Quinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

OAB mobiliza comunidade para salvar o Rio Jaru


A Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil, através de sua Subseção em Jaru, está mobilizando a comunidade daquele município para, com apoio de ONGs, parlamentares e da Prefeitura, salvar o rio Jaru do assoreamento. "Com o desmatamento das matas ciliares para a plantação de pastos a erosão está fazendo com que o rio fique cada vez mais largo e raso. Há locais em que nem canoa passa", alertou o presidente da subseção de Jaru, advogado Mário Roberto Pereira de Souza.

Procurada pela comunidade para encabeçar o movimento pró Rio Jaru, a OAB tomou a iniciativa e no início do mês de setembro promoveu uma reunião com várias lideranças da sociedade organizada, líderes da ONG Epa e da Coopaja – Cooperativa dos Produtores Agropecuários. Também participaram da reunião representantes da Emater e da Ceplac.

Mário Roberto explica que o primeiro passo será conscientizar os agricultores e criadores de gado para que as matas ciliares sejam poupadas. Caso o trabalho de conscientização não dê resultados passaremos para o segundo passo que é notificar e multar as pessoas que desrespeitarem a lei de responsabilidade ambiental.

Visando massificar o apelo ambiental, a Subseção da OAB convidou representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Jaru, da Emater e da Ceplac, a participarem de um programa de rádio de grande audiência, com debates sobre o assunto. "Nossa intenção e envolver toda a comunidade numa grande ação voluntária de conservação do Rio Jaru. Afinal é esse rio que mantém nosso município vivo. E vida não se pode desprezar", ressaltou Mário Roberto.

Com apoio de órgãos da prefeitura e do governo, estão sendo distribuídas mudas de árvores para o replantio das matas ciliares. "Junto com as mudas a gente distribui folhetos de conscientização. Se o homem deixar a natureza se responsabiliza pelo reflorestamento das áreas atingidas. É essa consciência que queremos levar ao povo", finaliza Mário Roberto.    

Fonte:  OAB-RO

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), iniciou a construção de uma ponte de madeira no Skate Parqu

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho

Por muito tempo, Porto Velho conviveu com um sentimento silencioso de distanciamento entre a cidade e seus moradores. Em 2025, esse ciclo começou a

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito

Símbolo de memória, lazer e pertencimento para a população de Porto Velho, o Parque Circuito é um dos espaços públicos mais tradicionais da capital. L

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho

Viver em comunidade exige, acima de tudo, respeito aos direitos de cada cidadão, além do cuidado individual e coletivo com as regras de convivência e

Gente de Opinião Quinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)