Quinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Municipio de Alta Floresta(RO) enfrenta nova enchente


Municipio de Alta Floresta(RO) enfrenta nova enchente  - Gente de Opinião
 Municipio de Alta Floresta(RO) enfrenta nova enchente  - Gente de Opinião
Municipio de Alta Floresta(RO) enfrenta nova enchente  - Gente de Opinião

A cidade de Alta Floresta D’Oeste está sofrendo com as conseqüências de uma nova enchente. Desde as 02:00 horas da manhã deste sábado (15), por um período que se seguiu por aproximadamente 8 horas, choveu sem parar no município. O que fez com o que o nível dos córregos que cortam o município transbordassem, inundando casas, quintais, clubes e propriedades rurais.

Dezenas de famílias estão desalojadas, recebendo o apoio da prefeitura municipal, amigos e vizinhos. A cena se repete. Ha menos de um ano, em março de 2009, chuva forte, seguida de enchente, deixou centenas de pessoas desalojadas, e trouxe grandes problemas para o município nas áreas de saúde, infraestrutura e também social.

O prefeito Daniel Deina (PTN), às 10:15 da manhã deste sábado, já tinha disponibilizado o apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura – SEMIE, através de todo o pessoal, bem como das demais secretarias. “Veículos, pessoal, equipamentos, alimentação, alojamento, enfim, tudo o que for possível para prestar apoio à essas famílias nós faremos. Nossa equipe tem o dever de dar suporte em um momento como este”, disse Deina.

Já pela manhã, a linha P50, de responsabilidade do governo estadual ficou interditada num trecho de 800 metros, com mais de 1,5 metros de água cobrindo o percurso; os bairros Santa Felicidade e Princesa Isabel começaram a ser inundados no início da tarde.

Os desalojados, sem terem para onde ir, foram removidos para o Centro Cultural Expedito Gonçalves Ferreira e acompanhados pela Secretaria Municipal de Ação Social e trabalho, que disponibilizou alimentação e colchões.

Moradores, vizinhos, amigos, todos estão mais uma vez envolvidos no trabalho de apoio às famílias. O chefe de gabinete, Benevides Machado, já comunicou que a Comissão Municipal de Defesa Civil está reunida para decretar estado de emergência. O Corpo de Bombeiros Militar de Rolim de Moura foi comunicado e até a tarde ainda não tinha comparecido à Alta Floresta.

“Estamos todos empenhados e unidos para poder ajudar ao máximo essas famílias, nem que para isso tenhamos que entrar na água. O socorro tem que partir de cada um que possa auxiliar”, enfatizou Deina, que estava dentro d’água enquanto ajudava a retirar a mudança de uma das famílias.

O nível das águas subiu alarmantemente, chegando próximo dos 2 metros e meio. Empresários da cidade novamente se prontificaram e disponibilizaram barcos, motores e pilotos para auxiliar a prefeitura no socorro aos atingidos pela enchente.

O prefeito Daniel Deina, o chefe de gabinete, o vereador Nenão, um empresário da cidade e o assessor de imprensa municipal seguiram pelo córrego que corta a cidade e pelo rio branco até o reservatório da pequena central hidroelétrica, mais próxima da cidade, para constatar o nível da água, que havia atingido seu limite, represando grande parte das águas.

O Hospital Municipal da cidade está dando atendimento médico às pessoas com necessidade de cuidados especiais e está pronto para uma possível elevação na quantidade de internamentos.

O estado de emergência deve ser decretado ainda neste final de semana por Deina e pela Comissão Municipal de Defesa Civil, e toda a estrutura da prefeitura municipal continua à disposição no auxílio e socorro às vítimas da enchente.

Fonte: Ascom
Fotos: Anderson Guizolfe

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), iniciou a construção de uma ponte de madeira no Skate Parqu

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho

Por muito tempo, Porto Velho conviveu com um sentimento silencioso de distanciamento entre a cidade e seus moradores. Em 2025, esse ciclo começou a

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito

Símbolo de memória, lazer e pertencimento para a população de Porto Velho, o Parque Circuito é um dos espaços públicos mais tradicionais da capital. L

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho

Viver em comunidade exige, acima de tudo, respeito aos direitos de cada cidadão, além do cuidado individual e coletivo com as regras de convivência e

Gente de Opinião Quinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)