Terça-feira, 24 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Municipio de Alta Floresta(RO) enfrenta nova enchente


Municipio de Alta Floresta(RO) enfrenta nova enchente  - Gente de Opinião
 Municipio de Alta Floresta(RO) enfrenta nova enchente  - Gente de Opinião
Municipio de Alta Floresta(RO) enfrenta nova enchente  - Gente de Opinião

A cidade de Alta Floresta D’Oeste está sofrendo com as conseqüências de uma nova enchente. Desde as 02:00 horas da manhã deste sábado (15), por um período que se seguiu por aproximadamente 8 horas, choveu sem parar no município. O que fez com o que o nível dos córregos que cortam o município transbordassem, inundando casas, quintais, clubes e propriedades rurais.

Dezenas de famílias estão desalojadas, recebendo o apoio da prefeitura municipal, amigos e vizinhos. A cena se repete. Ha menos de um ano, em março de 2009, chuva forte, seguida de enchente, deixou centenas de pessoas desalojadas, e trouxe grandes problemas para o município nas áreas de saúde, infraestrutura e também social.

O prefeito Daniel Deina (PTN), às 10:15 da manhã deste sábado, já tinha disponibilizado o apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura – SEMIE, através de todo o pessoal, bem como das demais secretarias. “Veículos, pessoal, equipamentos, alimentação, alojamento, enfim, tudo o que for possível para prestar apoio à essas famílias nós faremos. Nossa equipe tem o dever de dar suporte em um momento como este”, disse Deina.

Já pela manhã, a linha P50, de responsabilidade do governo estadual ficou interditada num trecho de 800 metros, com mais de 1,5 metros de água cobrindo o percurso; os bairros Santa Felicidade e Princesa Isabel começaram a ser inundados no início da tarde.

Os desalojados, sem terem para onde ir, foram removidos para o Centro Cultural Expedito Gonçalves Ferreira e acompanhados pela Secretaria Municipal de Ação Social e trabalho, que disponibilizou alimentação e colchões.

Moradores, vizinhos, amigos, todos estão mais uma vez envolvidos no trabalho de apoio às famílias. O chefe de gabinete, Benevides Machado, já comunicou que a Comissão Municipal de Defesa Civil está reunida para decretar estado de emergência. O Corpo de Bombeiros Militar de Rolim de Moura foi comunicado e até a tarde ainda não tinha comparecido à Alta Floresta.

“Estamos todos empenhados e unidos para poder ajudar ao máximo essas famílias, nem que para isso tenhamos que entrar na água. O socorro tem que partir de cada um que possa auxiliar”, enfatizou Deina, que estava dentro d’água enquanto ajudava a retirar a mudança de uma das famílias.

O nível das águas subiu alarmantemente, chegando próximo dos 2 metros e meio. Empresários da cidade novamente se prontificaram e disponibilizaram barcos, motores e pilotos para auxiliar a prefeitura no socorro aos atingidos pela enchente.

O prefeito Daniel Deina, o chefe de gabinete, o vereador Nenão, um empresário da cidade e o assessor de imprensa municipal seguiram pelo córrego que corta a cidade e pelo rio branco até o reservatório da pequena central hidroelétrica, mais próxima da cidade, para constatar o nível da água, que havia atingido seu limite, represando grande parte das águas.

O Hospital Municipal da cidade está dando atendimento médico às pessoas com necessidade de cuidados especiais e está pronto para uma possível elevação na quantidade de internamentos.

O estado de emergência deve ser decretado ainda neste final de semana por Deina e pela Comissão Municipal de Defesa Civil, e toda a estrutura da prefeitura municipal continua à disposição no auxílio e socorro às vítimas da enchente.

Fonte: Ascom
Fotos: Anderson Guizolfe

Gente de OpiniãoTerça-feira, 24 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Instalação de ecobueiros chega a mais bairros e ruas de Porto Velho

Instalação de ecobueiros chega a mais bairros e ruas de Porto Velho

As avenidas Carlos Gomes, Sete de Setembro, José Amador dos Reis, Mamoré e Rio de Janeiro estão recebendo obras de instalação de ecobueiros, conhecido

CDL Ji-Paraná celebra 43 anos com noite de palestras e conexão entre associados

CDL Ji-Paraná celebra 43 anos com noite de palestras e conexão entre associados

A CDL Ji-Paraná celebrou seus 43 anos de história na noite de sábado (21/02), em evento realizado na Prime House, reunindo associados, parceiros, co

Parque da Cidade renovado conquista aprovação do público de Porto Velho

Parque da Cidade renovado conquista aprovação do público de Porto Velho

O sorriso da menina Heloisa Baioco dos Reis diz muito sobre o sentimento dos frequentadores do Parque da Cidade após a revitalização. A pequena aprove

Prefeitura de Ji-Paraná define logística para primeiro mutirão de combate à dengue no dia 21

Prefeitura de Ji-Paraná define logística para primeiro mutirão de combate à dengue no dia 21

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou reunião de alinhamento com as secretarias envolvidas para or

Gente de Opinião Terça-feira, 24 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)