Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

O MPF recomenda conta única e específica para recursos do Fundeb em sete municípios de Rondônia

Os municípios têm 30 dias para comprovar que cumprem as recomendações


 Imagem ilustrativa: Pixabay - Gente de Opinião
Imagem ilustrativa: Pixabay

O Ministério Público Federal (MPF) enviou recomendações a sete municípios rondonienses para que abram conta bancária única e especificamente para a movimentação exclusiva dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). O prazo para cumprimento é de 30 dias úteis, sob risco de ações judiciais e responsabilização por improbidade administrativa.

Os municípios deverão abrir conta-corrente no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal em nome das Secretarias de Educação, sendo proibida a transferência para outras contas da Secretaria, exceto para o pagamento de atraso de profissionais da educação. Nesse caso excepcional, a conta destino da transferência deverá ter cadastro atualizado no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope).

A transferência de conta do Fundeb é restrita e exclusiva da Secretaria de Educação. Os pagamentos devem ser exclusivamente de forma eletrônica e diretamente a fornecedores e profissionais.

As exigências buscam garantir a finalidade e a rastreabilidade do fundo. Isso porque é proibido usar o dinheiro do Fundeb para despesas não relacionadas à manutenção e ao desenvolvimento da educação básica.

O MPF destacou que o caráter preventivo da medida de busca evitar irregularidades, mas alertou que o descumprimento pode levar ao auxílio de ações para o ressarcimento dos valores, além de processos por improbidade administrativa ou a responsabilização criminal dos gestores.

Os municípios têm 15 dias úteis para se manifestarem sobre o atendimento das recomendações e 30 dias úteis para comprovar a implementação das medidas. O MPF reforçou que a ausência de resposta será interpretada como recusa, sujeitando os gestores às avaliações.

As recomendações foram assinadas pelo procurador da República Gabriel de Amorim. Confira abaixo as íntegras de cada recomendação:

Vale do Anari
Cacaulândia
Candeias do Jamari
Cujubim
Governador Jorge Teixeira
Jaru
Rio Crespo

Gente de OpiniãoTerça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas

Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas

A virada para 2026 em Porto Velho será marcada por um evento de grande porte. O Viradão do Béra promete transformar o réveillon em um marco cultural,

Viradão do Bera em Porto Velho terá Espaço Inclusivo para garantir participação de todos no réveillon

Viradão do Bera em Porto Velho terá Espaço Inclusivo para garantir participação de todos no réveillon

O Viradão do Bera contará com um Espaço Inclusivo para assegurar que pessoas com deficiência e neurodivergências participem da programação da virada c

Viradão do Béra em Porto Velho terá atração nacional e transmissão ao vivo

Viradão do Béra em Porto Velho terá atração nacional e transmissão ao vivo

A chegada de 2026 em Porto Velho promete ser celebrada em grande estilo. O Viradão do Béra, uma das maiores festas de réveillon da cidade, contará com

Prefeitura de Porto Velho alerta sobre travessia em área interditada do Canal Santa Bárbara

Prefeitura de Porto Velho alerta sobre travessia em área interditada do Canal Santa Bárbara

A Prefeitura de Porto Velho reforça o alerta à população sobre o perigo de circular pelo Canal Santa Bárbara, na região do Triângulo. Mesmo com a inte

Gente de Opinião Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)