Porto Velho (RO) sábado, 19 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Neodi comemora os 81 anos do município de Guajará-Mirim


 

O deputado Neodi (PSDC), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, participa, ao lado do povo de Guajará-Mirim, neste sábado (10), das celebrações dos 81 anos de instalação desse histórico município, guardião da fronteira do Brasil com a Bolívia. 

Guajará-Mirim, a eterna Pérola do Mamoré, localizada na margem oriental desse rio fronteiriço com a Bolívia, é uma das cidades de maior riqueza histórica de Rondônia, onde uma respeitada tradição cultural convive com o tradicional e ativo centro comercial fronteiriço. 

As celebrações de hoje não devem, entretanto, ser confundidas com a idade verdadeira ou aniversário real de Guajará-Mirim, por respeito à história do patriota povo guajaramirense, e suas tradições. Guajará Mirim tem mais de um século de existência, é mais antiga do que Porto Velho, é uma das primeiras povoações do hoje Estado de Rondônia. 

No início do século 20 tornou-se mundialmente conhecida ao ser o local escolhido para o ponto terminal da épica Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, concluída em 30 de abril de 1912 e inaugurada oficialmente em 01 de agosto deste mesmo ano, portanto há 98 anos. 

Desde o século 19 que o povoado que originou a cidade de Guajará-Mirim. Mas, a secular cidade tem uma certidão de nascimento oficial que desmente qualquer um que dia que hoje é o 81º aniversário da cidade. É o Tratado de Petrópolis, assinado em 17 de novembro de 1903 com a Bolívia para a construção da Madeira-Mamoré na compra das terras do Acre. 

Em seu Artigo VII, o Tratado de Petrópolis diz: o Brasil obriga-se a construir em território brasileiro, uma ferrovia desde o porto de Santo Antônio, no rio Madeira, até Guajará-Mirim, no Mamoré. Guajará-Mirim tem, portanto, oficialmente, 107 anos. O deputado Neodi apresentou aos guajamirenses os parabéns por sua longa e bela história.

Fonte: Marcelo Freire

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce