Porto Velho (RO) quarta-feira, 26 de janeiro de 2022
×
Gente de Opinião

Municípios

Padre Ton visita G.Mirim para discutir implantação do IFRO


 
O deputado federal Padre Ton (PT) esteve na última sexta-feira (1). em Guajará-Mirim, onde se reuniu na diocese com autoridades locais, bispo Dom Geraldo Verdier e reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, IFRO, professor Raimundo Jimenez, para discutir a implantação de uma unidade da instituição no município.  Padre Ton visita G.Mirim para discutir implantação do IFRO - Gente de Opinião

Em audiência no último dia 21, em Brasília, com o secretário de Educação Tecnológica do Ministério da Educação, Eliezer Pacheco, Padre Ton solicitou a inclusão de Guajará-Mirim na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que hoje reúne mais de 300 unidades em todo o país. O reitor do Instituto Federal de Rondônia, professor Raimundo Jimenez, esteve no encontro.

No último dia 1, o IFRO abriu as inscrições para o Processo Seletivo deste ano. São 200 vagas para os cursos superiores de Licenciatura em Biologia, Tecnologia em Gestão Ambiental, Licenciatura em Química e Engenharia Agronômica, distribuídas entre os campi Ariquemes, Colorado do Oeste e Ji-Paraná.

Devido a localização estratégica de Guajará-Mirim e a grande possibilidade de integração Brasil/Bolívia, mais especialmente Rondônia/Bolívia, Padre Ton acredita que o município rondoniense não pode deixar de prestar os benefícios da educação profissional possibilitados pelo IFRO, não apenas para os rondonienses mas também para os bolivianos.

A reunião em Guajará-Mirim culminou com a criação de um grupo de trabalho composto por membros da sociedade civil, Câmara de Vereadores e Prefeitura para o levantamento de uma área em que poderá ser instalado o IFRO.

“Guajará-Mirim, por estar na fronteira do Brasil com a Bolívia, tem prioridade neste momento, e apesar das dificuldades em se conseguir local, estou muito confiante na ousadia deste grande projeto, no que representará para a qualificação de nossos jovens”, concluiu Padre Ton.

O IFRO em Rondônia já tem um papel fundamental na formação de obra capacitada para diversas localidades do estado. Foi fundado em 29 de dezembro de 2009, mediante a integração da Escola Técnica Federal de Rondônia e da Escola Agrotécnica de Colorado do Oeste alem dos Campi de ji- Paraná, Ariquemes e Vilhena. Sua reitoria está instalada em Porto Velho.

 Fonte: Mara Paraguassu
 

Mais Sobre Municípios

Mais de 500 pets recebem vacinação antirrábica em ação no Bairro Novo, em Porto Velho

Mais de 500 pets recebem vacinação antirrábica em ação no Bairro Novo, em Porto Velho

Buscando garantir a imunização de cães e gatos contra a raiva, o município promove, até essa semana, a vacinação antirrábica em animais de estimação d

Bonificação começa a ser paga para servidores efetivos de Vilhena, mais de R$ 2,5 milhões serão depositados ainda hoje

Bonificação começa a ser paga para servidores efetivos de Vilhena, mais de R$ 2,5 milhões serão depositados ainda hoje

A Prefeitura de Vilhena iniciou na manhã desta sexta-feira, 21, o pagamento da bonificação extraordinária no valor do salário base de cada categoria

Nove unidades de saúde de Porto Velho vão ter atendimento exclusivo para covid-19

Nove unidades de saúde de Porto Velho vão ter atendimento exclusivo para covid-19

Buscando atender a alta demanda por testes e atendimentos para covid-19, o município vai destinar, a partir da próxima segunda-feira (24), nove unidad