Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Nova sala de ballet é inaugurada na praça CEU em Porto Velho

O antigo espaço foi revitalizado com recurso do Tribunal de Justiça


Nova sala de ballet é inaugurada na praça CEU em Porto Velho - Gente de Opinião

Em um evento emocionante e cheio de sorrisos, a população de Porto Velho conferiu de perto a transformação da sala de ballet da Praça CEU, durante a abertura do espaço para a comunidade, na noite de quarta-feira (27).

O local passou por uma reforma completa, promovida através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur) e a Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça de Rondônia (Vepema).

O antigo espaço, antes carente de recursos e infraestrutura, foi revitalizado e ganhou lustre, espelhos, barras e armários novos, tornando o ambiente muito mais acolhedor e adequado para os pequenos bailarinos.

O juiz Sérgio William destacou a importância do investimentoO juiz Sérgio William destacou a importância do investimento

A reação emocionada das crianças e pais presentes no evento foi notável. A empreendedora Andréia Maia confirmou o sentimento de felicidade, ao ver nas aulas uma oportunidade de realizar o sonho da filha, Ana Vitória.

“A Ana Vitória sempre teve vontade de fazer ballet, mas a gente não tinha condições de pagar. Foi quando me informaram que existia esse projeto aqui na praça CEU. Aí eu já trouxe a documentação e ela conseguiu. E ela ficou muito feliz e empolgada, a gente agradece a oportunidade, né? Porque muitas crianças querem essa oportunidade e não tem, porque a gente sabe que o balé antigamente era só criança rica que fazia e hoje em dia tá tendo essa oportunidade para crianças carentes”.

RECURSOS

Para a reforma do local, foram investidos cerca de R$ 80 mil, recurso vindo da Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça de Rondônia. Representando o TJ/RO, o juiz Sérgio William Teixeira destacou a importância do investimento em espaços de cultura, esporte e lazer em Porto Velho.

“Esse espaço aqui, um espaço de arte, de formação, é essencial para a comunidade. Investir em um projeto como este, é investir em qualidade de vida, em respeito ao próximo, em socialização”.

Ana Vitória e a mãe, Andréia Maia, estão muito felizes pela realização desse sonhoAna Vitória e a mãe, Andréia Maia, estão muito felizes pela realização desse sonho

A titular da Semdestur, Glayce Bezerra, relembrou como era a estrutura do local antes da reforma, e destacou que também foi possível garantir uniformes e acessórios de ballet para as alunas atendidas no projeto social.

“Essa sala, quando nós começamos a fazer o ballet aqui, ela não tinha espelho, a barra de ferro era quebrada, enferrujada, o piso era comum, elas não tinham armários para guardar os pertences pessoais delas. Não tinha caixa de som, microfone, nada. Nós transformamos tudo da melhor forma possível, estamos falando aí de R$ 80 mil, e nós conseguimos com esse dinheiro esticar bastante e fazer além da reforma a aquisição desses materiais”.

O Ballet da Praça CEU atende crianças de 7 e 15 anos, com aulas às segundas, quartas e sextas-feiras. O curso é oferecido pela Prefeitura de Porto Velho de forma totalmente gratuita. Novas inscrições devem ser divulgadas em breve.

PRAÇA CEU

A Praça CEU é gerenciada pela Semdestur e promove atividades gratuitas à comunidade, como futsal, basquete, jiu-jitsu e vôlei para crianças e adolescentes, além de zumba, ginástica e alongamento para terceira idade, beneficiando mais de 720 pessoas.

Além dos esportes e danças, o local também sedia cursos profissionalizantes de áreas como Informática, Design Gráfico, Artesanato, Operador de Computador, atendendo a mais de 300 jovens e adultos.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Viradão do Béra em Porto Vellho reúne multidão e redefine organização de eventos públicos em Porto Velho

Viradão do Béra em Porto Vellho reúne multidão e redefine organização de eventos públicos em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho realizou no centro da capital o Viradão do Béra, em frente ao Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, para receber o

Transporte coletivo gratuito em Porto Velho será oferecido a partir das 18h do último dia de dezembro

Transporte coletivo gratuito em Porto Velho será oferecido a partir das 18h do último dia de dezembro

A Prefeitura de Porto Velho disponibilizará no dia 31 de dezembro, a partir das 18h, linhas de ônibus sem a cobrança de passagem, com rotas normais. P

Porto Velho reforça fiscalização sobre uso de fogos de artifício e orienta população nas festas de fim de ano

Porto Velho reforça fiscalização sobre uso de fogos de artifício e orienta população nas festas de fim de ano

Com a chegada das festas de fim de ano, a Prefeitura de Porto Velho reforça a orientação sobre o uso responsável de fogos de artifício. Nesse período,

Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas

Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas

A virada para 2026 em Porto Velho será marcada por um evento de grande porte. O Viradão do Béra promete transformar o réveillon em um marco cultural,

Gente de Opinião Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)