Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

OAB mobiliza comunidade para salvar o Rio Jaru


A Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil, através de sua Subseção em Jaru, está mobilizando a comunidade daquele município para, com apoio de ONGs, parlamentares e da Prefeitura, salvar o rio Jaru do assoreamento. "Com o desmatamento das matas ciliares para a plantação de pastos a erosão está fazendo com que o rio fique cada vez mais largo e raso. Há locais em que nem canoa passa", alertou o presidente da subseção de Jaru, advogado Mário Roberto Pereira de Souza.

Procurada pela comunidade para encabeçar o movimento pró Rio Jaru, a OAB tomou a iniciativa e no início do mês de setembro promoveu uma reunião com várias lideranças da sociedade organizada, líderes da ONG Epa e da Coopaja – Cooperativa dos Produtores Agropecuários. Também participaram da reunião representantes da Emater e da Ceplac.

Mário Roberto explica que o primeiro passo será conscientizar os agricultores e criadores de gado para que as matas ciliares sejam poupadas. Caso o trabalho de conscientização não dê resultados passaremos para o segundo passo que é notificar e multar as pessoas que desrespeitarem a lei de responsabilidade ambiental.

Visando massificar o apelo ambiental, a Subseção da OAB convidou representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Jaru, da Emater e da Ceplac, a participarem de um programa de rádio de grande audiência, com debates sobre o assunto. "Nossa intenção e envolver toda a comunidade numa grande ação voluntária de conservação do Rio Jaru. Afinal é esse rio que mantém nosso município vivo. E vida não se pode desprezar", ressaltou Mário Roberto.

Com apoio de órgãos da prefeitura e do governo, estão sendo distribuídas mudas de árvores para o replantio das matas ciliares. "Junto com as mudas a gente distribui folhetos de conscientização. Se o homem deixar a natureza se responsabiliza pelo reflorestamento das áreas atingidas. É essa consciência que queremos levar ao povo", finaliza Mário Roberto.    

Fonte:  OAB-RO

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Com o objetivo de aprimorar e ampliar o atendimento no serviço de transporte coletivo de Porto Velho, a Prefeitura da capital, através da Secretaria

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

A criação de novas áreas de expansão urbana em Porto Velho, nos últimos dez anos, inseridas no Plano Diretor, que é a constituição urbanística da cida

Semtran esclarece sobre cadastro do PVH ACESSIBILIDADE, serviço gratuito aos passageiros com deficiências

Semtran esclarece sobre cadastro do PVH ACESSIBILIDADE, serviço gratuito aos passageiros com deficiências

A Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran) esclarece que está aberto o processo de cadastro de usuários do programa PVH ACE

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)