Quinta-feira, 28 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

O MPF recomenda conta única e específica para recursos do Fundeb em sete municípios de Rondônia

Os municípios têm 30 dias para comprovar que cumprem as recomendações


 Imagem ilustrativa: Pixabay - Gente de Opinião
Imagem ilustrativa: Pixabay

O Ministério Público Federal (MPF) enviou recomendações a sete municípios rondonienses para que abram conta bancária única e especificamente para a movimentação exclusiva dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). O prazo para cumprimento é de 30 dias úteis, sob risco de ações judiciais e responsabilização por improbidade administrativa.

Os municípios deverão abrir conta-corrente no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal em nome das Secretarias de Educação, sendo proibida a transferência para outras contas da Secretaria, exceto para o pagamento de atraso de profissionais da educação. Nesse caso excepcional, a conta destino da transferência deverá ter cadastro atualizado no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope).

A transferência de conta do Fundeb é restrita e exclusiva da Secretaria de Educação. Os pagamentos devem ser exclusivamente de forma eletrônica e diretamente a fornecedores e profissionais.

As exigências buscam garantir a finalidade e a rastreabilidade do fundo. Isso porque é proibido usar o dinheiro do Fundeb para despesas não relacionadas à manutenção e ao desenvolvimento da educação básica.

O MPF destacou que o caráter preventivo da medida de busca evitar irregularidades, mas alertou que o descumprimento pode levar ao auxílio de ações para o ressarcimento dos valores, além de processos por improbidade administrativa ou a responsabilização criminal dos gestores.

Os municípios têm 15 dias úteis para se manifestarem sobre o atendimento das recomendações e 30 dias úteis para comprovar a implementação das medidas. O MPF reforçou que a ausência de resposta será interpretada como recusa, sujeitando os gestores às avaliações.

As recomendações foram assinadas pelo procurador da República Gabriel de Amorim. Confira abaixo as íntegras de cada recomendação:

Vale do Anari
Cacaulândia
Candeias do Jamari
Cujubim
Governador Jorge Teixeira
Jaru
Rio Crespo

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Conheça o Limpômetro: tecnologia que monitora ações de limpeza em Porto Velho

Conheça o Limpômetro: tecnologia que monitora ações de limpeza em Porto Velho

Desde do início da atual gestão, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação e Pesquisa (SMTI), re

Estudo preliminar do Ecossistema de Inovação de Cacoal será entregue nesta terça

Estudo preliminar do Ecossistema de Inovação de Cacoal será entregue nesta terça

O Sebrae em Rondônia promoveu um debate a respeito do desenvolvimento da inovação e tecnologia na região de Cacoal. Trata-se do Ecossistema Local de

Cacoal dá primeiro passo para a Lei de Inovação com apoio do Sebrae em Rondônia

Cacoal dá primeiro passo para a Lei de Inovação com apoio do Sebrae em Rondônia

Na manhã do dia 21 de agosto, o município de Cacoal deu início oficial ao processo de elaboração da minuta da Lei de Inovação. A primeira etapa acon

Trecho da avenida Anysio da Rocha volta a operar em mão dupla a partir do próximo domingo (24)

Trecho da avenida Anysio da Rocha volta a operar em mão dupla a partir do próximo domingo (24)

Como medida de planejamento do trânsito na região do bairro Rio Madeira, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, T

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)