Quarta-feira, 21 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

MP e órgãos ambientais unidos para combate às queimadas



O Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de Guajará-Mirim, firmou termo de cooperação técnica com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Ibama, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Guajará-Mirim para ação conjunta de combate às queimadas no município.

Pelo termo, o Corpo de Bombeiros, ao ser acionado, providenciará a lavratura do registro da ocorrência e comunicará o fato à Polícia Militar. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente compromete-se em aprimorar a fiscalização e orientação da população em relação à proibição das queimadas urbanas e a forma adequada de dispensa dos resíduos sólidos, bem como expedir notificações, com a devida aplicação de multa, prevista em lei municipal, enviando cópia ao Ministério Público.

A Sedam, quando acionada, providenciará a notificação e autuação dos casos, encaminhando cópia ao MP, e dará continuidade ao trabalho de educação ambiental. Ao Ibama caberá o trabalho de apoio aos demais órgãos ambientais, sobretudo no que diz respeito às patrulhas, fiscalização e orientação à população com relação à proibição das queimadas urbanas e a forma adequada de dispensa dos resíduos sólidos.

A Polícia Militar, ao ser acionada, providenciará elaboração do Boletim de Ocorrência Ambiental colhendo todos os dados necessários à demonstração de materialidade e autoria referente a eventual crime e, logo após, encaminhará os dados à Sedam para registro de eventual infração administrativa e realizará trabalho de apoio aos demais órgãos ambientais.

As denúncias de queimadas podem ser feitas ao Corpo de Bombeiros pelos telefones 193 e 3541-2305; à Sedam pelo telefone 3541-4233; à Polícia Militar pelo 190; à Polícia Militar Ambiental, 3541-2979; e à Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo número 3541-3323.

Assinaram o termo o Promotor de Justiça Matheus Gonçalves Sobral; a Analista Ambiental do Ibama Ádila de França Lima; o Diretor Regional de Gestão Ambiental da Sedam, Adão Quintão; o Comandante do 1º Grupamento do Batalhão de Policiamento Ambiental, Gilmar Nunes de Oliveira; o Secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo de Carvalho Gomes; Diretora de Divisão do Meio Ambiente, Tássia Karina Alexandre de Medeiros, e o Comandante do Subgrupamento de Bombeiros Independentes, Tenente-Coronel Jorge Mercado Freitas.

Fonte: O Mamoré
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 21 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque

Os frequentadores do Parque Jardim das Mangueiras, mais conhecido como Skate Parque, localizado na avenida Guaporé com José Vieira Caúla, zona Leste d

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano

Lançado em março de 2025 pelo prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), o Contrata Jipa, programa municipal para facilitar a contratação de Micr

Auditoria da prefeitura de Porto Velho deu início à investigação policial no Ipam

Auditoria da prefeitura de Porto Velho deu início à investigação policial no Ipam

Iniciada nos primeiros meses de 2025, uma auditoria interna promovida pela Prefeitura de Porto Velho culminou na deflagração da operação denominada “S

Ipam identifica irregularidades e aciona a Polícia Civil, que dá origem à Operação Sutura

Ipam identifica irregularidades e aciona a Polícia Civil, que dá origem à Operação Sutura

O Instituto de Previdência e Assistência Médica dos Servidores do Município de Porto Velho (Ipam) informa que a Operação Sutura, deflagrada pela Políc

Gente de Opinião Quarta-feira, 21 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)