Sexta-feira, 14 de setembro de 2012 - 11h16
Padre Franco Vialetto (PT), candidato a reeleição para a Prefeitura de Cacoal, tirou a tarde de ontem, quinta-feira, 13, para visitar algumas aldeias indígenas do município. Padre Franco foi recebido com muito respeito e interesse em todas as aldeias visitas..jpg)
Três aldeias foram visitadas, todas elas da etnia Paiter Suruí. No início da tarde, Padre Franco esteve na Aldeia Itapara. A aldeia, localizada na Linha 10, zona rural do município, conta com 80 suruís. Após a reunião na Itapara, Padre Franco foi até a Linha 11, onde se reuniu com diversas pessoas da Aldeia Amaral, que abriga aproximadamente 150 índios Paiter Suruí.
Ainda na Linha 11, Padre Franco visitou a Aldeia Joaquim. Ao todo, 97 índios suruís fazem parte da Aldeia Joaquim. Em todas as reuniões, Padre Franco conversou com os suruís, respondeu alguns questionamentos e falou do carinho e do respeito que tem pelos indígenas de Cacoal.
“Desde que cheguei em Cacoal, há quase 40 anos, eu tenho tido um contato e uma relação muito amigável, com todos os indígenas. Eles trazem uma cultura diferente da nossa, mas merecem tanto respeito, quanto qualquer um. Eu tenho um orgulho muito grande por ter sido o primeiro prefeito a trazer dois índios para a administração municipal. O povo e a cultura indígenas são as principais características de Cacoal, por isso devem ser valorizadas”.
No final de cada reunião, Padre Franco se comprometeu em fazer tudo o que for possível para ajudar os indígenas do município. “Infelizmente, nem tudo o que queremos fazer, nós podemos. Os índios tem um órgão federal exclusivo que é a FUNAI, nós não podemos passar por cima da FUNAI. Tudo o que quisermos fazer, temos que comunicar e ter a autorização da FUNAI. Todo esse processo dificulta a realização de nossas ações”.
Padre Franco enfatizou ainda que uma de suas ideias é ter em sua administração um indígena de cada aldeia do município. “Se eu puder ter ao meu lado um índio de cada aldeia, que traga até mim todas as dificuldades, anseios, necessidades de seu povo, vai ser mais fácil tentar resolver qualquer questão. Pois desta forma estaremos mais perto de todos”.
Após visitar as Aldeias Itapara, Amaral e Joaquim, Padre Franco participou de uma reunião no Campo do Flamengo, na Linha 10. Participaram da reunião agricultores, moradores da Linha 10 e Linhas próximas e diversos suruís que fizeram questão de participar também da reunião na parte da noite.
Fonte: Ascom
Sábado, 24 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Fiação aérea de energia e telefonia está com os dias contados em Porto Velho
Seguindo um propósito de modernização, respeito à paisagem urbana, segurança e qualidade de vida, a Prefeitura de Porto Velho já deu início aos estudo

Prefeitura apresenta programação especial para comemorar os 111 anos de instalação de Porto Velho
Uma programação toda especial foi elaborada pela Prefeitura de Porto Velho para celebrar em grande estilo os 111 anos de instalação do município, no p

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque
Os frequentadores do Parque Jardim das Mangueiras, mais conhecido como Skate Parque, localizado na avenida Guaporé com José Vieira Caúla, zona Leste d

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano
Lançado em março de 2025 pelo prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), o Contrata Jipa, programa municipal para facilitar a contratação de Micr
Sábado, 24 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)