Porto Velho (RO) quarta-feira, 30 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

OAB cobra construção de presídio em Jaru



A subseção OAB de Jaru volta a cobrar do Poder Executivo a construção, em caráter de urgência, de um novo presídio para aquele município. Segundo o presidente da subseção, Mário Roberto Pereira de Souza, a casa de detenção provisória da cidade funciona como penitenciária improvisada, o que, segundo ele, põe em risco a segurança de toda a comunidade e, até mesmo, dos servidores que ali trabalham.

Mário Roberto acrescenta que a OAB conseguiu, do Município, a doação do terreno para a construção do complexo penitenciário e que, segundo fontes na Sejus (Secretaria de Justiça), já está assegurada, no orçamento do Estado, verba para a construção do presídio. “Falta só o Governo iniciar a obra”, acentua Mário Roberto.

Reinserção

Para melhorar a situação na casa de detenção e possibilitar engajamento de ex-apenados no mercado de trabalho, a subseção de Jaru firmou parceria com o Conselho da Comunidade e com o Poder Judiciário. Da última reunião desses parceiros resultaram vários projetos. “Conseguimos inclusive instalar uma sala de aula na casa de detenção. Vários presos se alfabetizaram e alguns já concluíram o ensino médio”, ressalta Mário Roberto.

Mais recentemente foi criado o projeto “Estação Digital na Unidade Prisional de Jaru” que visa oferecer, aos apenados, curso básico de informática com abordagem em interatividade com a internet (obedecendo aos critérios de segurança). Para o projeto, a Seccional da OAB doará 10 monitores de computador, um micro computador completo e três impressoras. “A meta é ajudar a abrir um leque de opções no mercado de trabalho para a reinserção dos egressos do sistema à sociedade”, reitera o presidente da Subseção.

Fonte: OAB-RO
 

Mais Sobre Municípios

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), coordenadora do Comitê Municipal de Segurança Viária, realizou na última sexta-feira (25) o encerramento d

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç