Segunda-feira, 4 de abril de 2011 - 09h05
O deputado federal Padre Ton (PT) esteve na última sexta-feira (1). em Guajará-Mirim, onde se reuniu na diocese com autoridades locais, bispo Dom Geraldo Verdier e reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, IFRO, professor Raimundo Jimenez, para discutir a implantação de uma unidade da instituição no município. 
Em audiência no último dia 21, em Brasília, com o secretário de Educação Tecnológica do Ministério da Educação, Eliezer Pacheco, Padre Ton solicitou a inclusão de Guajará-Mirim na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que hoje reúne mais de 300 unidades em todo o país. O reitor do Instituto Federal de Rondônia, professor Raimundo Jimenez, esteve no encontro.
No último dia 1, o IFRO abriu as inscrições para o Processo Seletivo deste ano. São 200 vagas para os cursos superiores de Licenciatura em Biologia, Tecnologia em Gestão Ambiental, Licenciatura em Química e Engenharia Agronômica, distribuídas entre os campi Ariquemes, Colorado do Oeste e Ji-Paraná.
Devido a localização estratégica de Guajará-Mirim e a grande possibilidade de integração Brasil/Bolívia, mais especialmente Rondônia/Bolívia, Padre Ton acredita que o município rondoniense não pode deixar de prestar os benefícios da educação profissional possibilitados pelo IFRO, não apenas para os rondonienses mas também para os bolivianos.
A reunião em Guajará-Mirim culminou com a criação de um grupo de trabalho composto por membros da sociedade civil, Câmara de Vereadores e Prefeitura para o levantamento de uma área em que poderá ser instalado o IFRO.
“Guajará-Mirim, por estar na fronteira do Brasil com a Bolívia, tem prioridade neste momento, e apesar das dificuldades em se conseguir local, estou muito confiante na ousadia deste grande projeto, no que representará para a qualificação de nossos jovens”, concluiu Padre Ton.
O IFRO em Rondônia já tem um papel fundamental na formação de obra capacitada para diversas localidades do estado. Foi fundado em 29 de dezembro de 2009, mediante a integração da Escola Técnica Federal de Rondônia e da Escola Agrotécnica de Colorado do Oeste alem dos Campi de ji- Paraná, Ariquemes e Vilhena. Sua reitoria está instalada em Porto Velho.
Fonte: Mara Paraguassu
Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Na noite desta terça-feira (09), o prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), participou da Sessão Extraordinária que marcou o encerramento das at

Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal
A manhã desta quarta-feira (10) marcou um momento simbólico para as políticas públicas de Porto Velho: a posse das novas 24 mulheres, entre titulares

Alunos de escolas municipais realizam sonho de patinar na pista de gelo no Parque da Cidade
As tardes estão sendo de muita expectativa, euforia e realização de sonhos para as crianças que estudam nas escolas municipais. Ao participarem da pri

Cantata Natalina reúne centenas de porto-velhenses no Prédio do Relógio
Uma noite de celebração marcou o Prédio do Relógio, sede do Executivo Municipal, onde milhares de porto-velhenses se reuniram para acompanhar a primei
Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)