Quarta-feira, 21 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

OAB: Brasil só crescerá fortalecendo os movimentos sociais


Ao abrir, na noite de sexta-feira, 17, em Guajará-Mirim o Colégio de Presidentes de Subseções da OAB, o advogado Hélio Vieira, presidente da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil, disse que a saída para minimizar as mazelas da administração pública brasileira passa pelo fortalecimento dos movimentos sociais que funcionam como propulsores e fiscalizadores das ações de governo. Também nesse sentido, o presidente da OAB Rondônia entende que o fortalecimento da advocacia e a prestação jurisdicional, como forma de resguardar o interesse coletivo e os anseios da sociedade, que clama por mais respeito no trato com a coisa pública.

O discurso do presidente da OAB na abertura do Colégio de Presidente, embora tenha sido preparado com antecedência, encaixou com perfeição à situação vivida pelos munícipes de Guajará-Mirim, que há anos vem sofrendo com problemas em todas os setores, mais acentuadamente na Saúde e na Educação. Na semana passada, por exemplo, o Conselho Estadual de Saúde foi acionado pela população e, junto com o Ministério Público, move uma ação civil pública para obrigar a Prefeitura a implementar melhorias no atendimento no único hospital público do município.

Hélio entende que está na hora do povo brasileiro encontrar o caminho para obrigar o Poder Público a cumprir seu papel. “Da forma como vem funcionando, fingindo que trabalha pela sociedade, o próprio Estado brasileiro está perpetuando a situação vigente, onde a camadas menos favorecidos só recebe migalhas daquilo que lhe é de direito.“Sem uma saúde de qualidade, sem educação, sem acesso a cultura, vai se eternizando gerações de excluídos, que sequer conseguem pleitear seus direitos na Justiça. E isso contribui em muito para o aumento dessa onda de violência que o país vivencia ”, disse o presidente da OAB.

O Colégio de Presidente de Subseções da OAB Rondônia é o foro onde os advogados debatem temas ligados à advocacia, questões da prestação jurisdicional e as mazelas da sociedade.

Como anfitrião do Colégio, o presidente da Subseção da OAB em Guajará-Mirim, José Antônio Barbosa, avaliou a realização do evento como altamente positivo para a cidade. Já o vice-presidente da Subseção, advogado Edilberto Bezerra Filho, reivindicou a extensão para Guajará do convênio que instituiu o escritório corporativo, como forma de reduzir o número de reclamações a termo que dão entrada na Justiça.

Fonte: OAB - Carlos Araújo – MTb 162-RO
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 21 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque

Os frequentadores do Parque Jardim das Mangueiras, mais conhecido como Skate Parque, localizado na avenida Guaporé com José Vieira Caúla, zona Leste d

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano

Lançado em março de 2025 pelo prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), o Contrata Jipa, programa municipal para facilitar a contratação de Micr

Auditoria da prefeitura de Porto Velho deu início à investigação policial no Ipam

Auditoria da prefeitura de Porto Velho deu início à investigação policial no Ipam

Iniciada nos primeiros meses de 2025, uma auditoria interna promovida pela Prefeitura de Porto Velho culminou na deflagração da operação denominada “S

Ipam identifica irregularidades e aciona a Polícia Civil, que dá origem à Operação Sutura

Ipam identifica irregularidades e aciona a Polícia Civil, que dá origem à Operação Sutura

O Instituto de Previdência e Assistência Médica dos Servidores do Município de Porto Velho (Ipam) informa que a Operação Sutura, deflagrada pela Políc

Gente de Opinião Quarta-feira, 21 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)