Porto Velho (RO) segunda-feira, 28 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

OAB de Rolim de Moura realiza 5ª feira ato cívico reunindo os prefeitáveis


 
Como forma de garantir eleições mais justas e sem corrupção, garantindo ao eleitor a liberdade de escolher com clareza em quem votar, a Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção Rolim de Moura, realiza nesta quinta-feira, 18, às 19h, no auditório do Teatro Municipal Francisca Verônica de Carvalho, um grande encontro entre os candidatos a prefeito do município.

O presidente da Subseção, advogado João Carlos da Costa, afirma que, com o encontro, a OAB pretende levar aos eleitores as convicções dos candidatos, fazendo conhecer as prioridades de cada um ante a situação em que se encontra o município.

A iniciativa é parte da campanha OAB Cidadania, que, através do Comitê de Combate a Corrupção Eleitoral e Pela Ética na Política, realiza encontros entre candidatos em todo o Estado, com o lema ‘Voto não tem Preço, Tem conseqüência’. A campanha também é desenvolvido em nível nacional pelo Conselho federal da OAB, CNBB, Associação dos Magistrados do Brasil e integra o Comitê Nacional do Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral.

Para o presidente da Comissão pela Ética na Política daquela Subseção, advogado Daniel Redivo, é importante que a população conheça as principais metas dos candidatos. Segundo ele, no debate, serão abordados assuntos de grande relevância social, como segurança pública, saúde e saneamento, educação e infra-estrutura (obras, estradas e outras).

“O encontro será também uma ótima oportunidade para a população avaliar o posicionamento político dos candidatos em relação à atuação do atual governo. Será possível observar o posicionamento político de cada um”, explica.

Daniel Redivo diz ainda que o debate será primordial para que o eleitor analise os elementos da retórica persuasiva da propaganda eleitoral. “Promessas vãs certamente serão identificadas pelo cidadão, e isso é positivo”.

Regulamento

O encontro será dividido em blocos. Primeiramente os candidatos se apresentarão, expondo os motivos de sua candidatura, individualmente, no prazo máximo de 03 (três) minutos.

Em um segundo momento, as entidades representativas da sociedade organizada, escolhidas mediante sorteio, farão perguntas aos candidatos. Cada entidade poderá fazer uma pergunta, que será dirigida diretamente aos candidatos por ordem de sorteio. “Haverá em seguida direito de um terceiro candidato comentar a resposta do candidato indagado, no prazo máximo de 30 (trinta) segundos”, explica Redivo.
 
As perguntas serão abertas ao público no terceiro bloco. “Cada candidato terá oportunidade de responder duas perguntas advindas do público”.

No quarto bloco, cada candidato poderá realizar uma pergunta para outro candidato, à sua própria escolha. Ao candidato indagador será concedido o prazo de 30 (trinta) segundos para réplica.

E, por fim, no quinto bloco, cada candidato terá direito a fazer suas considerações finais, invertendo a ordem da fala inicial.

Fonte:Ascom/OAB-RO

Mais Sobre Municípios

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), coordenadora do Comitê Municipal de Segurança Viária, realizou na última sexta-feira (25) o encerramento d

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam