Porto Velho (RO) sábado, 19 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Operação 'sacamuela' flagra falsos dentistas



Denúncias de que falsos dentistas atuavam nos municípios de Colorado do Oeste e Cerejeiras, mutilando pessoas, fiscais do CRO-RO – Conselho Regional de Odontologia de Rondônia com apoio da Polícia Militar e Ministério Público apreenderam na última sexta-feira, 27, equipamentos odontológicos em poder de Irineu Preto, Colorado do Oeste, Cláudio Leonildo de Sá e Lourival Gabriel de Sousa, em Cerejeiras.

Os acusados atendiam a população em cubículos sem higiene e cuidados com a saúde bucal. O cirurgião-dentista Milton Foroni, fiscal do Conselho ficou estarrecido com os locais que eram utilizados pelos falsos dentistas “Sacamuelas”. “São pessoas humildes que desconhecem os perigos que estão passando”, disse a presidente do CRO-RO, cirurgiã-dentista Sandra Menezes que acompanhou a fiscalização. 


Práticos

Com Lourival Gabriel de Sousa, na Rua Pernambuco, em Cerejeiras, foram apreendidos entre outros - Ocorrência policial 418/2009 - 148 fichas de atendimento que comprovam a prática ilegal da odontologia, um frasco contendo 12 dentes, dois espelhos bucais, seis fórceps (boticões), 12 brocas, uma caixa com cem agulhas, anestésicos, um aparelho fotopolimerizador, 16 tubetes de anestésicos uma estufa.

Na Rua Espírito Santo, onde Cláudio Leonildo de Sá atendia, - Ocorrência Policial 417/2009 - foram apreendidos entre outros, 29 moldeiras, um articulador com um par de modelos odontológicos. Em Colorado do Oeste, os equipamentos que segundo Irineu não estavam sendo utilizados, foram retirados. Os acusados foram liberados no local e o delegado de plantão comunicado. 


Apoio


A Polícia Militar, Polícia Civil e Federal, assim como o Ministério Público do Estado, tem prestado apoio ao Conselho de Odontologia no combate aos charlatões. Em Colorado do Oeste a promotora de Justiça Flavia Barbosa Shimízu Mazzini que recebeu o major PM Rildo juntamente com os fiscais da Odontologia, deixou claro que diante das comprovações de qualquer fato desta natureza aplicará o que determina a Lei.

Fonte: Lenilson Guedes

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce