Terça-feira, 6 de julho de 2010 - 13h48
O município de Ji-Paraná é destaque quanto ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2009. Segundo informações do Secretário Municipal de Educação, Vanderlei Nunes, todas as escolas conseguiram aumentar o índice em relação a 2007.
Projetado pelo Ministério da Educação (MEC) um índice geral de 4,5, 13 das 16 escolas do ensino fundamental apresentaram valores superiores.
“Todas as escolas subiram em relação ao índice obtido no último Ideb, o de 2007, que trabalhou com um valor mínimo de 4,2. Tivemos apenas três escolas que não conseguiram atingir o projetado pelo MEC para 2009, que foi 4,5. Mas em relação aos resultados obtidos por elas em 2007, a melhora foi bastante considerável”, explicou Vanderlei.
A classificação de Ji-Paraná foi a seguinte:
Do 1º ao 5º ano:
1º lugar- Escola Ruth Rocha com 5,7;
2º lugar- Escola Ulisses Matosinho- zona rural, com 5,0;
3º lugar- empatadas com 4,8- Escolas Irineu Dresch (zona rural) e Jamil Vilas Boas;
4º lugar- Escola Jandinei Cela- com 4,7.
Do 6º ao 9º ano:
1º lugar- Escola Edson Lopes- zona rural- com 4,7;
2º lugar- Escola Ulisses Matozinho- zona rural, com 4,7.
Vanderlei explica ainda que Ji-Paraná conseguiu atingir uma média geral de 4,8, acima do projetado pelo MEC e também acima da média nacional que ficou em 4,2.
“Foi graças à visão do prefeito Bianco e sua administração voltada para valorização dos nossos profissionais, e também a todas as capacitações realizadas pela Semed ao longo desses dois últimos anos, que conseguimos atingir este resultado bastante positivo. A média geral das nossas escolas foi muito boa, ficamos acima da média nacional, o que nos prova, mais uma vez, que o caminho para uma sociedade mais desenvolvida é pela obtenção da excelência em Educação. A Prefeitura realizou diversos investimentos nesta área e continuará sempre dando atenção especial a Educação municipal”, concluiu Vanderlei.
Este índice é obtido pela aplicação de uma prova pelo MEC, com todos os alunos do 1º ao 9º ano, respeitando o nível de cada série, com periodicidade de dois em dois anos. A última aconteceu em novembro de 2009, sendo que os índices só foram divulgados esta semana.
Fonte: Ascom
Domingo, 25 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Fiação aérea de energia e telefonia está com os dias contados em Porto Velho
Seguindo um propósito de modernização, respeito à paisagem urbana, segurança e qualidade de vida, a Prefeitura de Porto Velho já deu início aos estudo

Prefeitura apresenta programação especial para comemorar os 111 anos de instalação de Porto Velho
Uma programação toda especial foi elaborada pela Prefeitura de Porto Velho para celebrar em grande estilo os 111 anos de instalação do município, no p

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque
Os frequentadores do Parque Jardim das Mangueiras, mais conhecido como Skate Parque, localizado na avenida Guaporé com José Vieira Caúla, zona Leste d

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano
Lançado em março de 2025 pelo prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), o Contrata Jipa, programa municipal para facilitar a contratação de Micr
Domingo, 25 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)