Segunda-feira, 3 de dezembro de 2012 - 14h27
Produtores rurais se reuniram na tarde da última sexta-feira, 30, no plenário da Câmara de Vereadores de São Felipe para a assinatura de convênio para implantação do Projeto Balde Cheio, a ser financiado com recursos da Fundação Banco do Brasil. Articulador do convênio, o deputado federal Padre Ton (PT-RO) esteve presente ao ato, que reuniu o prefeito José Luiz Vieira (PMDB), o gerente do Banco do Brasil de Rolim de Moura, Osmar Alves e outras autoridades políticas e representantes da agricultura familiar. A validade do convênio é de um ano.
Com foco em uma gestão rural profissional, para intensificar a produtividade e melhorar o desempenho produtivo da propriedade, buscando a viabilidade econômica da atividade leiteira, o projeto já é utilizado em 16 estados brasileiros onde se destacam pasto rotacionado, adubação das pastagens, irrigação, escrituração com utilização de planilhas de avaliação econômica e zootécnica, melhoria da qualidade do leite, programa de controle da mastite, controle leiteiro e de desempenho de peso das fêmeas.
José Fortunato Neto é o presidente da Associação de Produtores Rurais Boa Esperança (Asprube), da linha 200, km 11, entidade beneficiada com o convênio e responsável pela gestão do projeto. De acordo com ele, diversas parcerias vêm sendo desenvolvidas a fim de buscar adequações para se obedecer às legislações em vigor.
“Zezinho” disse que atualmente mais de 90 famílias estão associadas, produzindo 17 mil litros de leite/dia e a chegada do Balde Cheio vai contribuir ainda mais com os produtores, agregando mais renda às famílias.
O gerente do Banco do Brasil, Osmar Alves, disse que o apoio do deputado Padre Ton foi importante para que R$ 350 mil sejam destinados à região, atendendo produtores cadastrados no programa. O gerente lembrou que as técnicas de produção colaboram com o desempenho dos produtores e disponibilizou as politicas de crédito do Banco do Brasil para que mais tecnologias sejam introduzidas no campo.
Padre Ton falou da importância dos agricultores valorizarem suas conquistas e disse que foi graças à intervenção do governo federal que o Banco do Brasil não foi privatizado e abriu as portas para a eliminação da pobreza. O deputado disse ainda que a agricultura familiar tem melhorado, porém precisa avançar. Para ele, a parceria com a Fundação Banco do Brasil possibilita atendimento aos agricultores mais pobres.
“Os estados do nordeste que receberam investimentos do Programa Balde Cheio conseguiram elevar a produção leiteira, diminuindo o índice de pobreza”, destacou. Padre Ton pediu para que as pessoas envolvidas acompanhem a execução do projeto, para que os recursos sejam bem aplicados e possa dar oportunidade de contemplar mais pessoas.
“O intuito de projetos como este é elevar o Produto Interno Bruto (PIB), dando as pessoas mais qualidade de vida e fortalecendo os nossos municípios”, finalizou o deputado.
Asprube
A Associação de Produtores Rurais Boa Esperança foi criada em 1997 em Rolim de Moura. Atualmente com mais de 90 sócios, a entidade realiza todos os anos um almoço de confraternização, que ocorreu neste domingo, dia 2, com a presença do deputado Padre Ton.
A Asprube possui 19 tanques de resfriamento de leite, de um total de 30 unidades, entre os associados. Neste domingo foi entregue um caminhão Ford 2324, equipado para transporte leiteiro com capacidade para 16 mil litros. Também foram comprados 21 touros P. O., para o melhoramento genético.
Fonte: Mara Paraguassu
Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Viradão do Béra em Porto Velho terá atração nacional e transmissão ao vivo
A chegada de 2026 em Porto Velho promete ser celebrada em grande estilo. O Viradão do Béra, uma das maiores festas de réveillon da cidade, contará com

Prefeitura de Porto Velho alerta sobre travessia em área interditada do Canal Santa Bárbara
A Prefeitura de Porto Velho reforça o alerta à população sobre o perigo de circular pelo Canal Santa Bárbara, na região do Triângulo. Mesmo com a inte

Novo modelo vai agilizar aprovação de obras em Porto Velho a partir de 2026
A Prefeitura de Porto Velho adotará, a partir de 2026, um novo modelo de licença de obras para construções unifamiliares, com emissão automática do al

Morador da Zona Norte leva moto em sorteio no Parque da Cidade
A noite do dia 25 de dezembro, durante o Natal de Luz no Parque da Cidade, reuniu milhares de pessoas e marcou a programação especial do período natal
Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)