Terça-feira, 6 de julho de 2010 - 13h48
O município de Ji-Paraná é destaque quanto ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2009. Segundo informações do Secretário Municipal de Educação, Vanderlei Nunes, todas as escolas conseguiram aumentar o índice em relação a 2007.
Projetado pelo Ministério da Educação (MEC) um índice geral de 4,5, 13 das 16 escolas do ensino fundamental apresentaram valores superiores.
“Todas as escolas subiram em relação ao índice obtido no último Ideb, o de 2007, que trabalhou com um valor mínimo de 4,2. Tivemos apenas três escolas que não conseguiram atingir o projetado pelo MEC para 2009, que foi 4,5. Mas em relação aos resultados obtidos por elas em 2007, a melhora foi bastante considerável”, explicou Vanderlei.
A classificação de Ji-Paraná foi a seguinte:
Do 1º ao 5º ano:
1º lugar- Escola Ruth Rocha com 5,7;
2º lugar- Escola Ulisses Matosinho- zona rural, com 5,0;
3º lugar- empatadas com 4,8- Escolas Irineu Dresch (zona rural) e Jamil Vilas Boas;
4º lugar- Escola Jandinei Cela- com 4,7.
Do 6º ao 9º ano:
1º lugar- Escola Edson Lopes- zona rural- com 4,7;
2º lugar- Escola Ulisses Matozinho- zona rural, com 4,7.
Vanderlei explica ainda que Ji-Paraná conseguiu atingir uma média geral de 4,8, acima do projetado pelo MEC e também acima da média nacional que ficou em 4,2.
“Foi graças à visão do prefeito Bianco e sua administração voltada para valorização dos nossos profissionais, e também a todas as capacitações realizadas pela Semed ao longo desses dois últimos anos, que conseguimos atingir este resultado bastante positivo. A média geral das nossas escolas foi muito boa, ficamos acima da média nacional, o que nos prova, mais uma vez, que o caminho para uma sociedade mais desenvolvida é pela obtenção da excelência em Educação. A Prefeitura realizou diversos investimentos nesta área e continuará sempre dando atenção especial a Educação municipal”, concluiu Vanderlei.
Este índice é obtido pela aplicação de uma prova pelo MEC, com todos os alunos do 1º ao 9º ano, respeitando o nível de cada série, com periodicidade de dois em dois anos. A última aconteceu em novembro de 2009, sendo que os índices só foram divulgados esta semana.
Fonte: Ascom
Domingo, 4 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Casa do Papai Noel encantou famílias no Natal Porto Velho Luz
O brilho nos olhos das crianças, os sorrisos e os abraços marcaram a passagem de milhares de famílias pela Casa do Papai Noel durante o Natal Porto Ve

Prefeitura de Porto Velho define calendário de feriados e pontos facultativos de 2026
A Prefeitura de Porto Velho publicou o Decreto nº 21.691, de 30 de dezembro de 2025, que estabelece o calendário de feriados e pontos facultativos do

A Prefeitura de Porto Velho realizou no centro da capital o Viradão do Béra, em frente ao Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, para receber o

A Prefeitura de Porto Velho disponibilizará no dia 31 de dezembro, a partir das 18h, linhas de ônibus sem a cobrança de passagem, com rotas normais. P
Domingo, 4 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)