Porto Velho (RO) quinta-feira, 27 de janeiro de 2022
×
Gente de Opinião

Municípios

MP e órgãos ambientais unidos para combate às queimadas



O Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de Guajará-Mirim, firmou termo de cooperação técnica com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Ibama, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Guajará-Mirim para ação conjunta de combate às queimadas no município.

Pelo termo, o Corpo de Bombeiros, ao ser acionado, providenciará a lavratura do registro da ocorrência e comunicará o fato à Polícia Militar. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente compromete-se em aprimorar a fiscalização e orientação da população em relação à proibição das queimadas urbanas e a forma adequada de dispensa dos resíduos sólidos, bem como expedir notificações, com a devida aplicação de multa, prevista em lei municipal, enviando cópia ao Ministério Público.

A Sedam, quando acionada, providenciará a notificação e autuação dos casos, encaminhando cópia ao MP, e dará continuidade ao trabalho de educação ambiental. Ao Ibama caberá o trabalho de apoio aos demais órgãos ambientais, sobretudo no que diz respeito às patrulhas, fiscalização e orientação à população com relação à proibição das queimadas urbanas e a forma adequada de dispensa dos resíduos sólidos.

A Polícia Militar, ao ser acionada, providenciará elaboração do Boletim de Ocorrência Ambiental colhendo todos os dados necessários à demonstração de materialidade e autoria referente a eventual crime e, logo após, encaminhará os dados à Sedam para registro de eventual infração administrativa e realizará trabalho de apoio aos demais órgãos ambientais.

As denúncias de queimadas podem ser feitas ao Corpo de Bombeiros pelos telefones 193 e 3541-2305; à Sedam pelo telefone 3541-4233; à Polícia Militar pelo 190; à Polícia Militar Ambiental, 3541-2979; e à Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo número 3541-3323.

Assinaram o termo o Promotor de Justiça Matheus Gonçalves Sobral; a Analista Ambiental do Ibama Ádila de França Lima; o Diretor Regional de Gestão Ambiental da Sedam, Adão Quintão; o Comandante do 1º Grupamento do Batalhão de Policiamento Ambiental, Gilmar Nunes de Oliveira; o Secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo de Carvalho Gomes; Diretora de Divisão do Meio Ambiente, Tássia Karina Alexandre de Medeiros, e o Comandante do Subgrupamento de Bombeiros Independentes, Tenente-Coronel Jorge Mercado Freitas.

Fonte: O Mamoré
 

Mais Sobre Municípios

Mais de 500 pets recebem vacinação antirrábica em ação no Bairro Novo, em Porto Velho

Mais de 500 pets recebem vacinação antirrábica em ação no Bairro Novo, em Porto Velho

Buscando garantir a imunização de cães e gatos contra a raiva, o município promove, até essa semana, a vacinação antirrábica em animais de estimação d

Bonificação começa a ser paga para servidores efetivos de Vilhena, mais de R$ 2,5 milhões serão depositados ainda hoje

Bonificação começa a ser paga para servidores efetivos de Vilhena, mais de R$ 2,5 milhões serão depositados ainda hoje

A Prefeitura de Vilhena iniciou na manhã desta sexta-feira, 21, o pagamento da bonificação extraordinária no valor do salário base de cada categoria

Nove unidades de saúde de Porto Velho vão ter atendimento exclusivo para covid-19

Nove unidades de saúde de Porto Velho vão ter atendimento exclusivo para covid-19

Buscando atender a alta demanda por testes e atendimentos para covid-19, o município vai destinar, a partir da próxima segunda-feira (24), nove unidad