Sexta-feira, 15 de março de 2013 - 11h49
Aldeias do povo Cinta Larga estão isoladas devido às condições das estradas. A falta de acesso afeta diretamente a saúde e a educação dos índios. Para conseguir amenizar esta situação foi realizada uma reunião, na última quarta-feira, 13, com vários órgãos públicos, na sede do Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO). As instituições
firmaram compromisso de canalizar esforços para a aquisição do maquinário para recuperação e manutenção das estradas de acesso e interiores das terras indígenas Cinta Larga.
As estradas que necessitam ser recuperadas são tanto as que estão dentro das aldeias, de responsabilidade da Funai, quanto as que levam à terra indígena. Neste último caso, a situação envolve tanto o governo estadual quanto as prefeituras que circundam a terra indígena.
A solução encontrada pelas instituições presentes foi a aquisição de maquinário para recuperação. Até o final deste mês, a Funai vai elaborar uma proposta para aquisição da frota. Um convênio será feito futuramente para estabelecer como será a guarda, manutenção e abastecimento e operadores, bem como operadores para as máquinas. Todas as instituições auxiliarão no esforço político a ser feito para obtenção do recurso necessário para aquisição do maquinário.
Uma recuperação emergencial também foi tema da reunião. O diretor do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) reafirmou que o órgão pode colaborar nos trabalhos, desde que isso seja feito ainda no mês de março. Os prefeitos de Espigão D'Oeste e Pimenta Bueno farão contatos para operacionalizar esse apoio. O MPF/RO fará contato com o 5º BEC no sentido de obter apoio para a recuperação emergencial.
O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) e a Funai deverão participar desse esforço para recuperação emergencial das estradas, no mínimo fornecendo combustível. No máximo em abril as instituições deverão realizar nova reunião para outros encaminhamentos.
Fonte: MPF/RO (www.prro.mpf.gov.br)
Sábado, 28 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Acesso alternativo é feito na estrada de Santo Antônio pela Prefeitura de Porto Velho
A forte chuva registrada nesta quinta-feira (26) causou o transbordamento do igarapé Bate-Estaca e abriu uma cratera na Estrada de Santo Antônio, em P

Inscrições abertas para a 12ª Edição da Feira Mulher do Norte em Porto Velho
A Prefeitura informa que estão abertas as inscrições para a 12ª Edição da Feira Mulher do Norte. Promovido pela Coordenadoria Municipal de Políticas P

Instalação de ecobueiros chega a mais bairros e ruas de Porto Velho
As avenidas Carlos Gomes, Sete de Setembro, José Amador dos Reis, Mamoré e Rio de Janeiro estão recebendo obras de instalação de ecobueiros, conhecido

CDL Ji-Paraná celebra 43 anos com noite de palestras e conexão entre associados
A CDL Ji-Paraná celebrou seus 43 anos de história na noite de sábado (21/02), em evento realizado na Prime House, reunindo associados, parceiros, co
Sábado, 28 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)