Porto Velho (RO) quarta-feira, 26 de janeiro de 2022
×
Gente de Opinião

Municípios

Oficina para projeto de residência Rural em Rolim


Será realizada nesta quarta (7) e quinta-feira (8) em Rolim de Moura a Oficina de Apresentação e Consolidação do Projeto de Residência Rural e Florestal, uma iniciativa que tem o apoio do mandato do deputado federal Padre Ton (PT-RO) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e será realizada pelo Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Rondônia.

O deputado Padre Ton lembra que foi procurado por professores universitários do Departamento, autores da proposta, para obter apoio à implantação da Residência Rural e Florestal, que tem por objetivo principal formar agentes em assistência técnica e extensão rural por meio da pedagogia da alternância. “Nosso apoio foi imediato porque conhecemos a realidade de milhares de pequenos produtores de Rondônia que são atendidos de forma precaríssima pela Emater com esses serviços”, diz Padre Ton.

A oficina foi acertada no final do ano passado, com técnicos do MDA, para que instituições da esfera privada e governamental conheçam a proposta, que visa sobretudo formar profissionais especializados para melhor utilizar os recursos naturais disponíveis nas atividades econômicas produtivas da região amazônica.

A execução do projeto contribuirá para o fortalecimento da prática de extensão rural e para a o desenvolvimento agroflorestal sustentável por meio de quatro vertentes: a formação de profissionais e lideranças locais em assistência técnica e extensão rural; a prestação desse serviço às comunidades indígenas, quilombolas, ribeirinhas e assentados da reforma agrária; fortalecimento das cadeias de produção da sociobiodiversidade e da agricultura familiar e promoção do desenvolvimento socioeconômico das populações beneficiárias diretas do projeto, aliadas da conservação dos recursos naturais da Amazônia.

A oficina será realizada no auditório da biblioteca do campus da Unir de Rolim de Moura, prevista para começar às 9 h. Serão expositores os professores José de Sá e Emanuel, técnicos do MDA e da Unir. No dia 8 haverá visita da coordenação do projeto, MDA e participantes da oficina às comunidades de Porto Rolim e Terras Indígenas.

Serviço:

Evento: Oficina de Apresentação e Consolidação do Projeto de Residência Rural e Florestal

Data e local: 7 de março de 2013, auditório da biblioteca do campus da Unir de Rolim de Moura – Av. Norte-Sul, 7.300, Nova Morada.

Horário: 9 h

Fonte: Mara Paraguassu

Mais Sobre Municípios

Mais de 500 pets recebem vacinação antirrábica em ação no Bairro Novo, em Porto Velho

Mais de 500 pets recebem vacinação antirrábica em ação no Bairro Novo, em Porto Velho

Buscando garantir a imunização de cães e gatos contra a raiva, o município promove, até essa semana, a vacinação antirrábica em animais de estimação d

Bonificação começa a ser paga para servidores efetivos de Vilhena, mais de R$ 2,5 milhões serão depositados ainda hoje

Bonificação começa a ser paga para servidores efetivos de Vilhena, mais de R$ 2,5 milhões serão depositados ainda hoje

A Prefeitura de Vilhena iniciou na manhã desta sexta-feira, 21, o pagamento da bonificação extraordinária no valor do salário base de cada categoria

Nove unidades de saúde de Porto Velho vão ter atendimento exclusivo para covid-19

Nove unidades de saúde de Porto Velho vão ter atendimento exclusivo para covid-19

Buscando atender a alta demanda por testes e atendimentos para covid-19, o município vai destinar, a partir da próxima segunda-feira (24), nove unidad