Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Natan solicita doação de área para a Casa de Rondon


 
A obra de restauração só poderá ser feita pela prefeitura quando a área onde se localiza o museu for doada à prefeitura

O deputado Natan Donadon esteve, nesta semana, reunido com o ministro da Defesa Nelson Jobim, tratando da Doação da área onde se localiza o museu Casa de Rondon para a prefeitura de Vilhena. É uma área de 45.075,45 m² pertencente à Aeronáutica/COMAR, localizada próximo ao aeroporto da cidade.

Já existe um projeto para revitalizá-lo, cujos recursos orçamentários foram apresentados pelo Deputado Natan junto ao Orçamento Geral da União/2008, para as obras. Segundo Natan, a obra só poderá ser feita pela prefeitura quando a área onde se localiza o museu for doada à prefeitura pela Aeronáutica.

O projeto de restauração está pronto e deverá recuperar e revitalizar o museu, considerado o mais importante espaço cultural de Vilhena, que retrata parte da história da colonização amazônica. “Farei o que for preciso para manter acessa a memória dessa parte da historia em que este herói brasileiro teve sua importante passagem por Vilhena”, finalizou Natan.

 

Um pouco da historia de Marechal Rondon

O Marechal Cândido Rondon foi incumbido em 1907 de instalar linhas telegráficas entre os estados de Mato Grosso e Amazonas. Dividiu a tarefa em 3 expedições que consumiram vários anos. Seu lema para com os índios era: “Matar nunca, morrer se for preciso”.Durante sua carreira, instalou mais de 8.000 km de linhas telegráficas e lançou base para a fundação de várias cidades. Descobriu também vários rios e as nascentes dos rios Madeira, Guaporé e Tapajós. Em 1915 realizou uma expedição com o ex-presidente americano Theodore Roosevelt. A expedição durou 5 meses e batizou um dos rios descobertos com o nome do presidente americano.

Seu legado foi fundamental para a ocupação de Mato Grosso, Rondônia e Acre. Entre seus diversos títulos, podemos destacar os seguintes: Guerreiro da Paz, Civilizador dos Sertões, Pai dos Índios e Patrono das Comunicações.

Fonte: Dejanir Haverroth

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

A segurança jurídica, a valorização imobiliária e o estímulo ao desenvolvimento econômico são apenas algumas das vantagens obtidas pela população com

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Com o objetivo de aprimorar e ampliar o atendimento no serviço de transporte coletivo de Porto Velho, a Prefeitura da capital, através da Secretaria

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

A criação de novas áreas de expansão urbana em Porto Velho, nos últimos dez anos, inseridas no Plano Diretor, que é a constituição urbanística da cida

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)