Sexta-feira, 18 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Paiter Suruís recebem Padre Franco


Padre Franco Vialetto (PT), candidato a reeleição para a Prefeitura de Cacoal, tirou a tarde de ontem, quinta-feira, 13, para visitar algumas aldeias indígenas do município. Padre Franco foi recebido com muito respeito e interesse em todas as aldeias visitas.Paiter Suruís recebem Padre Franco - Gente de Opinião

Três aldeias foram visitadas, todas elas da etnia Paiter Suruí. No início da tarde, Padre Franco esteve na Aldeia Itapara. A aldeia, localizada na Linha 10, zona rural do município, conta com 80 suruís. Após a reunião na Itapara, Padre Franco foi até a Linha 11, onde se reuniu com diversas pessoas da Aldeia Amaral, que abriga aproximadamente 150 índios Paiter Suruí.

Ainda na Linha 11, Padre Franco visitou a Aldeia Joaquim. Ao todo, 97 índios suruís fazem parte da Aldeia Joaquim. Em todas as reuniões, Padre Franco conversou com os suruís, respondeu alguns questionamentos e falou do carinho e do respeito que tem pelos indígenas de Cacoal.

“Desde que cheguei em Cacoal, há quase 40 anos, eu tenho tido um contato e uma relação muito amigável, com todos os indígenas. Eles trazem uma cultura diferente da nossa, mas merecem tanto respeito, quanto qualquer um. Eu tenho um orgulho muito grande por ter sido o primeiro prefeito a trazer dois índios para a administração municipal. O povo e a cultura indígenas são as principais características de Cacoal, por isso devem ser valorizadas”.

No final de cada reunião, Padre Franco se comprometeu em fazer tudo o que for possível para ajudar os indígenas do município. “Infelizmente, nem tudo o que queremos fazer, nós podemos. Os índios tem um órgão federal exclusivo que é a FUNAI, nós não podemos passar por cima da FUNAI. Tudo o que quisermos fazer, temos que comunicar e ter a autorização da FUNAI. Todo esse processo dificulta a realização de nossas ações”.

Padre Franco enfatizou ainda que uma de suas ideias é ter em sua administração um indígena de cada aldeia do município. “Se eu puder ter ao meu lado um índio de cada aldeia, que traga até mim todas as dificuldades, anseios, necessidades de seu povo, vai ser mais fácil tentar resolver qualquer questão. Pois desta forma estaremos mais perto de todos”.

Após visitar as Aldeias Itapara, Amaral e Joaquim, Padre Franco participou de uma reunião no Campo do Flamengo, na Linha 10. Participaram da reunião agricultores, moradores da Linha 10 e Linhas próximas e diversos suruís que fizeram questão de participar também da reunião na parte da noite.

Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 18 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura instala bebedouro gratuito para frequentadores do Espaço Alternativo

Prefeitura instala bebedouro gratuito para frequentadores do Espaço Alternativo

Com foco na garantia do bem-estar e qualidade de vida dos seus cidadãos, a Prefeitura de Porto Velho disponibilizou um bebedouro gratuito no Espaço

Operação Cidade Limpa já retirou mais de 70 mil toneladas de resíduos das ruas de Porto Velho

Operação Cidade Limpa já retirou mais de 70 mil toneladas de resíduos das ruas de Porto Velho

Com o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida da população e recuperar áreas públicas urbanas, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da S

Prefeitura realiza ação para emissão de credencial de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência

Prefeitura realiza ação para emissão de credencial de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran), realiza, de 21 a 26 de julho, das 15h às 19h, no Porto Velho Shop

O prefeito Léo Moraes busca investimentos para superar atraso e destravar obras essenciais para Porto Velho

O prefeito Léo Moraes busca investimentos para superar atraso e destravar obras essenciais para Porto Velho

O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, está empenhado em transformar a realidade da cidade, que enfrenta desafios herdados de gestões anteriores. Qu

Gente de Opinião Sexta-feira, 18 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)