Porto Velho (RO) terça-feira, 22 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Município de Candeias comemora 19 anos de criação


 Município de Candeias comemora 19 anos de criação - Gente de Opinião

O município de Candeias do Jamari completa 19 anos de criação neste domingo, 13 de fevereiro. Para comemorar a data a prefeitura montou uma programação especial iniciada no sábado, 12, com um torneio de futebol infanto-juvenil — durante o dia todo — e show musical no complexo turístico Beira-Rio, à noite.

A festa continua no domingo, dia do aniversário da cidade, com a sequência da programação do sábado. As atividades iniciam cedo, a partir das 08h, com a corrida de rua e um mutirão de atendimento assistencial com diversos serviços ofertados à população.

A abertura oficial da programação está marcada para às 10h, com o pronunciamento do prefeito Dinho Sousa e outras autoridades presentes. Às 1h40, iniciará o tradicional culto ecumênico e às 12h, a programação do período da manhã será encerrada com um coofe break.

Pela parte da tarde a programação recomeça, a partir das 14h, com o jogo Candeias do Jamari x AGFRON. Às 15h, será encerrado o mutirão de atendimento.

Às 16h, o time de Candeias do Jamari volta a campo, desta vez para enfrentar a representação da Polícia Militar. A programação alusiva aos 19 anos da cidade encerra às 18h, com um show da banda Fênix, no complexo turístico Beira-Rio.

“Candeias do Jamari é um município promissor que se se desenvolve economicamente a cada ano, graças a força de trabalho do seu povo. Não fosse isso, nenhum governo daria certo na cidade. Mas a população sabe do seu papel propulsor do desenvolvimento e, aliada às ações da prefeitura, tem dado sua parcela de contribuição para o crescimento da cidade”, avaliou o prefeito Dinho Sousa.
 

Histórico

O município de Candeias do Jamari tem sua origem ligada à instalação, pelo Governo do Estado do Mato Grosso, de um Distrito Policial criado pelo Ato no 2.213, de 14 de novembro de 1939, no local pertencente ao município de Alto-Madeira, com sede em Santo Antônio.

O lugarejo, às margens do rio Candeias, servia de ponto de estacionamento para quem se dirigia à região do Alto Rio Candeias, bem como de depósito de borracha para os que desciam o rio, por ficar no ponto de cruzamento da rodovia Mato Grosso/Amazonas (antiga BR 29, hoje BR 364).

Essa localização estratégica facilitava o transporte da produção para Porto Velho ou para a cachoeira de Samuel, onde aportavam as gaiolas e as outras embarcações de menor porte vindas de Manaus e para onde retornavam.

A partir do final da década de 1970, Candeias começou a expandir seu núcleo urbano através da agricultura, do comércio e do turismo. Nesse período um pequeno povoado começou a se formar às margens da BR 29 (364), na beira do rio Candeias. O nome da cidade, que incorpora os dois principais rios da região, foi escolhido para diferenciar da denominação do município de Candeias, no interior da Bahia.

Com a criação do município pela Lei no 363, de 13 de fevereiro de 1992, por orientação do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de Rondônia, foi encaminhada à Assembléia Legislativa, um Projeto de Lei denominando o município com os nomes dos dois rios que cortam a região (Candeias e Jamari), para diferenciar da cidade baiana de Candeias ficando então a denominação oficial de Candeias do Jamari.

Faz divisa, ao norte e a oeste, com o município de Porto Velho, capital de Rondônia; a leste, com Itapuã do Oeste; e ao sul, com o município de Alto Paraíso. Tem uma área territorial de 6.844 quilômetros quadrados, sendo que parte dela, foi alagada pela represa da usina hidrelétrica de Samuel. Sua hidrografia é formada pelas bacias dos rios Pretos de Candeias e Jamari.

Dados referentes aos resultados preliminares do Censo 2010 do IBGE, apontam que em uma década, a taxa de crescimento população do município foi de 50,92%, saindo de 13.107 habitantes, em 2000, para um contingente populacional de 19.400 pessoas, em 2010. No entanto, estima-se que esse número seja bem maior, em virtude da construção das usinas do complexo hidrelétrico do rio Madeira, em Porto Velho, devido a proximidade entre os dois municípios. O crescimento populacional acima do esperado é refletido em todas as áreas da administração pública municipal.

Sua economia é concentrada, basicamente, no setor primário com o extrativismo vegetal, agricultura de subsistência, produção de leite, pecuária e hortaliças. Possui 1.700 quilômetros de estradas vicinais utilizadas para o escoamento da produção rural, tanto para venda na sede do município como para cidades vizinhas. Por causa de sua bacia hidrografia — mais o lago da usina de Samuel — Candeias do Jamari passou também é considerado um dos principais pólos turísticos de Rondônia


PROGRAMAÇÃO DO 19º ANIVERSÁRIO DE CRIAÇÃO
DO MUNICÍPIO DE CANDEIAS DO JAMARI

 

SÁBADO – Dia 12

08h às 17h: Torneio infanto-juvenil

Escolinhas de Candeias x Escolinhas de Porto Velho

12h: Almoço na Associação dos Idosos da Vovó Ginoca

19h: Show Musical: Bandas Calor de Verão e Nova Geração (Complexo Turístico Beira-Rio)

DOMINGO – Dia 13

08h: Mutirão de atendimento

08h: Largada da Corrida de Rua

Masculino e Feminino Master

10h: Solenidade Oficial de Abertura

Apresentação da Banda da 17ª Brigada

Pronunciamento das autoridades

10h40: Culto Ecumênico

12:30: Coofe Break

14H: Jogo de Futebol
Candeias x AGFRON

15h: Encerramento do Mutirão de Atendimento

16h: Jogo Amistoso

Seleção de Candeias X PM

18h: Show Musical

Banda Fênix

Fonte:Shyley Saíssem
068- DRT/AP

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento