Porto Velho (RO) sábado, 26 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

OAB: Brasil só crescerá fortalecendo os movimentos sociais


Ao abrir, na noite de sexta-feira, 17, em Guajará-Mirim o Colégio de Presidentes de Subseções da OAB, o advogado Hélio Vieira, presidente da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil, disse que a saída para minimizar as mazelas da administração pública brasileira passa pelo fortalecimento dos movimentos sociais que funcionam como propulsores e fiscalizadores das ações de governo. Também nesse sentido, o presidente da OAB Rondônia entende que o fortalecimento da advocacia e a prestação jurisdicional, como forma de resguardar o interesse coletivo e os anseios da sociedade, que clama por mais respeito no trato com a coisa pública.

O discurso do presidente da OAB na abertura do Colégio de Presidente, embora tenha sido preparado com antecedência, encaixou com perfeição à situação vivida pelos munícipes de Guajará-Mirim, que há anos vem sofrendo com problemas em todas os setores, mais acentuadamente na Saúde e na Educação. Na semana passada, por exemplo, o Conselho Estadual de Saúde foi acionado pela população e, junto com o Ministério Público, move uma ação civil pública para obrigar a Prefeitura a implementar melhorias no atendimento no único hospital público do município.

Hélio entende que está na hora do povo brasileiro encontrar o caminho para obrigar o Poder Público a cumprir seu papel. “Da forma como vem funcionando, fingindo que trabalha pela sociedade, o próprio Estado brasileiro está perpetuando a situação vigente, onde a camadas menos favorecidos só recebe migalhas daquilo que lhe é de direito.“Sem uma saúde de qualidade, sem educação, sem acesso a cultura, vai se eternizando gerações de excluídos, que sequer conseguem pleitear seus direitos na Justiça. E isso contribui em muito para o aumento dessa onda de violência que o país vivencia ”, disse o presidente da OAB.

O Colégio de Presidente de Subseções da OAB Rondônia é o foro onde os advogados debatem temas ligados à advocacia, questões da prestação jurisdicional e as mazelas da sociedade.

Como anfitrião do Colégio, o presidente da Subseção da OAB em Guajará-Mirim, José Antônio Barbosa, avaliou a realização do evento como altamente positivo para a cidade. Já o vice-presidente da Subseção, advogado Edilberto Bezerra Filho, reivindicou a extensão para Guajará do convênio que instituiu o escritório corporativo, como forma de reduzir o número de reclamações a termo que dão entrada na Justiça.

Fonte: OAB - Carlos Araújo – MTb 162-RO
 

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam