Porto Velho (RO) sábado, 16 de outubro de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

Mutirão leva documentos e cidadania ao campo



Começa na próxima terça-feira (17) na escola pólo Florestan Fernandes, em Presidente Médice, o primeiro mutirão deste ano do Programa de Documentação da Trabalhadora Rural, que pretende emitir mais de 3 mil documentos aos agricultores familiares e assentados da Reforma Agrária em Rondônia.

Promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o programa conta com a parceria da Superintendência Regional do Trabalho, Receita Federal, Caixa Econômica Federal, Secretaria de Pesca e Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para levar até a população rural a emissão de Carteiras de Trabalho, CPF e a inscrição na previdência social.

 "Muitos ainda não tem carteira de trabalho por não ter como chegar a um dos cinco pontos de atendimento existentes no estado, por isso, ir até eles contribui muito", revela Sebastião Valdemir, da Superintendência Regional do Trabalho.

Informação e Cidadania

Além da emissão de documentos, serão realizadas palestras educativas sobre direito previdenciário, licenciamento ambiental, linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e assistência técnica rural. A leitura também será incentivada, com a presença da biblioteca móvel Arca das Letras. Ações que levam informação e permitem aos moradores do meio rural acessar as políticas públicas que têm direito enquanto cidadãos.

"Nosso foco são as mulheres, para valorizar seu trabalho, combater a desigualdade no campo e leva-las a participar das decisões, mas todos são bem-vindos", explica Maria do Socorro Valério, responsável pelo programa no Incra.

Catorze dias na estrada

Até o dia 30, a equipe de dez pessoas do mutirão atenderá três municípios do Território Central: Presidente Médice, Teixeirópolis e Urupá, passando por escolas rurais nos assentamentos Chico Mendes I, II e III, Martim Pescador, Tancredo Neves e Urupá.

Para participar, basta comparecer aos locais com certidão de nascimento ou casamento e título de eleitor.

Fonte: Vanessa Ibrahim

 

Mais Sobre Municípios

Porto Velho: Decreto transfere ponto facultativo para o dia 1º de novembro

Porto Velho: Decreto transfere ponto facultativo para o dia 1º de novembro

O ponto facultativo alusivo ao Dia do Servidor Público, comemorado no próximo dia 28 de outubro, foi transferido para o dia 1º de novembro de 2021 pel

Prefeitura levará atendimentos e serviços gratuitos à zona Leste de Porto Velho

Prefeitura levará atendimentos e serviços gratuitos à zona Leste de Porto Velho

Moradores da zona Leste e imediações terão acesso a diversos serviços de cunho social em um só lugar e gratuitos. A Prefeitura de Porto Velho realiza,

Prefeitura de Porto Velho entrega títulos a moradores dos residenciais FNHIS I e Pró-Moradia Sul

Prefeitura de Porto Velho entrega títulos a moradores dos residenciais FNHIS I e Pró-Moradia Sul

A Prefeitura de Porto Velho entregou, no sábado (9), durante solenidade na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Areal da Florest