Porto Velho (RO) sábado, 26 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

OAB mobiliza comunidade para salvar o Rio Jaru


A Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil, através de sua Subseção em Jaru, está mobilizando a comunidade daquele município para, com apoio de ONGs, parlamentares e da Prefeitura, salvar o rio Jaru do assoreamento. "Com o desmatamento das matas ciliares para a plantação de pastos a erosão está fazendo com que o rio fique cada vez mais largo e raso. Há locais em que nem canoa passa", alertou o presidente da subseção de Jaru, advogado Mário Roberto Pereira de Souza.

Procurada pela comunidade para encabeçar o movimento pró Rio Jaru, a OAB tomou a iniciativa e no início do mês de setembro promoveu uma reunião com várias lideranças da sociedade organizada, líderes da ONG Epa e da Coopaja – Cooperativa dos Produtores Agropecuários. Também participaram da reunião representantes da Emater e da Ceplac.

Mário Roberto explica que o primeiro passo será conscientizar os agricultores e criadores de gado para que as matas ciliares sejam poupadas. Caso o trabalho de conscientização não dê resultados passaremos para o segundo passo que é notificar e multar as pessoas que desrespeitarem a lei de responsabilidade ambiental.

Visando massificar o apelo ambiental, a Subseção da OAB convidou representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Jaru, da Emater e da Ceplac, a participarem de um programa de rádio de grande audiência, com debates sobre o assunto. "Nossa intenção e envolver toda a comunidade numa grande ação voluntária de conservação do Rio Jaru. Afinal é esse rio que mantém nosso município vivo. E vida não se pode desprezar", ressaltou Mário Roberto.

Com apoio de órgãos da prefeitura e do governo, estão sendo distribuídas mudas de árvores para o replantio das matas ciliares. "Junto com as mudas a gente distribui folhetos de conscientização. Se o homem deixar a natureza se responsabiliza pelo reflorestamento das áreas atingidas. É essa consciência que queremos levar ao povo", finaliza Mário Roberto.    

Fonte:  OAB-RO

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam