Sexta-feira, 18 de março de 2011 - 20h44
A subseção OAB de Jaru volta a cobrar do Poder Executivo a construção, em caráter de urgência, de um novo presídio para aquele município. Segundo o presidente da subseção, Mário Roberto Pereira de Souza, a casa de detenção provisória da cidade funciona como penitenciária improvisada, o que, segundo ele, põe em risco a segurança de toda a comunidade e, até mesmo, dos servidores que ali trabalham.
Mário Roberto acrescenta que a OAB conseguiu, do Município, a doação do terreno para a construção do complexo penitenciário e que, segundo fontes na Sejus (Secretaria de Justiça), já está assegurada, no orçamento do Estado, verba para a construção do presídio. “Falta só o Governo iniciar a obra”, acentua Mário Roberto.
Reinserção
Para melhorar a situação na casa de detenção e possibilitar engajamento de ex-apenados no mercado de trabalho, a subseção de Jaru firmou parceria com o Conselho da Comunidade e com o Poder Judiciário. Da última reunião desses parceiros resultaram vários projetos. “Conseguimos inclusive instalar uma sala de aula na casa de detenção. Vários presos se alfabetizaram e alguns já concluíram o ensino médio”, ressalta Mário Roberto.
Mais recentemente foi criado o projeto “Estação Digital na Unidade Prisional de Jaru” que visa oferecer, aos apenados, curso básico de informática com abordagem em interatividade com a internet (obedecendo aos critérios de segurança). Para o projeto, a Seccional da OAB doará 10 monitores de computador, um micro computador completo e três impressoras. “A meta é ajudar a abrir um leque de opções no mercado de trabalho para a reinserção dos egressos do sistema à sociedade”, reitera o presidente da Subseção.
Fonte: OAB-RO
Festa às Nações: uma viagem cultural sem sair de Porto Velho
Porto Velho já se prepara para viver dias de celebração cultural e solidariedade com a 12ª edição da Festa às Nações, que neste ano será apresentada p
Estudantes participaram do desfile cívico que aconteceu no início de setembro
Na manhã desta quarta-feira (10), integrantes da Banda Musical do Centro Municipal de Arte e Cultura Escolar (CMACE) Francisco Lázaro dos Santos Laio
Prefeitura de Ji-Paraná anuncia concurso público para Saúde e Educação
A Prefeitura de Ji-Paraná confirmou a realização de concurso público para as áreas da Saúde e da Educação. O edital deve ser publicado nos próximos
Praça Marise Castiel sofre furto de fios menos de 24h após inauguração
A Prefeitura de Porto Velho entregou à população, em solenidade realizada no final da tarde de segunda-feira (8), a Praça Marise Castiel, localizada