Quinta-feira, 28 de março de 2024 - 12h48
Em um evento emocionante e cheio de sorrisos, a população de Porto Velho conferiu de perto a transformação da sala de ballet da Praça CEU, durante a abertura do espaço para a comunidade, na noite de quarta-feira (27).
O local passou por uma reforma completa, promovida através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur) e a Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça de Rondônia (Vepema).
O antigo espaço, antes carente de recursos e infraestrutura, foi revitalizado e ganhou lustre, espelhos, barras e armários novos, tornando o ambiente muito mais acolhedor e adequado para os pequenos bailarinos.
A reação emocionada das crianças e pais presentes no evento foi notável. A empreendedora Andréia Maia confirmou o sentimento de felicidade, ao ver nas aulas uma oportunidade de realizar o sonho da filha, Ana Vitória.
“A Ana Vitória sempre teve vontade de fazer ballet, mas a gente não tinha condições de pagar. Foi quando me informaram que existia esse projeto aqui na praça CEU. Aí eu já trouxe a documentação e ela conseguiu. E ela ficou muito feliz e empolgada, a gente agradece a oportunidade, né? Porque muitas crianças querem essa oportunidade e não tem, porque a gente sabe que o balé antigamente era só criança rica que fazia e hoje em dia tá tendo essa oportunidade para crianças carentes”.
RECURSOS
Para a reforma do local, foram investidos cerca de R$ 80 mil, recurso vindo da Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça de Rondônia. Representando o TJ/RO, o juiz Sérgio William Teixeira destacou a importância do investimento em espaços de cultura, esporte e lazer em Porto Velho.
“Esse espaço aqui, um espaço de arte, de formação, é essencial para a comunidade. Investir em um projeto como este, é investir em qualidade de vida, em respeito ao próximo, em socialização”.
A titular da Semdestur, Glayce Bezerra, relembrou como era a estrutura do local antes da reforma, e destacou que também foi possível garantir uniformes e acessórios de ballet para as alunas atendidas no projeto social.
“Essa sala, quando nós começamos a fazer o ballet aqui, ela não tinha espelho, a barra de ferro era quebrada, enferrujada, o piso era comum, elas não tinham armários para guardar os pertences pessoais delas. Não tinha caixa de som, microfone, nada. Nós transformamos tudo da melhor forma possível, estamos falando aí de R$ 80 mil, e nós conseguimos com esse dinheiro esticar bastante e fazer além da reforma a aquisição desses materiais”.
O Ballet da Praça CEU atende crianças de 7 e 15 anos, com aulas às segundas, quartas e sextas-feiras. O curso é oferecido pela Prefeitura de Porto Velho de forma totalmente gratuita. Novas inscrições devem ser divulgadas em breve.
PRAÇA CEU
A Praça CEU é gerenciada pela Semdestur e promove atividades gratuitas à comunidade, como futsal, basquete, jiu-jitsu e vôlei para crianças e adolescentes, além de zumba, ginástica e alongamento para terceira idade, beneficiando mais de 720 pessoas.
Além dos esportes e danças, o local também sedia cursos profissionalizantes de áreas como Informática, Design Gráfico, Artesanato, Operador de Computador, atendendo a mais de 300 jovens e adultos.
Cantora Joelma é uma das atrações confirmadas na comemoração de 111 anos de Porto Velho
A cantora paraense Joelma, ex-vocalista da banda Calypso, foi anunciada como uma das atrações na comemoração de 111 anos de criação do município de Po
Brigada Municipal de Incêndio é implantada em Porto Velho
Após anos de espera, a população de Porto Velho (RO) passa a contar com uma Brigada Municipal de Incêndio, já em pleno funcionamento. A iniciativa vis
Festa às Nações: uma viagem cultural sem sair de Porto Velho
Porto Velho já se prepara para viver dias de celebração cultural e solidariedade com a 12ª edição da Festa às Nações, que neste ano será apresentada p
Estudantes participaram do desfile cívico que aconteceu no início de setembro
Na manhã desta quarta-feira (10), integrantes da Banda Musical do Centro Municipal de Arte e Cultura Escolar (CMACE) Francisco Lázaro dos Santos Laio