Quarta-feira, 10 de março de 2010 - 06h58
Parceria entre o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e o Judiciário de Rondônia garantem a realização de um mutirão previdenciário na comarca de Cacoal. Mais de 500 processos estão na pauta de julgamentos da 1ª, 2ª e 4ª Varas Cíveis da cidade. Iniciado na segunda-feira, 8, o mutirão vai até sexta, 12.
A ação é organizada pela Juíza Euma Mendonça Tourinho, titular da 1ª Vara Cível de Cacoal. Os benefícios previdenciários resultantes do julgamento desses litígios têm importância vital para a sociedade, pois as prestações previdenciárias têm cunho alimentar e de distribuição de renda.
Segundo a Juíza, a iniciativa se tornou possível graças ao empenho da equipe do INSS da unidade de Porto Velho, que mesmo sendo responsável apenas pelas localidades entre a capital e Ji-Paraná, não mediram esforços para a realização do trabalho em Cacoal, distante cerca de 480 quilômetros da sede da unidade previdenciária. A procuradora do INSS Marleide Barbosa e a técnica de seguro social Isabel Cristina coordenam a equipe do órgão federal durante o mutirão.
Esse esforço garante a resolução para casos que envolvem aposentadorias por invalidez, tempo de contribuição, por idade e aposentadoria rural, além dos auxílios doença, acidente e reclusão, pensão por morte e amparo social, entre outras questões.
A Juíza Euma Tourinho, entretanto, destaca que o mutirão não é realizado por conta de atrasos no julgamento de processos, mas pela elevada quantidade de demandas interpostas na comarca. "Com isso, damos mais rapidez à prestação jurisdicional devida ao cidadão", afirmou.
Fonte: Ascom/TJRO
Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Dia de inclusão e afeto para pessoas com deficiência e neurodivergentes
O brilho do Porto Velho Luz começou ainda mais especial este ano. Antes da abertura oficial ao grande público, o circuito natalino recebeu, nesta sext

Porto Velho Luz inicia programação de Natal nesta sexta-feira (21) com dia inclusivo
A Prefeitura de Porto Velho dá início, nesta sexta-feira (21), à programação do “Porto Velho Luz – Uma Cidade Encantada”, no Parque da Cidade. A prime

Sarau transforma o Mercado Cultural em palco de luta, memória e identidade
O Mercado Cultural de Porto Velho se transformou, na noite desta quinta-feira (20), em um grande palco de celebração, reflexão e resistência. O espaço

Programação de Natal da Prefeitura de Porto Velho será gratuito no Parque da Cidade
Rondônia inteira e as cidades vizinhas estão sendo convidadas a prestigiar a programação completa do “Porto Velho Luz – Uma Cidade Encantada”, que c
Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)