Porto Velho (RO) terça-feira, 29 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Oficina para projeto de residência Rural em Rolim


Será realizada nesta quarta (7) e quinta-feira (8) em Rolim de Moura a Oficina de Apresentação e Consolidação do Projeto de Residência Rural e Florestal, uma iniciativa que tem o apoio do mandato do deputado federal Padre Ton (PT-RO) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e será realizada pelo Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Rondônia.

O deputado Padre Ton lembra que foi procurado por professores universitários do Departamento, autores da proposta, para obter apoio à implantação da Residência Rural e Florestal, que tem por objetivo principal formar agentes em assistência técnica e extensão rural por meio da pedagogia da alternância. “Nosso apoio foi imediato porque conhecemos a realidade de milhares de pequenos produtores de Rondônia que são atendidos de forma precaríssima pela Emater com esses serviços”, diz Padre Ton.

A oficina foi acertada no final do ano passado, com técnicos do MDA, para que instituições da esfera privada e governamental conheçam a proposta, que visa sobretudo formar profissionais especializados para melhor utilizar os recursos naturais disponíveis nas atividades econômicas produtivas da região amazônica.

A execução do projeto contribuirá para o fortalecimento da prática de extensão rural e para a o desenvolvimento agroflorestal sustentável por meio de quatro vertentes: a formação de profissionais e lideranças locais em assistência técnica e extensão rural; a prestação desse serviço às comunidades indígenas, quilombolas, ribeirinhas e assentados da reforma agrária; fortalecimento das cadeias de produção da sociobiodiversidade e da agricultura familiar e promoção do desenvolvimento socioeconômico das populações beneficiárias diretas do projeto, aliadas da conservação dos recursos naturais da Amazônia.

A oficina será realizada no auditório da biblioteca do campus da Unir de Rolim de Moura, prevista para começar às 9 h. Serão expositores os professores José de Sá e Emanuel, técnicos do MDA e da Unir. No dia 8 haverá visita da coordenação do projeto, MDA e participantes da oficina às comunidades de Porto Rolim e Terras Indígenas.

Serviço:

Evento: Oficina de Apresentação e Consolidação do Projeto de Residência Rural e Florestal

Data e local: 7 de março de 2013, auditório da biblioteca do campus da Unir de Rolim de Moura – Av. Norte-Sul, 7.300, Nova Morada.

Horário: 9 h

Fonte: Mara Paraguassu

Mais Sobre Municípios

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), coordenadora do Comitê Municipal de Segurança Viária, realizou na última sexta-feira (25) o encerramento d

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç