Porto Velho (RO) sexta-feira, 18 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

MPF/RO promove reunião sobre estradas de acesso às aldeias Cinta Larga


Aldeias do povo Cinta Larga estão isoladas devido às condições das estradas. A falta de acesso afeta diretamente a saúde e a educação dos índios. Para conseguir amenizar esta situação foi realizada uma reunião, na última quarta-feira, 13, com vários órgãos públicos, na sede do Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO). As instituições MPF/RO promove reunião sobre estradas de acesso às aldeias Cinta Larga - Gente de Opiniãofirmaram compromisso de canalizar esforços para a aquisição do maquinário para recuperação e manutenção das estradas de acesso e interiores das terras indígenas Cinta Larga.

As estradas que necessitam ser recuperadas são tanto as que estão dentro das aldeias, de responsabilidade da Funai, quanto as que levam à terra indígena. Neste último caso, a situação envolve tanto o governo estadual quanto as prefeituras que circundam a terra indígena.

A solução encontrada pelas instituições presentes foi a aquisição de maquinário para recuperação. Até o final deste mês, a Funai vai elaborar uma proposta para aquisição da frota. Um convênio será feito futuramente para estabelecer como será a guarda, manutenção e abastecimento e operadores, bem como operadores para as máquinas. Todas as instituições auxiliarão no esforço político a ser feito para obtenção do recurso necessário para aquisição do maquinário.

Uma recuperação emergencial também foi tema da reunião. O diretor do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) reafirmou que o órgão pode colaborar nos trabalhos, desde que isso seja feito ainda no mês de março. Os prefeitos de Espigão D'Oeste e Pimenta Bueno farão contatos para operacionalizar esse apoio. O MPF/RO fará contato com o 5º BEC no sentido de obter apoio para a recuperação emergencial.

O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) e a Funai deverão participar desse esforço para recuperação emergencial das estradas, no mínimo fornecendo combustível. No máximo em abril as instituições deverão realizar nova reunião para outros encaminhamentos.

Fonte: MPF/RO (www.prro.mpf.gov.br)
 

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce