Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Não falta sangue em Guajará, afirma Orleans


 
O Presidente da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia, Sid Orleans, viajou na manhã de ontem para Guajará Mirim com o intuito de fazer o levantamento da veracidade de informações referentes à falta de sanguedisparada nos meios de comunicação por representantes do Conselho Municipal de Saúde.

No mês de novembro do ano passado a Unidade de Coleta e Transfusão de Guajará, devido a sua baixa produção de sangue, com o consequente encarecimento do produto e até para gerar eficiência ao gasto do dinheiro público, foi reclassificada para Agência Transfusional que apenas estoca e guarda sangue. Com isto parte dos profissionais foram devolvidos a Secretaria Estadual de Saúde para ofertar o suporte necessário ao funcionamento do Hospital e futura abertura do novo Hospital Regional.

Acontece que nos últimos dias segundo Orleans, muitos boatos chegaram à imprensa e até a Assembléia Legislativa de que estava faltando sangue e que, ao mesmo tempo, o produto estava sendo extraviado. “A Agência de Guajará é uma das mais bem equipadas e estamos enviando o sangue em quantidade que excede a necessidade, explica o Presidente.

Durante reunião com os técnicos de Guajará ficou evidenciado que apenas 44 bolsas venceram entre os meses de novembro de 2016 a fevereiro de 2017, o que é plenamente aceitável, segundo Sid, tendo em vista que as hemácias tem apenas 35 dias de vida e as plaquetas 5 dias. “Não está fatando sangue. Precisamos apenas melhorar a logística e a comunicação entre o Hemocentro Coordenador, as Unidades de Coleta e Transfusão e as Agências Transfusionais e isto será totalmente resolvido no município de Guajará Mirim nos próximos dez dias, finaliza o Presidente.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 19 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeito Léo Moraes marca presença e 1º Carnaparedão reúne 5 mil pessoas com segurança e organização

Prefeito Léo Moraes marca presença e 1º Carnaparedão reúne 5 mil pessoas com segurança e organização

Com planejamento e responsabilidade, o prefeito Léo Moraes realizou o Carnaparedão na avenida Lauro Sodré, em frente ao Parque Circuito. O evento re

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364

Na noite da última quinta-feira (12), a rede elétrica da BR-364, no trecho sentido Unir, foi alvo de criminosos. O furto de um transformador, de onde

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH

A Prefeitura de Porto Velho decidiu criar a primeira edição do “Carnaparedão”, evento que passa a integrar o calendário oficial do carnaval da cidade.

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho

Quem depende diariamente dos serviços públicos em Porto Velho será diretamente impactado pelo reforço técnico que a Agência Reguladora dos Serviços Pú

Gente de Opinião Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)