Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009 - 21h52
O Deputado Natan quer que a justiça Federal seja estendida para os municípios de interior do Estado.
O Deputado Federal Natan Donadon encaminhou ofício ao Presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, nesta semana, solicitando a inclusão na pauta da ordem do dia do Projeto Lei (PL) nº 5.829/05. Esse PL dispõe sobre a criação de 400 varas Federais, destinadas à interiorização da Justiça Federal de Primeiro Grau e a implantação dos juizados Especiais Federais no País.
Natan quer que a justiça Federal seja estendida para os municípios de interior do Estado. Segundo ele, esta reivindicação é válida e se faz necessária, pois visa a melhoria no atendimento ás pessoas que recorrem à Justiça Federal, uma vez que se trata de um órgão cada vez mais procurado por demandas contra entes da esfera pública Federal.
A proposição do projeto foi protocolada na Câmara em 2005, pelo Superior Tribunal de Justiça. O projeto já foi aprovado nas comissões da casa e está apto a ser votado pelo plenário. O Deputado Natan recebeu ofício do Juiz Substituto, Flávia Silva Andrade, da Seção Judiciária do Estado de Rondônia, onde relata a situação no Estado de Rondônia.
Segundo o documento da magistrada, existem apenas quatro varas na capital e uma subseção no interior, em Ji-paraná, com jurisdição sobre 33 municípios. É alarmante o aumento do número de processos cíveis e criminais em cada vara Federal, o que tem alongado o tempo de trâmite de ações relevantes para a comunidade local, relata o documento.
Fonte: Ascom
Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Decreto municipal proíbe paredões de som automotivo durante o carnaval em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho está implementando medidas mais rigorosas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentáve

Área de preservação invadida é recuperada pela Prefeitura de Porto Velho
Na manhã desta terça-feira (3), a Justiça de Rondônia determinou o cumprimento de sentença contra os responsáveis por um estabelecimento comercial do

Curumim Folia 2026 valoriza inclusão, cultura e lazer para crianças e famílias de Porto Velho
O Curumim Folia 2026 valorizou a importância da inclusão do público infantil na programação oficial do Carnaval de Porto Velho (Béra Folia), criando m

Carnaval Seguro em Porto Velho começa sem registros de violência e proteção a públicos prioritários
O primeiro dia do Carnaval Seguro foi encerrado com um balanço altamente positivo em Porto Velho, resultado de planejamento, presença no território e
Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)