Sexta-feira, 6 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

MP pede impugnação da candidatura do atual e do ex-prefeito de Costa Marques



No município de Costa Marques, 69 pedidos de registro de candidatura ao cargo de vereador e 3 para prefeito foram recebidos pelo cartório da 5ª Zona Eleitoral. A publicação da relação dos pedidos ocorreu na última segunda-feira (14) na sede do Cartório.

Até a manhã de hoje (18), o Ministério Público Eleitoral já havia ingressado com 21 Ações de Impugnação de Registro de Candidatura.

Dentre os pedidos de impugnação, está o do atual prefeito de Costa Marques, Sr. Élio Machado de Assis, candidato a reeleição. O argumento apresentado pelo Órgão Ministerial é a infração ao princípio da moralidade, pois o mesmo responde a ações civis públicas por improbidade administrativa e ação popular.

Outro que também está tendo sua candidatura questionada é o Sr. Raymundo Mesquita Muniz, ex-prefeito de Costa Marques e atual candidato a vereador. O Ministério Público alega que não possui conduta ilibada e por isso fere o princípio da moralidade (responde a nove ações civis públicas por improbidade administrativa e a um processo crime eleitoral).

SÃO FRANCISCO DO GUAPORÉ

Em São Francisco, município também sob jurisdição da 5ª Zona Eleitoral, foram protocolados 10 pedidos de impugnações pelo Ministério Público Eleitoral e uma pelo Partido Verde –PV.

O atual prefeito deste município, Sr. Abrão Paulino de Araújo, candidato à reeleição, é um dos que recebeu pedido de impugnação à sua candidatura. O motivo é a existência de ação civil pública por improbidade administrativa e ação popular em seu desfavor, que fere o princípio da moralidade, alega o Ministério Público.

Todas as ações acima citadas já foram recebidas pela Juíza Eleitoral, Dra. Valdirene Alves da Fonseca Clementele, que ordenou a notificação dos impugnados para contestarem os respectivos pedidos.
 
Fonte: Ascom/TRE-RO

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ponte metálica terá estrutura fixa na Estrada de Santo Antônio

Ponte metálica terá estrutura fixa na Estrada de Santo Antônio

Idealizada após mais um rompimento da pista durante um período de fortes chuvas, a ponte que está sendo construída sobre o igarapé Bate-Estaca contará

Histórias de força e superação marcam a trajetória de mulheres em Porto Velho

Histórias de força e superação marcam a trajetória de mulheres em Porto Velho

Aos 68 anos, a artesã Tetê Frazão carrega nas mãos a delicadeza das miçangas e, na trajetória, a força de quem construiu a própria independência com m

Comunidade aprova construção de ponte na Estrada do Santo Antônio

Comunidade aprova construção de ponte na Estrada do Santo Antônio

Morando há mais de 40 anos no pequeno vilarejo às margens da Estrada do Santo Antônio, em Porto Velho, Heloísa Maia é uma das personagens mais conheci

Prefeitura de Porto Velho inicia construção de ponte na Estrada de Santo Antônio

Prefeitura de Porto Velho inicia construção de ponte na Estrada de Santo Antônio

Mesmo com o período chuvoso que atinge a capital rondoniense desde o início da semana, a frente de trabalho coordenada pela Prefeitura de Porto Velho,

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de março de 2026 | Porto Velho (RO)