Porto Velho (RO) quarta-feira, 23 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Natan solicita doação de área para a Casa de Rondon


 
A obra de restauração só poderá ser feita pela prefeitura quando a área onde se localiza o museu for doada à prefeitura

O deputado Natan Donadon esteve, nesta semana, reunido com o ministro da Defesa Nelson Jobim, tratando da Doação da área onde se localiza o museu Casa de Rondon para a prefeitura de Vilhena. É uma área de 45.075,45 m² pertencente à Aeronáutica/COMAR, localizada próximo ao aeroporto da cidade.

Já existe um projeto para revitalizá-lo, cujos recursos orçamentários foram apresentados pelo Deputado Natan junto ao Orçamento Geral da União/2008, para as obras. Segundo Natan, a obra só poderá ser feita pela prefeitura quando a área onde se localiza o museu for doada à prefeitura pela Aeronáutica.

O projeto de restauração está pronto e deverá recuperar e revitalizar o museu, considerado o mais importante espaço cultural de Vilhena, que retrata parte da história da colonização amazônica. “Farei o que for preciso para manter acessa a memória dessa parte da historia em que este herói brasileiro teve sua importante passagem por Vilhena”, finalizou Natan.

 

Um pouco da historia de Marechal Rondon

O Marechal Cândido Rondon foi incumbido em 1907 de instalar linhas telegráficas entre os estados de Mato Grosso e Amazonas. Dividiu a tarefa em 3 expedições que consumiram vários anos. Seu lema para com os índios era: “Matar nunca, morrer se for preciso”.Durante sua carreira, instalou mais de 8.000 km de linhas telegráficas e lançou base para a fundação de várias cidades. Descobriu também vários rios e as nascentes dos rios Madeira, Guaporé e Tapajós. Em 1915 realizou uma expedição com o ex-presidente americano Theodore Roosevelt. A expedição durou 5 meses e batizou um dos rios descobertos com o nome do presidente americano.

Seu legado foi fundamental para a ocupação de Mato Grosso, Rondônia e Acre. Entre seus diversos títulos, podemos destacar os seguintes: Guerreiro da Paz, Civilizador dos Sertões, Pai dos Índios e Patrono das Comunicações.

Fonte: Dejanir Haverroth

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam