Porto Velho (RO) quarta-feira, 30 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Optometrista preso em Ariquemes já tem condenação por exercício ilegal da medicina



O Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero) vai apresentar nova representação criminal contra os optometristas Volnei Sabino e Roberto Francioli que atuam na cidade de Ariquemes como se fossem médicos oftalmologistas, caracterizando assim exercício ilegal da profissão de médico. E o Cremero alerta também para o fato de um dos ópticos presos pela Polícia Federal no último dia 11 já ser reincidente na mesma infração: Volnei Sabino já foi condenado pelo crime de exercício ilegal da medicina em ação penal nº 002.2004.007130-0 e vai cumprir pena de prestação de serviços à comunidade.

Sem polemizar, a diretoria do Conselho Regional de Medicina acentua que o suposto Conselho Regional de Optometria deve procurar fazer a defesa de seus ‘filiados’ no Ministério Público e na Justiça, a quem os infratores presos por exercício ilegal da medicina devem explicações.

A assessoria jurídica do Cremero argumenta que a nova representação criminal que será encaminhada ao Ministério Público tem o objetivo de fazer com que os ópticos que atuam de forma ilegal sejam processados novamente pelo crime que vem cometendo contra a sociedade. É o Ministério Público, ainda de acordo com a assessoria jurídica do Cremero, quem vai avaliar se move ou não uma nova ação penal contra os acusados.

A presidente do Conselho Regional de Medicina, médica Inês Motta, acrescenta que a fiscalização às duas ópticas da cidade de Ariquemes no dia 11 de maio, quando os dois optometristas foram presos pela Polícia Federal, atendeu a uma recomendação da Promotoria Pública daquela Comarca, que havia recebido várias denúncias de exercício ilegal da medicina. “O Cremero não deseja, sob nenhuma hipótese, inibir as atividades dos optometristas sérios, que trabalham dentro dos parâmetros da Lei. Não podemos, no entanto, tergiversar quanto ao nosso dever de fiscalizar para evitar que a sociedade seja enganada por falsos profissionais”, acentua a presidente do Cremero.

Fonte: Ascom - Cremero

Mais Sobre Municípios

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), coordenadora do Comitê Municipal de Segurança Viária, realizou na última sexta-feira (25) o encerramento d

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç