Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

MPF recomenda ao prefeito de Ji-Paraná que faça estudo técnico sobre Catedral São João Bosco


A prefeitura de Ji-Paraná e a Fundação Cultural tem dez dias para responder se irão acatar a recomendação do Ministério Público Federal (MPF) para que o Município realize estudo técnico sobre a Catedral São João Bosco.

A finalidade do estudo é verificMPF recomenda ao prefeito de Ji-Paraná que faça estudo técnico sobre Catedral São João Bosco - Gente de Opiniãoar se a igreja pode ser considerada como patrimônio cultural ou histórico do município. O MPF recomendou também que a prefeitura faça parceria com o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para realização do estudo.

Na recomendação consta que a Diocese de Ji-Paraná pretendia, ainda neste ano, demolir a Catedral São João Bosco, situada no Centro de Ji-Paraná, em região que abriga o Teatro Municipal e o Museu das Comunicações. O local é o primeiro núcleo de povoamento da cidade.

Após várias reuniões do MPF com representantes da comunidade, da Diocese e da prefeitura, constatou-se a necessidade de realização de estudo técnico para saber se existe interesse histórico ou cultural em relação à Catedral São João Bosco.

O procurador da República Henrique Felber Heck alerta que a omissão quanto à recomendação pode implicar em outras medidas administrativas e ações judiciais, incluindo responsabilização por eventuais danos materiais ou morais.

Fonte: MPF/RO (www.prro.mpf.mp.br)

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Viradão do Béra em Porto Velho terá atração nacional e transmissão ao vivo

Viradão do Béra em Porto Velho terá atração nacional e transmissão ao vivo

A chegada de 2026 em Porto Velho promete ser celebrada em grande estilo. O Viradão do Béra, uma das maiores festas de réveillon da cidade, contará com

Prefeitura de Porto Velho alerta sobre travessia em área interditada do Canal Santa Bárbara

Prefeitura de Porto Velho alerta sobre travessia em área interditada do Canal Santa Bárbara

A Prefeitura de Porto Velho reforça o alerta à população sobre o perigo de circular pelo Canal Santa Bárbara, na região do Triângulo. Mesmo com a inte

Novo modelo vai agilizar aprovação de obras em Porto Velho a partir de 2026

Novo modelo vai agilizar aprovação de obras em Porto Velho a partir de 2026

A Prefeitura de Porto Velho adotará, a partir de 2026, um novo modelo de licença de obras para construções unifamiliares, com emissão automática do al

Morador da Zona Norte leva moto em sorteio no Parque da Cidade

Morador da Zona Norte leva moto em sorteio no Parque da Cidade

A noite do dia 25 de dezembro, durante o Natal de Luz no Parque da Cidade, reuniu milhares de pessoas e marcou a programação especial do período natal

Gente de Opinião Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)