Porto Velho (RO) segunda-feira, 16 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Municípios

Natal de Guajará-Mirim: Luzes da Esperança


Então é Natal! E é assim, com uma alegria indescritível que recebemos o mês de dezembro. E mais uma vez o clima de Natal se espraia por toda a cidade, por todas as pessoas, pois é o período do ano em que o mundo que nos rodeia fica muito mais bonito. É comum decorar as portas e fachadas das casas e, em seu interior, erguer grandes ou pequenas árvores de Natal.Natal de Guajará-Mirim: Luzes da Esperança  - Gente de Opinião

Decorações natalinas são montadas também pelo poder público, adornando ruas, praças e repartições públicas da cidade, com bolas coloridas variadas e símbolos natalinos. Ergue-se presépio com a cena da Natividade. Prefeituras de todas as cidades do país costumam assinalar a data. Do maior e mais rico município, ao menor lugarejo, se celebra a natividade do Menino Jesus.

Em Guajará-Mirim, os símbolos natalinos, o clima e as luzes que anunciam e reafirmam para todos os cristãos o nascimento do Menino Jesus, em 2013, não compareceram nos espaços públicos para anunciar universal data.

Aos moradores da cidade da Pérola do Mamoré, particularmente para o cidadão menos afortunado, restou apreciar as fachadas das residências de algumas famílias, que tradicionalmente decoram o exterior de seus lares.

Dentre estas famílias que buscam perpetuar símbolos natalinos e a cena da Natividade, mantendo acesa em todos nós as chamas da esperança, da fraternidade, da partilha, da congregação, do perdão e do renascimento, destacam-se o lar do casal Girlene Coentro e João Batista, moradores do Bairro Serraria; e a residência de Thomé Alves, acadêmico de Gestão Ambiental da UNIR, exímio jardineiro e morador do Bairro Jardim das Esmeraldas.

Os endereços das residências de Girlene e João Batista e do acadêmico Thomé, passaram a constar no roteiro turístico do guajaramirense que preserva os costumes e as tradições do Natal. À noite, os moradores da cidade vão à busca destas duas residências, para contemplar a decoração, alimentar a esperança e registrar o lindo cenário montado em celebração ao Natal.

O casal Girlene Coentro e João Batista, artistas consagrados do Boi-Bumbá Malhadinho, monta a decoração na fachada de sua residência, localizada na Av. Mal. Deodoro, nº 2019, bairro Serraria, há mais de cinco anos, utilizando recursos próprios.  O projeto deste ano consumiu do orçamento doméstico do casal aproximadamente dois mil reais.

Para confecção dos objetos artísticos e adereços diversos, Girlene e João reaproveitam material reciclável, particularmente garrafa pet, além de explorar uma inesgotável inspiração e criatividade. A decoração elaborada minuciosamente pelo casal encanta particularmente as crianças, que ficam deslumbradas, com seus olhinhos arregalados, brilhado e o coração eufórico.

Em outra região da cidade, no Bairro Jardim das Esmeraldas, na Rua Ayrton Senna, nº 3797, brilha o Natal de luz e esperança montado pelo acadêmico de gestão ambiental e extraordinário artista Thomé Alves. O cenário elaborado cuidadosamente por Thomé toma conta de todo terreno de sua residência, impecavelmente ajardinado, o que favorece seu trabalho artístico.

O Bairro Jardim das Esmeraldas em Guajará-Mirim é ocupado por trabalhadores humildes e gente simples. Negros, índios, mestiços e bolivianos predominam na região. São pouquíssimas as casas – em sua grande maioria modestas – que ostentam em suas fachadas algum adereço ou pontos luminosos natalinos.

É neste ambiente modesto e acolhedor que reina absoluto o trabalho artístico e encantador do esmerado jardineiro e fenomenal artista Thomé Alves. O Jardineiro do Jardim das Esmeraldas inunda o coração e a alma de todos, fazendo suscitar em cada um de nós a fé, a fraternidade, o amor, a alegria e, sobretudo, a esperança em um mundo melhor.

O artista Thomé Alves também assina as decorações natalinas da Paróquia Nossa Senhora de Aparecida, localizada na Av. 1º de Maio, Bairro 10 de Abril, e da Loja Top Internacional, localizada no cetro da cidade.

No Jardim das Esmeraldas, Thomé é o melhor e mais fraterno Papai Noel do mundo, pois faz vibrar em cada criança do bairro, em cada jovem e em cada adulto, sonhos, fantasias e nobres sentimentos que perpetuam a verdadeiro sentido da mensagem do Menino Jesus.

Girlene, João Batista e Thomé Alves são artistas sensíveis e anjos misericordiosos que anunciam o Natal de Guajará-Mirim, um Natal que mantém acesa as Luzes da Esperança.

Um feliz Natal para todos e um Ano Novo bem melhor, bem mais bonito e acolhedor.

Fonte: Ariel Argobe
 

Mais Sobre Municípios

Acidentes de trânsito trazem prejuízo e aumentam número de serviços prestados pelo Samu em Porto Velho

Acidentes de trânsito trazem prejuízo e aumentam número de serviços prestados pelo Samu em Porto Velho

O número de pessoas feridas em acidentes de trânsito no Brasil segue expressivo. Em Porto Velho, os números foram altos, inclusive quando a pandemia e

Mães dos projetos Viva Bem e Viver ativo celebram no Parque Natural

Mães dos projetos Viva Bem e Viver ativo celebram no Parque Natural

Uma tarde diferente, com programação especial para as participantes dos projetos Viva Bem e Viver Ativo, da Prefeitura de Porto Velho, assim foi a com

Mãe fala dos desafios e ensinamentos com filho autista

Mãe fala dos desafios e ensinamentos com filho autista

Muito mais que uma história de amor incondicional, a vida de Heline Braga é um símbolo de luta, coragem, perseverança e resiliência. Ela tem um filho