Sexta-feira, 15 de março de 2013 - 11h49
Aldeias do povo Cinta Larga estão isoladas devido às condições das estradas. A falta de acesso afeta diretamente a saúde e a educação dos índios. Para conseguir amenizar esta situação foi realizada uma reunião, na última quarta-feira, 13, com vários órgãos públicos, na sede do Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO). As instituições
firmaram compromisso de canalizar esforços para a aquisição do maquinário para recuperação e manutenção das estradas de acesso e interiores das terras indígenas Cinta Larga.
As estradas que necessitam ser recuperadas são tanto as que estão dentro das aldeias, de responsabilidade da Funai, quanto as que levam à terra indígena. Neste último caso, a situação envolve tanto o governo estadual quanto as prefeituras que circundam a terra indígena.
A solução encontrada pelas instituições presentes foi a aquisição de maquinário para recuperação. Até o final deste mês, a Funai vai elaborar uma proposta para aquisição da frota. Um convênio será feito futuramente para estabelecer como será a guarda, manutenção e abastecimento e operadores, bem como operadores para as máquinas. Todas as instituições auxiliarão no esforço político a ser feito para obtenção do recurso necessário para aquisição do maquinário.
Uma recuperação emergencial também foi tema da reunião. O diretor do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) reafirmou que o órgão pode colaborar nos trabalhos, desde que isso seja feito ainda no mês de março. Os prefeitos de Espigão D'Oeste e Pimenta Bueno farão contatos para operacionalizar esse apoio. O MPF/RO fará contato com o 5º BEC no sentido de obter apoio para a recuperação emergencial.
O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) e a Funai deverão participar desse esforço para recuperação emergencial das estradas, no mínimo fornecendo combustível. No máximo em abril as instituições deverão realizar nova reunião para outros encaminhamentos.
Fonte: MPF/RO (www.prro.mpf.gov.br)
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Porto Velho segue exemplo de outras capitais e decreta ponto facultativo para jogo da Seleção
A Prefeitura de Porto Velho decretou ponto facultativo na próxima segunda-feira (29), em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Direta

LDO de Léo Moraes é aprovada e garante concursos e aumento da receita
A Câmara Municipal de Porto Velho aprovou, durante sessão realizada nesta terça-feira (23), o Projeto de Lei nº 21/2026, de autoria do prefeito Léo

Imóvel com estrutura comprometida é demolido após avaliação técnica da Defesa Civil de Porto Velho
Uma estrutura que há anos preocupava moradores, comerciantes e visitantes da região central de Porto Velho começou a ser removida nesta semana. A de

Venha para a Rua do Hexa assistir ao jogo do Brasil na Copa do Mundo
A Seleção Brasileira entra em campo nesta quarta-feira (24) pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo FIFA 2026. A bola rola a partir da
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)