogia de Projetos desenvolvida pelo filósofo Jonh Dewey; a preocupação com o meio ambiente a partir das observações de Fritjof Capra; e o olhar para o mundo interno inspirado no ensinamento budista.

Também faz parte da Comunidade Ativadora do Programa Escolas Transformadoras desde 2015 e é coautor de dois livros: O ser e o agir transformador - Para mudar a conversa sobre educação. E Criatividade: Mudar a educação e transformar o mundo. Também é aluno do Lama Padma Samten há 15 anos e tutor do programa de facilitadores do CEBB - Centro de Estudos Budistas Bodisatva.

Palestra sobre a história do Budismo movimenta o CEBB-RO no final de julho - Gente de Opinião

Mais Sobre Municípios

Prefeitura de Porto velho faz chamamento público para artistas que comporão calendário cultural

Prefeitura de Porto velho faz chamamento público para artistas que comporão calendário cultural

A Prefeitura de Porto Velho, através da Fundação Cultural (Funcultural), divulgou edital de Chamamento Público para seleção de grupos, bandas e artist

Prefeitura de Rolim de Moura divulga resultado final do chamamento público

Prefeitura de Rolim de Moura divulga resultado final do chamamento público

A Prefeitura de Rolim de Moura (RO), por meio da secretaria municipal de Agricultura (Semagri), divulgou nessa sexta-feira, (14/02), no diário ofici

Castanheiras faz 28 anos de emancipação política

Castanheiras faz 28 anos de emancipação política

O município de Castanheiras (RO) completa 28 anos de emancipação política nesse dia 13 de fevereiro de 2020, mas as comemorações acontecerão no dia 01

Nota de repúdio da FESEC contra ato do prefeito Hildon Chaves

Nota de repúdio da FESEC contra ato do prefeito Hildon Chaves

NOTA DE REPÚDIO E ESCLARECIMENTO AO PÚBLICOA Federação das Escolas de Samba e Entidades Carnavalescas de Rondônia – FESEC, vem a público esclarecer e