Quinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Noite de campo reúne produtores rurais em Vilhena


Uma “Noite de Campo” organizada pelo representante da Agricultural, Products Corporation (FMC), Geraldo Neto, para o Estado de Rondônia e norte de Mato Grosso, reuniu mais de 150 produtores rurais, na noite da última sexta-feira, 24, em Vilhena, com destaque para a palestra do professor de Fitopatologia, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Daniel Cassetori.

O secretário de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri), Evandro Padovani, em nome do Governo da Cooperação, reconheceu a importância daquele evento pelos novos conhecimentos que foram repassados aos produtores de soja e milho, bem como a maneira adequada no uso de insumos agrícolas.

O secretario formalizou na oportunidade convites aos produtores rurais e empresários da região do Conesul do Estado para participarem da III Rondônia Rural Show, Feira de Tecnologia, no parque de Exposições Hermínio Victorelli, em Ji-Paraná, a ser realizada no período de 21 a 24 de maio.

Agroindústrias e piscicultura

No sábado (25), acompanhado pelo presidente da Cooperativa Mista Agroindustrial da Amazônia (Copama), Carlos Eduardo Sartor, Evandro Padovani visitou duas agroindústrias em fase de instalações com o apoio do Governo do Estado, no município de Cerejeiras. Ali, com a presença da vice-prefeita Lizete Marth, Evandro Padovani informou o andamento do processo que vai repassar um armazém da antiga Companhia de Armazéns Gerais de Rondônia (Cagero) para a prefeitura trabalhar em sistema de comodato com a Copama.

Em parceria entre a Emater, a Cooperativa, prefeitura e Governo do Estado serão atendidos pequenos e médios produtores rurais de Cerejeiras. Lizete Marth ressaltou a importância do apoio que o Governo vem colocando à disposição daquele município e das comunidades rurais.

Na propriedade rural de 17 alqueires do produtor Luiz Miranda, que explora 6 tanques com 8 mil metros quadrados de lamina de água para a produção de tambaqui em cativeiro, onde a cada despesca serão retirados 4.800 quilos de pescado, os visitantes conheceram um projeto tocado com recursos próprios que cumpre todos os requisitos da legislação ambiental.

Texto: José Luiz Alves
Fonte:  Seagri

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), iniciou a construção de uma ponte de madeira no Skate Parqu

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho

Por muito tempo, Porto Velho conviveu com um sentimento silencioso de distanciamento entre a cidade e seus moradores. Em 2025, esse ciclo começou a

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito

Símbolo de memória, lazer e pertencimento para a população de Porto Velho, o Parque Circuito é um dos espaços públicos mais tradicionais da capital. L

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho

Viver em comunidade exige, acima de tudo, respeito aos direitos de cada cidadão, além do cuidado individual e coletivo com as regras de convivência e

Gente de Opinião Quinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)