Porto Velho (RO) sexta-feira, 22 de outubro de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

'Pacotão' de obras em Buritis


Contemplado pelo Governo da Cooperação com a aplicação de 20 quilômetros de pavimentação asfáltica em vias urbanas, através do Projeto “Asfalto Bom”, Buritis, se transformou em um grande canteiro de obras. Pólo de desenvolvimento e considerada uma das principais cidades do Vale do Jamari, o município, que passou anos sem receber grandes investimentos, e sem aplicação de infraestrutura, ganhou do governo do Estado um pacote de obras que está transformando a qualidade de vida dos moradores.

ORGULHO

Máquinas operando em ruas e avenidas têm sido o cenário constante presenciado por moradores e visitantes. Satisfeito com o asfalto que chegou à sua rua, Ildo Pasko, que é funcionário público, morador a mais de 10 anos de Buritis, orgulha-se de ver o município recebendo um volume tão grande de investimentos por parte do governo do Estado. “Sou morador do setor 04, primeiro bairro contemplado com o asfalto deste “pacotão”, e com orgulho afirmo que meu bairro vai ficar o mais bonito de Buritis”. “Orgulho” realmente tem sido a palavra mais utilizada por moradores para definir a satisfação em serem contemplados com o asfaltamento de suas ruas.

A satisfação também foi relatada pelo pedreiro Ronivon Florêncio Martins. Morador de Buritis desde o ano 2.000, pai de 2 filhos em idade adolescente, relata que a junto com a esposa enfrentou diversos problemas de saúde que atingiu os filhos devido ao excesso de poeira. “A casa tinha que ser limpa diversas vezes ao dia, só assim as crianças podiam ficar no chão brincando”. Na época da chuva também eram enfrentados transtornos, a família sem veÍculo motorizado, não conseguia sair de casa sem atolar o pé na lama.

RESTAURAÇÃO DE AVENIDAS

Os investimentos do Governo da Cooperação para Buritis vão além da aplicação de 20 quilômetros de asfalto destinado aos bairros. Em fase de licitação está o projeto de restauração completa das Avenidas Airton Sena e São Paulo. Em péssimo estado de trafegabilidade, as duas principais avenidas do centro da cidade, vão receber uma nova capa asfáltica, com a resistência necessária para suportar o volume diário de tráfego.

CANAL DA CIDADANIA

Com investimento aproximado de R$ 5 milhões de reais, o canal que cruza o centro de Buritis, está sendo contemplado com a implantação de um projeto que consiste na transformação do canal em uma área de lazer, com quadras poliesportivas de grama sintética, vôlei de areia, pista de caminhada, de ciclismo, skate, academias ao ar livre e playground.

As obras do “Parque Buritis” ocorrerão numa área de 30 mil metros quadrados, no entorno do igarapé de descanso, além de um moderno projeto de paisagismo e arborização.

VALE DO JAMARI

Os investimentos em infraestrutura destinados pelo Governo da Cooperação contemplam os diversos municípios do Estado. Na região do Vale do Jamari, pequenas cidades como Rio Crespo, Monte Negro e Alto Paraíso, estão recebendo um grande volume de investimentos.

Em Monte Negro, as máquinas iniciaram o trabalho de aplicação de 5 quilometros de asfalto em ruas do município. Uma nova Rodoviária também esta sendo construída através de repasse financeiro do Governo da Cooperação.

Fonte: Daniele Basso / Decom
 

Mais Sobre Municípios

Complexo Beira Rio será sede da Prefeitura de Cacoal

Complexo Beira Rio será sede da Prefeitura de Cacoal

Visando por fim na antiga prefeitura no Centro de Cacoal, a atual administração está alterando a finalidade do Complexo Beiro Rio e levará, até o fi

Porto Velho avança para a última fase do Plano Municipal de Enfrentamento à pandemia

Porto Velho avança para a última fase do Plano Municipal de Enfrentamento à pandemia

O avanço na aplicação das vacinas, a redução do número de internações e de novos casos da covid-19, fizeram com que Porto Velho avançasse da Fase Amar

SEMED compra milhares de frascos de álcool e armazena em local inadequado em Porto Velho

SEMED compra milhares de frascos de álcool e armazena em local inadequado em Porto Velho

O vereador Everaldo Fogaça (Republicanos) flagrou o que pode ser um polêmico caso de desperdício de dinheiro público pela Prefeitura de Porto Velho: