Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

OAB leva palestra sobre ética e prerrogativas para advogados e acadêmicos de Ji-Paraná


Com o objetivo de proporcionar maior interação dos advogados e dos acadêmicos de direito em fase de formação com os postulados éticos que regem a profissão, a seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil realizou, na noite da sexta-feira passada (17), palestra do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) para mais de 200 acadêmicos de direito em Ji-Paraná. O evento lotou o auditório da faculdade ULBRA. Antes disso, na parte da tarde, os membros do TED realizaram sessão de julgamento e conciliação, no auditório da subseção da OAB de Ji-Paraná.

Além da palestra sobre ética e disciplina no exercício da atividade jurídica, a OAB também levou outras duas palestras, sendo uma sobre defesa das prerrogativas profissionais e outra sobre o exame da ordem. Todos os três temas abordados foram bem recepcionados pelos acadêmicos da Ulbra, que elogiaram a iniciativa, “porque permite que a gente, mesmo antes de se formar, tenha contato com alguns parâmetros da profissão com os quais vamos trabalhar no dia-a-dia, depois que nos formarmos”, disse uma acadêmica do nono período de Direito, que, tímida, pede para não ser identificada.

Essa é a segunda incursão do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB Rondônia junto às subseções, como parte do programa de interiorização das atividades, objetivando maior divulgação da atuação do TED. A primeira ocorreu em maio passado, na subseção de Ariquemes, quando também foram programados sessão de julgamento e palestra para advogados e acadêmicos. “Essa é uma forma de apresentarmos, na prática, principalmente aos estudantes de direito, como atuam a OAB e seus principais órgãos auxiliares”, acentua o presidente do TED, advogado José Bernardes Passos Filho.

Diante dos alunos de várias turmas de direito, o conselheiro seccional e presidente do Tribunal de Defesa das Prerrogativas, Aurimar Lacouth, iniciou a palestra falando sobre as prerrogativas, que não é só dos advogados, mas da sociedade ao exercer a cidadania. “O advogado é o primeiro e principal defensor da cidadania, da advocacia, mas, a sua imunidade deve sempre ser pautada dentro da ética, observando seus direitos e deveres”.

Na segunda palestra da noite, o também conselheiro seccional e presidente da Comissão do Exame de Ordem, Marcos Araújo, abordou sobre o Exame de Ordem, um tema polêmico e que divide opiniões. Marcos Araújo defendeu o Exame de Ordem como necessário e indispensável para o ingresso do bacharel a advocacia, lembrando que ele também é aplicado em vários países e, em diversas outras profissões, onde o fator diferencial é a qualidade de ensino. “Em questão financeira, seria ótimo para a OAB ter milhares de bacharéis aprovados no Exame a cada semestre, porém, o mais importante para a Ordem dos Advogados é ter profissionais qualificados atendendo bem a sociedade” enfatiza.

Fechando a noite de palestras, o advogado e membro do Tribunal de Ética e Disciplina, Ely Lourenço Cunha, apresentou a palestra ‘Ética na Formação Profissional’, expondo aos acadêmicos sobre o conjunto de normas que deverão ser praticadas no exercício da profissão. “O advogado deve ter uma conduta ética ilibada, sempre dentro da moral, pois, em pequenos gestos há grandes significados” reiterou. Ely Lourenço ressaltou ainda que a falta de ética é o reflexo da falta de educação, da má educação e, que as faculdades deveriam criar o ‘Código de Ética e Disciplina do Estudante’, um projeto o qual ele já apresentou à Universidade Federal de Rondônia, mas, que ainda não obteve aprovação.

Ao final das palestras todos os acadêmicos receberam o certificado de participação nas palestras e foram premiados com a distribuição de exemplares do Código de Ética e Disciplina da OAB.

Fonte:  OAB-RO

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rua do Hexa atrai multidões e vira novo cartão-postal de Porto Velho

Rua do Hexa atrai multidões e vira novo cartão-postal de Porto Velho

O barulho da bola rolando no asfalto, crianças correndo de um lado para o outro e famílias inteiras participando das atividades transformaram a Rua do

Porto Velho intensifica combate ao trabalho infantil

Porto Velho intensifica combate ao trabalho infantil

O dia 12 de junho, instituído como o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, é uma data de grande relevância para a conscientização e mobilização

Descarte irregular pode prejudicar limpeza urbana e comprometer organização dos bairros em Porto Velho

Descarte irregular pode prejudicar limpeza urbana e comprometer organização dos bairros em Porto Velho

A Sistemma Serviços Urbanos reforça a importância da colaboração da população para manter Porto Velho mais limpa e organizada. Um dos principais des

Rua do Hexa terá telão gigante, shows e espaço instagramável para estreia do Brasil

Rua do Hexa terá telão gigante, shows e espaço instagramável para estreia do Brasil

Está tudo pronto para a grande festa da torcida brasileira em Porto Velho. Neste sábado (13), a Seleção Brasileira entra em campo para sua estreia na

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)