Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Município de Ji-Paraná é destaque no Ideb 2009


 

O município de Ji-Paraná é destaque quanto ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2009. Segundo informações do Secretário Municipal de Educação, Vanderlei Nunes, todas as escolas conseguiram aumentar o índice em relação a 2007.

Projetado pelo Ministério da Educação (MEC) um índice geral de 4,5, 13 das 16 escolas do ensino fundamental apresentaram valores superiores.

“Todas as escolas subiram em relação ao índice obtido no último Ideb, o de 2007, que trabalhou com um valor mínimo de 4,2. Tivemos apenas três escolas que não conseguiram atingir o projetado pelo MEC para 2009, que foi 4,5. Mas em relação aos resultados obtidos por elas em 2007, a melhora foi bastante considerável”, explicou Vanderlei.

A classificação de Ji-Paraná foi a seguinte:

Do 1º ao 5º ano:

1º lugar- Escola Ruth Rocha com 5,7;

2º lugar- Escola Ulisses Matosinho- zona rural, com 5,0;

3º lugar- empatadas com 4,8- Escolas Irineu Dresch (zona rural) e Jamil Vilas Boas;

4º lugar- Escola Jandinei Cela- com 4,7.

Do 6º ao 9º ano:

1º lugar- Escola Edson Lopes- zona rural- com 4,7;

2º lugar- Escola Ulisses Matozinho- zona rural, com 4,7.

Vanderlei explica ainda que Ji-Paraná conseguiu atingir uma média geral de 4,8, acima do projetado pelo MEC e também acima da média nacional que ficou em 4,2.

“Foi graças à visão do prefeito Bianco e sua administração voltada para valorização dos nossos profissionais, e também a todas as capacitações realizadas pela Semed ao longo desses dois últimos anos, que conseguimos atingir este resultado bastante positivo. A média geral das nossas escolas foi muito boa, ficamos acima da média nacional, o que nos prova, mais uma vez, que o caminho para uma sociedade mais desenvolvida é pela obtenção da excelência em Educação. A Prefeitura realizou diversos investimentos nesta área e continuará sempre dando atenção especial a Educação municipal”, concluiu Vanderlei.

Este índice é obtido pela aplicação de uma prova pelo MEC, com todos os alunos do 1º ao 9º ano, respeitando o nível de cada série, com periodicidade de dois em dois anos. A última aconteceu em novembro de 2009, sendo que os índices só foram divulgados esta semana.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho inicia revitalização do Mercado Central

Prefeitura de Porto Velho inicia revitalização do Mercado Central

O Mercado Central de Porto Velho, um dos principais atrativos turísticos da cidade, está passando por uma breve revitalização. As obras estão sendo fe

Prefeitura de Porto Velho intensifica trabalho em áreas de alagamentos

Prefeitura de Porto Velho intensifica trabalho em áreas de alagamentos

Equipes da Prefeitura de Porto Velho têm trabalhado para amenizar os efeitos das fortes chuvas que caíram durante o final de semana. Na manhã desta se

Prefeitura de Porto Velho executa maior programa de obras na saúde da zona urbana e rural

Prefeitura de Porto Velho executa maior programa de obras na saúde da zona urbana e rural

Com 90 estabelecimentos pertencentes à rede municipal de saúde, a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), tem tr

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de homologação para contratação de serviços voluntários na Semusb

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de homologação para contratação de serviços voluntários na Semusb

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), divulga a lista do processo seletivo para con

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)