Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Nova travessia na Caúla corrige problema antigo e facilita ligação da zona Norte para a zona Sul

Obra da Prefeitura de Porto Velho também proporciona mais segurança e proteção à vida


Obra inclui a instalação de um novo semáforo, além de sinalização vertical e horizontal para orientar a população - Gente de Opinião
Obra inclui a instalação de um novo semáforo, além de sinalização vertical e horizontal para orientar a população

Uma nova travessia que está sendo construída na Av. José Vieira Caúla, entre as avenidas Prefeito Chiquilito Erse e Guaporé, zona Leste da capital de Rondônia, vai melhorar significativamente a fluidez do tráfego, reduzir congestionamentos e aumentar a segurança viária.

Um dos principais benefícios é que a obra vai corrigir um problema antigo, que é facilitar o trajeto da zona Norte para região Sul da cidade, o que era impossível antes.

O empresário e advogado Juliano Mendes, proprietário de uma recuperadora de automóveis em frente à nova travessia, sofria com a situação. Ele disse que a dificuldade de acesso afastava muitos clientes.

“Acreditamos que, com a abertura da via e a instalação do semáforo, o acesso será facilitado e o movimento tende a melhorar”, comentou.

Juliano Mendes disse que a dificuldade de acesso afastava muitos clientes Juliano Mendes disse que a dificuldade de acesso afastava muitos clientes










Para tornar isso possível, a Prefeitura de Porto Velho está executando a obra, que inclui a instalação de um novo semáforo, além de sinalização vertical e horizontal para orientar a população.

NOVA ALTERNATIVA

O titular da Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Mobilidade (Semtran), Iremar Lima, disse que a demanda determinada pelo prefeito Léo Moraes resolve um problema antigo de mobilidade urbana naquela área.

“Atualmente, a principal alternativa para a travessia entre as zonas Norte e Sul é a Rua Governador Ari Marcos, que permite o fluxo no sentido sul-norte, mas não o contrário”, disse o secretário.

A ausência de opções para a travessia no sentido norte-sul obriga os usuários a se deslocarem por cerca de 1 km até a Av. Prefeito Chiquilito Erse (Rio Madeira) ou Av. Guaporé, o que contribui para o aumento do congestionamento nessas vias.

Para o José Carlos Mendes, o trânsito naquele trecho, além de fluir melhor, também ficará menos perigosoPara o José Carlos Mendes, o trânsito naquele trecho, além de fluir melhor, também ficará menos perigoso











“Essa intervenção visa proporcionar uma alternativa para quem precisa se deslocar entre as zonas Norte e Sul, reduzindo a sobrecarga nas avenidas Rio Madeira e Guaporé”, completou.

MENOS ACIDENTES

Para o morador José Carlos Mendes, o trânsito naquele trecho, além de fluir melhor, também ficará menos perigoso.

“Antes, era comum as pessoas cruzarem o canteiro central para acessar a outra via, e isso resultava em muitos acidentes. Com a sinalização isso será menos frequente”, afirmou.

MUDANÇA

Com a construção da travessia, a rua América, entre a rua Independência e José Vieira Caúla, passa a ser mão única no sentido da zona Sul, e, conforme informou Iremar Lima, o semáforo já foi testado e vai operar em ciclos de dois tempos.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), iniciou a construção de uma ponte de madeira no Skate Parqu

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho

Por muito tempo, Porto Velho conviveu com um sentimento silencioso de distanciamento entre a cidade e seus moradores. Em 2025, esse ciclo começou a

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito

Símbolo de memória, lazer e pertencimento para a população de Porto Velho, o Parque Circuito é um dos espaços públicos mais tradicionais da capital. L

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho

Viver em comunidade exige, acima de tudo, respeito aos direitos de cada cidadão, além do cuidado individual e coletivo com as regras de convivência e

Gente de Opinião Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)