Sexta-feira, 9 de abril de 2010 - 14h38
O deputado Neodi (PSDC), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, participa, ao lado do povo de Guajará-Mirim, neste sábado (10), das celebrações dos 81 anos de instalação desse histórico município, guardião da fronteira do Brasil com a Bolívia.
Guajará-Mirim, a eterna Pérola do Mamoré, localizada na margem oriental desse rio fronteiriço com a Bolívia, é uma das cidades de maior riqueza histórica de Rondônia, onde uma respeitada tradição cultural convive com o tradicional e ativo centro comercial fronteiriço.
As celebrações de hoje não devem, entretanto, ser confundidas com a idade verdadeira ou aniversário real de Guajará-Mirim, por respeito à história do patriota povo guajaramirense, e suas tradições. Guajará Mirim tem mais de um século de existência, é mais antiga do que Porto Velho, é uma das primeiras povoações do hoje Estado de Rondônia.
No início do século 20 tornou-se mundialmente conhecida ao ser o local escolhido para o ponto terminal da épica Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, concluída em 30 de abril de 1912 e inaugurada oficialmente em 01 de agosto deste mesmo ano, portanto há 98 anos.
Desde o século 19 que o povoado que originou a cidade de Guajará-Mirim. Mas, a secular cidade tem uma certidão de nascimento oficial que desmente qualquer um que dia que hoje é o 81º aniversário da cidade. É o Tratado de Petrópolis, assinado em 17 de novembro de 1903 com a Bolívia para a construção da Madeira-Mamoré na compra das terras do Acre.
Em seu Artigo VII, o Tratado de Petrópolis diz: o Brasil obriga-se a construir em território brasileiro, uma ferrovia desde o porto de Santo Antônio, no rio Madeira, até Guajará-Mirim, no Mamoré. Guajará-Mirim tem, portanto, oficialmente, 107 anos. O deputado Neodi apresentou aos guajamirenses os parabéns por sua longa e bela história.
Fonte: Marcelo Freire
Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Confira as atrações que estarão no Parque da Cidade a partir de sábado (22)
Uma época de sonhos, magia, amor e gratidão: assim podemos definir o período de final de ano em Porto Velho, que contará com um cenário inédito mont

Nova travessia na Caúla corrige problema antigo e facilita ligação da zona Norte para a zona Sul
Uma nova travessia que está sendo construída na Av. José Vieira Caúla, entre as avenidas Prefeito Chiquilito Erse e Guaporé, zona Leste da capital de

Ponte sobre o Rio Machado em Ji-Paraná não oferece risco estrutural, confirma Nova 364
A Nova 364 confirmou, por meio de sua área de Engenharia, que a ponte sobre o Rio Machado, em Ji-Paraná, encontra-se estruturalmente segura e sem qu

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) vem atuando de forma firme e contínua na fiscalização dos serviços de coleta de lixo executados p
Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)