Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Município de Ariquemes é referência de educação em tempo integral


 
Com responsabilidade social, o Projeto Burareiro, educação em tempo integral, está fazendo a diferença em Ariquemes há cinco anos. Atualmente é desenvolvido em quatro escolas: Professor Pedro Louback, localizada no Bairro Mutirão, atendendo 414 alunos; Ireno Berticelli, localizada no Colonial, atende á 427 crianças; Professor Venâncio Kottiwitz, localizada no Setor 11, atende 591 alunos; e a Roberto Turbay, no Setor 10, atendendo 721 crianças. Totalizando mais de dois mil alunos.

Com jornada escolar de 10 horas/dia, os alunos aprendem mais sobre educação ambiental e alimentar, com momentos de leitura, dinâmicas, ensinamentos sobre o ofício da jardinagem e cultivo da horta escolar. Práticas que estão surtindo efeitos positivos, atraindo inclusive, a participação dos pais nas atividades escolares.

De acordo com o Prefeito Márcio Raposo o reconhecimento que o município está tendo no Estado é merecido. “Além dos investimentos feitos pela Prefeitura, todos os servidores contribuem para o sucesso da educação em tempo integral, 1% dos salários de todos vai para o Burareiro”, acrescenta.

As crianças também participam de oficinas de teatro, música, canto, fanfarra, percussão, dança e capoeira. Os talentos são apresentados em eventos que envolvem a comunidade.

O esporte: karatê, taekwondo, xadrez, handebol, basquetebol, futebol, futsal e voleibol, também fazem parte da grade curricular.

O Mais Educação, programa do Governo Federal, implantado no município este ano, está presente em 10 escolas da rede municipal, atendendo o total de 3.005 alunos, divididos em 102 turmas nos períodos escolares.

Os Projetos Burareiro e Mais Educação, têm por base a Educação Integral, que consiste na ampliação do tempo e do espaço educativo da criança.

Compra Direta

A compra direta do produtor rural, parceria entre as Secretarias de Agricultura e de Educação, é outra iniciativa que melhorou ainda mais a qualidade da educação no Município.

A compra é feita quase sempre das agroindústrias, 42 implantadas desde 2006, beneficiando não apenas os alunos que consomem a merenda escolar, mais nutritiva e saudável, mas também, a agricultura familiar, gerando mais empregos e renda para o homem do campo.

Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Crianças do Cosme e Damião vivem momento de acolhimento no Parque da Cidade

Crianças do Cosme e Damião vivem momento de acolhimento no Parque da Cidade

A biomédica Josiele Costa carrega no olhar a mistura de força e esperança que acompanha sua rotina nos últimos anos. Mãe de Miguel Samuel, de 3 anos,

Ponto facultativo é decretado a partir do meio-dia desta quarta-feira (17)

Ponto facultativo é decretado a partir do meio-dia desta quarta-feira (17)

Em Porto Velho será ponto facultativo para os servidores municipais a partir das 12h desta quarta-feira (17), em razão da final do Mundial de Clubes,

Semusa garante acesso a medicamentos e fortalece cuidado com a população em Porto Velho

Semusa garante acesso a medicamentos e fortalece cuidado com a população em Porto Velho

Para quem depende do Sistema Único de Saúde (SUS), ter acesso ao medicamento no momento certo faz toda a diferença no tratamento e na qualidade de vid

Incra Rondônia realiza entrega de títulos e firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho

Incra Rondônia realiza entrega de títulos e firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho

O Incra em Rondônia realizou, nesta segunda-feira (15), uma solenidade que marcou importantes avanços para o desenvolvimento rural, a cidadania e o

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)