Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Município de Ariquemes é referência de educação em tempo integral


 
Com responsabilidade social, o Projeto Burareiro, educação em tempo integral, está fazendo a diferença em Ariquemes há cinco anos. Atualmente é desenvolvido em quatro escolas: Professor Pedro Louback, localizada no Bairro Mutirão, atendendo 414 alunos; Ireno Berticelli, localizada no Colonial, atende á 427 crianças; Professor Venâncio Kottiwitz, localizada no Setor 11, atende 591 alunos; e a Roberto Turbay, no Setor 10, atendendo 721 crianças. Totalizando mais de dois mil alunos.

Com jornada escolar de 10 horas/dia, os alunos aprendem mais sobre educação ambiental e alimentar, com momentos de leitura, dinâmicas, ensinamentos sobre o ofício da jardinagem e cultivo da horta escolar. Práticas que estão surtindo efeitos positivos, atraindo inclusive, a participação dos pais nas atividades escolares.

De acordo com o Prefeito Márcio Raposo o reconhecimento que o município está tendo no Estado é merecido. “Além dos investimentos feitos pela Prefeitura, todos os servidores contribuem para o sucesso da educação em tempo integral, 1% dos salários de todos vai para o Burareiro”, acrescenta.

As crianças também participam de oficinas de teatro, música, canto, fanfarra, percussão, dança e capoeira. Os talentos são apresentados em eventos que envolvem a comunidade.

O esporte: karatê, taekwondo, xadrez, handebol, basquetebol, futebol, futsal e voleibol, também fazem parte da grade curricular.

O Mais Educação, programa do Governo Federal, implantado no município este ano, está presente em 10 escolas da rede municipal, atendendo o total de 3.005 alunos, divididos em 102 turmas nos períodos escolares.

Os Projetos Burareiro e Mais Educação, têm por base a Educação Integral, que consiste na ampliação do tempo e do espaço educativo da criança.

Compra Direta

A compra direta do produtor rural, parceria entre as Secretarias de Agricultura e de Educação, é outra iniciativa que melhorou ainda mais a qualidade da educação no Município.

A compra é feita quase sempre das agroindústrias, 42 implantadas desde 2006, beneficiando não apenas os alunos que consomem a merenda escolar, mais nutritiva e saudável, mas também, a agricultura familiar, gerando mais empregos e renda para o homem do campo.

Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Transporte inclusivo em Porto Velho ganha reforço e amplia atendimento às pessoas com TEA

Transporte inclusivo em Porto Velho ganha reforço e amplia atendimento às pessoas com TEA

Há quase um ano, Porto Velho deu um passo importante nas políticas de inclusão com a entrega do primeiro ônibus inclusivo voltado ao atendimento de pe

Prefeitura de Porto Velho adia início do Refis para garantir segurança e qualidade no atendimento

Prefeitura de Porto Velho adia início do Refis para garantir segurança e qualidade no atendimento

A Prefeitura de Porto Velho informa que o início do Programa de Estímulo à Regularização Fiscal (Refis 2026) foi transferido para 12 de janeiro. A m

Creche Noturna transforma a rotina de mães trabalhadoras e estudantes em Porto Velho

Creche Noturna transforma a rotina de mães trabalhadoras e estudantes em Porto Velho

A Creche Noturna, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, tem promovido mudanças significativas na rotina de mães que trabalham ou estudam no período

Casa do Papai Noel encantou famílias no Natal Porto Velho Luz

Casa do Papai Noel encantou famílias no Natal Porto Velho Luz

O brilho nos olhos das crianças, os sorrisos e os abraços marcaram a passagem de milhares de famílias pela Casa do Papai Noel durante o Natal Porto Ve

Gente de Opinião Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)