Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

MPF/RO promove reunião sobre estradas de acesso às aldeias Cinta Larga


Aldeias do povo Cinta Larga estão isoladas devido às condições das estradas. A falta de acesso afeta diretamente a saúde e a educação dos índios. Para conseguir amenizar esta situação foi realizada uma reunião, na última quarta-feira, 13, com vários órgãos públicos, na sede do Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO). As instituições MPF/RO promove reunião sobre estradas de acesso às aldeias Cinta Larga - Gente de Opiniãofirmaram compromisso de canalizar esforços para a aquisição do maquinário para recuperação e manutenção das estradas de acesso e interiores das terras indígenas Cinta Larga.

As estradas que necessitam ser recuperadas são tanto as que estão dentro das aldeias, de responsabilidade da Funai, quanto as que levam à terra indígena. Neste último caso, a situação envolve tanto o governo estadual quanto as prefeituras que circundam a terra indígena.

A solução encontrada pelas instituições presentes foi a aquisição de maquinário para recuperação. Até o final deste mês, a Funai vai elaborar uma proposta para aquisição da frota. Um convênio será feito futuramente para estabelecer como será a guarda, manutenção e abastecimento e operadores, bem como operadores para as máquinas. Todas as instituições auxiliarão no esforço político a ser feito para obtenção do recurso necessário para aquisição do maquinário.

Uma recuperação emergencial também foi tema da reunião. O diretor do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) reafirmou que o órgão pode colaborar nos trabalhos, desde que isso seja feito ainda no mês de março. Os prefeitos de Espigão D'Oeste e Pimenta Bueno farão contatos para operacionalizar esse apoio. O MPF/RO fará contato com o 5º BEC no sentido de obter apoio para a recuperação emergencial.

O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) e a Funai deverão participar desse esforço para recuperação emergencial das estradas, no mínimo fornecendo combustível. No máximo em abril as instituições deverão realizar nova reunião para outros encaminhamentos.

Fonte: MPF/RO (www.prro.mpf.gov.br)
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 18 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364

Na noite da última quinta-feira (12), a rede elétrica da BR-364, no trecho sentido Unir, foi alvo de criminosos. O furto de um transformador, de onde

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH

A Prefeitura de Porto Velho decidiu criar a primeira edição do “Carnaparedão”, evento que passa a integrar o calendário oficial do carnaval da cidade.

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho

Quem depende diariamente dos serviços públicos em Porto Velho será diretamente impactado pelo reforço técnico que a Agência Reguladora dos Serviços Pú

Porto Velho terá estações de recarga rápida para veículos elétricos

Porto Velho terá estações de recarga rápida para veículos elétricos

A Prefeitura de Porto Velho avança na modernização da mobilidade urbana e na política de energia limpa com a preparação do Edital de Chamamento Públ

Gente de Opinião Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)