Porto Velho (RO) sábado, 26 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Padre Franco participa do Cacoal urgente


Na tarde de ontem, terça feira, dia 01 de outubro de 2013, o prefeito de Cacoal Padre Franco Vialetto foi o entrevistado do programa Cacoal Urgente do apresentador Carlos Eduardo, na TV Band do município. Contando com a participação dos telespectadores que enviavam perguntas que eram respondidas ao vivo pelo prefeito, a entrevista que durou aproximadamente uma hora teve excelente repercussão. Abaixo transcrevemos os principais assuntos abordados:

SEMÁFOROS:

Em relação aos semáforos já instalados, houve a constatação que o índice de acidentes e atropelamentos diminuiu. Em relação à ordem de serviço assinada na semana passada, a empresa responsável pela obra afirmou que até o dia do aniversário de Cacoal, os equipamentos já estarão em funcionamento.

Em relação À dificuldade encontrada na demora da execução da obra:

De uma maneira generalizada, Padre Franco esclareceu didaticamente como uma obra é colocada em prática no município. “Primeiro é liberada a emenda, depois de liberada é preciso fazer o projeto, depois apresentamos o projeto para os técnicos, que eventualmente fazem alguma alteração, após a aprovação do projeto é preciso fazer o empenho do valor da emenda destinada, só então é feita a licitação, porem, mesmo durante o processo de licitação qualquer empresa participante, caso não concorde com outra empresa, pode pedir impugnação do processo e com isso é preciso fazer uma nova licitação, só então é assinado contrato e assinada a ordem de serviço” explicou.

ASFALTO DO VILAGE DO SOL

O prefeito esclareceu que no dia 13 de outubro serão abertos os envelopes das empresas que participam da licitação para executar a pavimentação no Village do Sol I e II. O bairro será asfaltado quase na totalidade.

OPERAÇÃO TAPA BURACOS

“Tínhamos 700 mil reais reservados para a operação tapa buracos, prevíamos que com esse valor, faríamos 12 km, mas conseguimos fazer 15 km. Porem, a Secretaria de Obras, formou uma força tarefa e acreditamos que em 60 dias todos os buracos estarão tapados em nossa cidade. É importante que todos saibam que apresentei um projeto, orçado em 37 milhões de reais, para recapeamento, pavimentação, drenagem, calçadas e meio fio”.

LEI DO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO LOCAL

Perguntado sobre a Lei do Comércio, Padre Franco relembrou que o apresentador Bebezão disse publicamente que o prefeito estava certo em não ter, em um primeiro momento, assinado a Lei que regulamenta o funcionamento do comércio no município. Franco disse: “Ninguém será obrigado a trabalhar fora de hora, pois existe a Lei que defende os direitos dos trabalhadores, o que é trabalhado fora da jornada é hora extra, deve ser pago”.

RAIO-X DA UNIDADE MISTA

Perguntado sobre o que aconteceu com o aparelho de Raio-X da Unidade Mista, Padre Franco esclareceu que o equipamento está passando por sindicância, pois existe a suspeita de sabotagem.  O apresentador Carlos Eduardo confirmou que já havia sido informado da possibilidade do equipamento de Raio-X, ter sido propositalmente danificado.

Padre Franco, aproveitou a oportunidade de falar sobre a saúde e agradeceu ao Dr. Júlio Cezar pelo trabalho que está sendo realizado à frente da Secretaria Municipal de Saúde. “Dr. Julio, vem fazendo um trabalho digno, honesto e transparente. A Lei determina que o município tenha de despesa no mínimo 15% de seus recursos próprios com a saúde, mas aqui em Cacoal, investimos até 22% dos nossos recursos todos os meses com a saúde”.

HOSPITAL SÃO DANIEL COMBONI

O Apresentador Carlos Eduardo relembrou que quando chegou para fixar residência em Cacoal, entrevistou Padre Franco no momento em que o primeiro tijolo da construção do futuro Hospital São Daniel Comboni era assentado, e questionou o prefeito sobre o propósito inicial do sonho em construir o referido hospital.

Padre Franco respondeu que no inicio o único objetivo era atender aos menos favorecidos, não tinha a idéia de uma especialidade, mas de atender todos aqueles que mais precisavam. Franco esclareceu que quando surgiu a possibilidade de atender pacientes com câncer passou a se dedicar de corpo e alma por esse ideal.

COMO RECEBEU A NEGATIVA DA ASSDACO PARA A TRANSFERÊNCIA DOS HOSPITAIS

Padre Franco disse que não estava preparado para esta situação. ”Sempre me disseram sim, sempre afirmaram que a transferência temporária iria ocorrer para algumas alas do Hospital São Daniel Comboni, até publicamente isso foi afirmado pela Assdaco, por isso, fizemos nosso projeto baseado nessa transferência, até que construíssemos o Hospital Municipal. Quando me disseram NÃO fiquei realmente muito magoado, porque esse é o momento que a população está precisando, pensei que iriam nos acolher. Preferi me afastar da Assdaco, não vou sair, mas vou me afastar um pouco, porque aquela é uma obra que eu criei com o povo”.
 

SE OUTRA PESSOA FOSSE O PREFEITO DE CACOAL, COMO MEMBRO DA ASSDACO, VOCÊ TAMBÉM VOTARIA CONTRA A TRANSFERÊNCIA?

“Nunca. Votaria a favor na mesma hora. Porque não estaria apoiando ou indo contra um político. Eu votaria por apoiar a população. Porque aquela obra foi feita com o povo, pelo povo e para o povo”, concluiu o assunto.

ENTREVISTA

Padre Franco também falou sobre a construção da Vila Olímpica. “Ontem a obra foi visitada pelos vereadores e hoje foi vistoriada por técnicos da Caixa Econômica Federal de Porto Velho. Cacoal é o único município do Estado de Rondônia contemplado pelo Governo Federal com uma obra tão grandiosa quanto essa. Esperamos que a primeira fase da obra, que compreende o estádio com capacidade inicial para sete mil pessoas, esteja concluída até o fim deste ano. Já foi realizada a drenagem, terraplanagem, o muro e agora está sendo construída a estrutura para as arquibancadas. O projeto para a segunda fase da Vila Olímpica já foi apresentado em Brasília e esperamos concretiza-la no próximo ano.

O prefeito agradeceu a oportunidade de participar do programa e poder esclarecer para os moradores o trabalho que está sendo realizado no município.

Carlos Eduardo foi presenteado com a primeira edição do Boletim Informativo (impresso) da prefeitura e agradeceu por recebê-lo em primeira mão.

Fonte: Prefeitura Municipal de Cacoal
 

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam