Porto Velho (RO) quarta-feira, 26 de janeiro de 2022
×
Gente de Opinião

Municípios

MPF/RO promove reunião sobre estradas de acesso às aldeias Cinta Larga


Aldeias do povo Cinta Larga estão isoladas devido às condições das estradas. A falta de acesso afeta diretamente a saúde e a educação dos índios. Para conseguir amenizar esta situação foi realizada uma reunião, na última quarta-feira, 13, com vários órgãos públicos, na sede do Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO). As instituições MPF/RO promove reunião sobre estradas de acesso às aldeias Cinta Larga - Gente de Opiniãofirmaram compromisso de canalizar esforços para a aquisição do maquinário para recuperação e manutenção das estradas de acesso e interiores das terras indígenas Cinta Larga.

As estradas que necessitam ser recuperadas são tanto as que estão dentro das aldeias, de responsabilidade da Funai, quanto as que levam à terra indígena. Neste último caso, a situação envolve tanto o governo estadual quanto as prefeituras que circundam a terra indígena.

A solução encontrada pelas instituições presentes foi a aquisição de maquinário para recuperação. Até o final deste mês, a Funai vai elaborar uma proposta para aquisição da frota. Um convênio será feito futuramente para estabelecer como será a guarda, manutenção e abastecimento e operadores, bem como operadores para as máquinas. Todas as instituições auxiliarão no esforço político a ser feito para obtenção do recurso necessário para aquisição do maquinário.

Uma recuperação emergencial também foi tema da reunião. O diretor do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) reafirmou que o órgão pode colaborar nos trabalhos, desde que isso seja feito ainda no mês de março. Os prefeitos de Espigão D'Oeste e Pimenta Bueno farão contatos para operacionalizar esse apoio. O MPF/RO fará contato com o 5º BEC no sentido de obter apoio para a recuperação emergencial.

O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) e a Funai deverão participar desse esforço para recuperação emergencial das estradas, no mínimo fornecendo combustível. No máximo em abril as instituições deverão realizar nova reunião para outros encaminhamentos.

Fonte: MPF/RO (www.prro.mpf.gov.br)
 

Mais Sobre Municípios

Mais de 500 pets recebem vacinação antirrábica em ação no Bairro Novo, em Porto Velho

Mais de 500 pets recebem vacinação antirrábica em ação no Bairro Novo, em Porto Velho

Buscando garantir a imunização de cães e gatos contra a raiva, o município promove, até essa semana, a vacinação antirrábica em animais de estimação d

Bonificação começa a ser paga para servidores efetivos de Vilhena, mais de R$ 2,5 milhões serão depositados ainda hoje

Bonificação começa a ser paga para servidores efetivos de Vilhena, mais de R$ 2,5 milhões serão depositados ainda hoje

A Prefeitura de Vilhena iniciou na manhã desta sexta-feira, 21, o pagamento da bonificação extraordinária no valor do salário base de cada categoria

Nove unidades de saúde de Porto Velho vão ter atendimento exclusivo para covid-19

Nove unidades de saúde de Porto Velho vão ter atendimento exclusivo para covid-19

Buscando atender a alta demanda por testes e atendimentos para covid-19, o município vai destinar, a partir da próxima segunda-feira (24), nove unidad