Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Mutirão leva documentos e cidadania ao campo



Começa na próxima terça-feira (17) na escola pólo Florestan Fernandes, em Presidente Médice, o primeiro mutirão deste ano do Programa de Documentação da Trabalhadora Rural, que pretende emitir mais de 3 mil documentos aos agricultores familiares e assentados da Reforma Agrária em Rondônia.

Promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o programa conta com a parceria da Superintendência Regional do Trabalho, Receita Federal, Caixa Econômica Federal, Secretaria de Pesca e Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para levar até a população rural a emissão de Carteiras de Trabalho, CPF e a inscrição na previdência social.

 "Muitos ainda não tem carteira de trabalho por não ter como chegar a um dos cinco pontos de atendimento existentes no estado, por isso, ir até eles contribui muito", revela Sebastião Valdemir, da Superintendência Regional do Trabalho.

Informação e Cidadania

Além da emissão de documentos, serão realizadas palestras educativas sobre direito previdenciário, licenciamento ambiental, linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e assistência técnica rural. A leitura também será incentivada, com a presença da biblioteca móvel Arca das Letras. Ações que levam informação e permitem aos moradores do meio rural acessar as políticas públicas que têm direito enquanto cidadãos.

"Nosso foco são as mulheres, para valorizar seu trabalho, combater a desigualdade no campo e leva-las a participar das decisões, mas todos são bem-vindos", explica Maria do Socorro Valério, responsável pelo programa no Incra.

Catorze dias na estrada

Até o dia 30, a equipe de dez pessoas do mutirão atenderá três municípios do Território Central: Presidente Médice, Teixeirópolis e Urupá, passando por escolas rurais nos assentamentos Chico Mendes I, II e III, Martim Pescador, Tancredo Neves e Urupá.

Para participar, basta comparecer aos locais com certidão de nascimento ou casamento e título de eleitor.

Fonte: Vanessa Ibrahim

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura entrega área renovada na Praça Aluízio Ferreira

Prefeitura entrega área renovada na Praça Aluízio Ferreira

A Praça Aluízio Ferreira continua sendo ponto de encontro das famílias. Na noite de ontem (19), a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Empresa de De

Prefeito Affonso Cândido faz entrega de  100 títulos definitivos de propriedades

Prefeito Affonso Cândido faz entrega de 100 títulos definitivos de propriedades

O prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), participou, na quarta-feira (19), da entrega de 100 títulos definitivos de propriedades urbanas. O tr

Confira as atrações que estarão no Parque da Cidade a partir de sábado (22)

Confira as atrações que estarão no Parque da Cidade a partir de sábado (22)

Uma época de sonhos, magia, amor e gratidão: assim podemos definir o período de final de ano em Porto Velho, que contará com um cenário inédito mont

Nova travessia na Caúla corrige problema antigo e facilita ligação da zona Norte para a zona Sul

Nova travessia na Caúla corrige problema antigo e facilita ligação da zona Norte para a zona Sul

Uma nova travessia que está sendo construída na Av. José Vieira Caúla, entre as avenidas Prefeito Chiquilito Erse e Guaporé, zona Leste da capital de

Gente de Opinião Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)