Porto Velho (RO) terça-feira, 29 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

OAB leva palestra sobre ética e prerrogativas para advogados e acadêmicos de Ji-Paraná


Com o objetivo de proporcionar maior interação dos advogados e dos acadêmicos de direito em fase de formação com os postulados éticos que regem a profissão, a seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil realizou, na noite da sexta-feira passada (17), palestra do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) para mais de 200 acadêmicos de direito em Ji-Paraná. O evento lotou o auditório da faculdade ULBRA. Antes disso, na parte da tarde, os membros do TED realizaram sessão de julgamento e conciliação, no auditório da subseção da OAB de Ji-Paraná.

Além da palestra sobre ética e disciplina no exercício da atividade jurídica, a OAB também levou outras duas palestras, sendo uma sobre defesa das prerrogativas profissionais e outra sobre o exame da ordem. Todos os três temas abordados foram bem recepcionados pelos acadêmicos da Ulbra, que elogiaram a iniciativa, “porque permite que a gente, mesmo antes de se formar, tenha contato com alguns parâmetros da profissão com os quais vamos trabalhar no dia-a-dia, depois que nos formarmos”, disse uma acadêmica do nono período de Direito, que, tímida, pede para não ser identificada.

Essa é a segunda incursão do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB Rondônia junto às subseções, como parte do programa de interiorização das atividades, objetivando maior divulgação da atuação do TED. A primeira ocorreu em maio passado, na subseção de Ariquemes, quando também foram programados sessão de julgamento e palestra para advogados e acadêmicos. “Essa é uma forma de apresentarmos, na prática, principalmente aos estudantes de direito, como atuam a OAB e seus principais órgãos auxiliares”, acentua o presidente do TED, advogado José Bernardes Passos Filho.

Diante dos alunos de várias turmas de direito, o conselheiro seccional e presidente do Tribunal de Defesa das Prerrogativas, Aurimar Lacouth, iniciou a palestra falando sobre as prerrogativas, que não é só dos advogados, mas da sociedade ao exercer a cidadania. “O advogado é o primeiro e principal defensor da cidadania, da advocacia, mas, a sua imunidade deve sempre ser pautada dentro da ética, observando seus direitos e deveres”.

Na segunda palestra da noite, o também conselheiro seccional e presidente da Comissão do Exame de Ordem, Marcos Araújo, abordou sobre o Exame de Ordem, um tema polêmico e que divide opiniões. Marcos Araújo defendeu o Exame de Ordem como necessário e indispensável para o ingresso do bacharel a advocacia, lembrando que ele também é aplicado em vários países e, em diversas outras profissões, onde o fator diferencial é a qualidade de ensino. “Em questão financeira, seria ótimo para a OAB ter milhares de bacharéis aprovados no Exame a cada semestre, porém, o mais importante para a Ordem dos Advogados é ter profissionais qualificados atendendo bem a sociedade” enfatiza.

Fechando a noite de palestras, o advogado e membro do Tribunal de Ética e Disciplina, Ely Lourenço Cunha, apresentou a palestra ‘Ética na Formação Profissional’, expondo aos acadêmicos sobre o conjunto de normas que deverão ser praticadas no exercício da profissão. “O advogado deve ter uma conduta ética ilibada, sempre dentro da moral, pois, em pequenos gestos há grandes significados” reiterou. Ely Lourenço ressaltou ainda que a falta de ética é o reflexo da falta de educação, da má educação e, que as faculdades deveriam criar o ‘Código de Ética e Disciplina do Estudante’, um projeto o qual ele já apresentou à Universidade Federal de Rondônia, mas, que ainda não obteve aprovação.

Ao final das palestras todos os acadêmicos receberam o certificado de participação nas palestras e foram premiados com a distribuição de exemplares do Código de Ética e Disciplina da OAB.

Fonte:  OAB-RO

Mais Sobre Municípios

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), coordenadora do Comitê Municipal de Segurança Viária, realizou na última sexta-feira (25) o encerramento d

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç