Porto Velho (RO) quarta-feira, 23 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Ouro Preto recebe MPA e discute ações para agricultores


Na manhã desta Terça feira 25/09, a prefeitura de Ouro Preto ficou tomada com a presença de centenas de militantes do MPA - Movimentos dos Pequenos Agricultores, que solicitaram uma reunião direta com o Prefeito Bráz Resende, que prontamente atendeu aos manifestantes, para tratar de assuntos relativos à situação dos pequenos agricultores que se dizem insatisfeitos com alguns setores da administração pública e por isso vieram cobrar uma ação mais prática do executivo com relação aos setores da educação, da saúde, das obras, do lazer e até mesmo da energia elétrica fornecida aos pequenos.

Segundo as lideranças do MPA diversos companheiros decidiram em assembléia que já estava mais do que na hora de exigir melhorias para a área rural que é a que mais trabalha e menos se beneficia com as ações dos governos.

Entre as propostas apresentadas pelos manifestantes para a área da saúde está à vinda de equipe de médicos cubanos para prestar um atendimento mais voluntário à população pobre da periferia e da área rural, o que acabaria sendo custeado em um convênio estabelecido entre as associações, o MPA e a prefeitura.

Estiveram presentes também na reunião o Secretário de Saúde Municipal, Almir Barbosa, e o representante do deputado Profº Dantas (PT), vereador Norival (PT), que expuseram todo o interesse em colaborar com a implantações de novas diretrizes que estariam sendo acompanhadas com de perto por todas as partes envolvidas.

Em resumo ficou decidido através de um relatório lavrado no ato da reunião que, os seguintes itens serão observados de perto pela prefeitura e as lideranças do MPA:

SAÚDE:
- 50 Raios-X por dia no Hospital Municipal.

- Ortopedista, sendo que este será apresentado pelo próprio MPA, já que até o momento nenhum profissional especializado na área se apresentou mesmo tendo sido realizado o concurso público no último mês de Agosto, sem que a vaga tivesse sido preenchida.

- Atendimento de 2.400 pessoas por mês nos 6 PSFs - Programa de Saúde da Família no município.

- A previsão de instalação de um laboratório e um gabinete odontológico para o distrito de Rondominas para ainda este ano.

- A previsão de estar se realizando exames de ultra-sonografia no distrito de Rondominas.

- A solicitação junto ao Governo federal de mais 10 PSFs para o município totalizando um número de 16 para atender a demanda pacientes em todas regiões do município.

EDUCAÇÃO:
- Impedir que haja qualquer monopólio por parte de empresas de ônibus que venham a atender o transporte escolar.

- Fiscalizar o estado de conservação e segurança dos ônibus que transitam pelas linhas rurais.

- Fiscalizar a falta de merenda escolar que possa a ser constatada em qualquer escola do município.

- A compra de equipamentos de informáticas para as escolas da área rural.

- A recuperação de pontes que dêem acesso às escolas rurais.
- A reforma de escolas na área rural.

- Participação direta nas decisões relacionadas ao transporte escolar no município.

ESTRADAS:
- Reposição de três pontes novas na linha 204 e duas pontes novas na linha 80.

LAZER:
- A construção de uma Quadra Poli-Esportiva na Linha 101.

ENERGIA:
- A instalação de subestações do programa "Luz para Todos" em diversas localidades da área rural, sendo que serão ainda definidas pelos moradores.

- A redução da tarifa de energia elétrica para a população de baixa renda, estabelecendo assim uma "tarifa social" para os mesmos.

Tudo indica que grandes avanços na área social serão estabelecidos como resultado dessa reunião preliminar, pois o prefeito Bráz Resende se prontificou a atender todas os requisitos dentro das limitações jurídicas e orçamentárias do poder executivo e ratificou dizendo que todas esses anseios vem diretamente de encontro com o plano de governo da atual administração municipal.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam